Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Esta imagem já ca teve no forum pelo menos 2 vezes. Aqui fica mais uma versão da dita imagem, mas desta vez bastante actual:)

"SIMPLEX" DO GOVERNO ATINGE IM:

pedrauh2.jpg
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Meus amigos, sexta-feira isto anda à roda! Agarrem-se bem!

Uma ciclogese quase explosiva...

gfs018bx1.png



gfs042ak6.png
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

E muito bem....ver para crer.!!!! Que seja sempre assim.

P.S. Há alguma gente com muita imaginação neste forum....lool

Esta imagem já ca teve no forum pelo menos 2 vezes. Aqui fica mais uma versão da dita imagem, mas desta vez bastante actual:)

"SIMPLEX" DO GOVERNO ATINGE IM:

pedrauh2.jpg
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

E muito bem....ver para crer.!!!! Que seja sempre assim.

P.S. Há alguma gente com muita imaginação neste forum....lool

Desculpem o meu atrevimento, ao tentar ver e analisar alguns mapas, mas como vos disse não percebo nada disto. Eu apenas queria que me dissesem se os estava a interpreter bem, mas já vi que vocês não estão para isso. Resta-me acompanhar o forum sem intervenção, pois gosto imenso de meteo.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

O GFS muda bastante a cada saída. Nesta última coloca uma cota de neve acima dos 1000m para esses dias.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Desculpem o meu atrevimento, ao tentar ver e analisar alguns mapas, mas como vos disse não percebo nada disto. Eu apenas queria que me dissesem se os estava a interpreter bem, mas já vi que vocês não estão para isso. Resta-me acompanhar o forum sem intervenção, pois gosto imenso de meteo.

os meu mapas não analisas de certeza...

Eu tb percebo pouco (é uma virtude ...não nos fazermos de espertos....)(redigir o que leem noutros foruns...é pouco inteligente...)

Só tens que filtrar...e ir de encontro ao que queres.....
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Desculpem o meu atrevimento, ao tentar ver e analisar alguns mapas, mas como vos disse não percebo nada disto. Eu apenas queria que me dissesem se os estava a interpreter bem, mas já vi que vocês não estão para isso. Resta-me acompanhar o forum sem intervenção, pois gosto imenso de meteo.

Oh Brigantia desculpa pah! Tens razão fizeste uma pergunta e ninguém respondeu. Pela minha parte peço desculpa :thumbsup:

Mas quanto à previsão que fizeste acho que estava correcta sim senhor, principalmente devido a esse geopotencial tão baixo, no entanto, como podes ver na última actualização (ou Run para os meteo amadores) a previsão já não tem nada a ver com o que estava... o GFS, no seu melhor, retirou a depressão fazendo-a desaparecer para o mundo das almas penadas graças a esse lucifer chamado Anticiclone dos Açores que nos faz o favor de trazer esse ar tropical ao estender-se em crista sobre a PI... enfim.... o costume...
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

os meu mapas não analisas de certeza...

Eu tb percebo pouco (é uma virtude ...não nos fazermos de espertos....)(redigir o que leem noutros foruns...é pouco inteligente...)

Só tens que filtrar...e ir de encontro ao que queres.....


Mais uma vez peço desculpa, mas eu só queria questionar sobre a minha leitura daqueles mapas , pois, nunca tinha analisado mapas de meteo antes de descobrir este forúm. Nunca tentei fazer-me de esperto, pois, sempre fui e sou humilde, senão não reconhecia os meus poucos conhecimentos nestas matérias.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Mais uma vez peço desculpa, mas eu só queria questionar sobre a minha leitura daqueles mapas , pois, nunca tinha analisado mapas de meteo antes de descobrir este forúm. Nunca tentei fazer-me de esperto, pois, sempre fui e sou humilde, senão não reconhecia os meus poucos conhecimentos nestas matérias.

o que disse não é para ti...obviamente.Desculpa se te induzi em erro.Com o tempo vais constatar que tenho razão.Continua a procurar as tuas fontes crediveis.....
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Mais uma vez peço desculpa, mas eu só queria questionar sobre a minha leitura daqueles mapas , pois, nunca tinha analisado mapas de meteo antes de descobrir este forúm. Nunca tentei fazer-me de esperto, pois, sempre fui e sou humilde, senão não reconhecia os meus poucos conhecimentos nestas matérias.

Não tenhas jamais problemas em colocar aqui as tuas previsões, pois este fórum, até à data é aberto, não tem requisitos nas formações académicas e mais de 90% dos membros não têm formação na área da meteorologia. Nas previsões uns acertam mais, outros acertam menos, uns baseiam só nos modelos outros na experiência, outros são cracks nas teleconexões, etc... :thumbsup: :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Esta saída retirou todo o frio principalmente aquela linda entrada fria para o fds a seguir ao carnaval que era mostrada na saída das 12:sad: mas não esquecer que é a das 18 amanha deve voltar a por o frio ;)

Agora já ninguém nos tira um grande dia de chuva e vento na sexta feira dia 16:thumbsup::rain: :rain: :rain: :rain:
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Boas pessoal, bem tive agora a ver o gfs e é pena a distância ser de mais de 200 horas pk podemos ter um fim de semana mesmo á maneira...:D uma -5 em quase todo o territótio no domingo, no sabado 985hPa mesmo na nossa linda terrinha, enfim era bonito de se ver, mas como já se sabe no k costuma dar as saídas do gfs...:(
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Boas pessoal, bem tive agora a ver o gfs e é pena a distância ser de mais de 200 horas pk podemos ter um fim de semana mesmo á maneira...:D uma -5 em quase todo o territótio no domingo, no sabado 985hPa mesmo na nossa linda terrinha, enfim era bonito de se ver, mas como já se sabe no k costuma dar as saídas do gfs...:(

pois, se realmente a situaçao prevista para 25/26 no RUN das 00 do GFS se verificasse.. era brutal:rolleyes: mas ate la.. pff:unsure:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Boas

O ECM está diferente e para o Carnaval chuvinha e coisa e tal se calhar só da parte da tarde umas abertas;)
http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...cloud!pop!od!oper!w_clouds!2007021500!!!step/

O GFS Aponta para um easterly o ECM para nem tanto mas ambos têm apontado para um aumento da pressão no ártico e ontem era a 240 horas que mostrava e o das 00 a 200 a ver vamos mas, uma coisa é certa o frio vem aí a partir de 21, tive hoje a primeira confirmação e no sábado terei mais uma confirmação;)
http://www.meteo.psu.edu/~gadomski/ECMWF_0z/hgtcomp.html