Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
eu tb nao confio a 100%., sao uma ajuda que tem de se saber interpretar bem e da forma certa..
mas tou aqui no IM a olhar para os modelos que lá na previsão usam, como tenho olhado, e NÃO VEJO O MINIMO MOTIVO PARA ACHAR QUE FOSSE COBRIR O PAÍS DE BRANCO. tal como desde ha uma semana nunca achei!
nao percebo como dizes: "Se confiasse até tinha metido férias para esta semana para desfrutar à brava da neve..."
mas pronto.. isto sou eu... :rolleyes:

Vê-la bem esse ECM que ele anda meio marado, o que é que vcs fizeram ao modelo:D :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: , cuidado que esta noite a coisa vai ficar animada, ou não?:shocking:
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Quanto ao indicativo dos modelos já tenho dúvidas... Os modelos de mesoescala não são de certeza indicativos, ou as previsões do IM são feitas com base em ditados populares?

ja agora, os modelos de mesoscala teem as suas limitaçoes, mas podem ser bem indicativos. o ano passado na vespera de 29 jan, tinham sem duvida alguma bem marcados a zona de ar bem frio com precipitaçao a dirigir-se para sul, e a passar por cima de lx. ou seja, a neve que todos gostámos.. tava lá "preto no branco" naquele caso... portanto.. :p
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Vê-la bem esse ECM que ele anda meio marado, o que é que vcs fizeram ao modelo:D :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: , cuidado que esta noite a coisa vai ficar animada, ou não?:shocking:

se achas que ta marado pergunta aos tipos do ECMWF :p acho que nao ao IM, e muito menos a mim, que nada tenho a ver com isso :D
quanto a logo a noite.. depende da tua noção de animaçao :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho que os modelos não se portaram nada mal para Portugal. Há uma semana atrás sim, mas isso é normal. Mas desde há vários dias que indicavam frio insuficiente para a precipitação da madrugada/manhã de 5ªfeira e ausência de precipitação para 6ªfeira, o dia com mais frio. E pelos vistos é isso mesmo que vai suceder. Para Espanha é que está mais confuso.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
ja agora, os modelos de mesoscala teem as suas limitaçoes, mas podem ser bem indicativos. o ano passado na vespera de 29 jan, tinham sem duvida alguma bem marcados a zona de ar bem frio com precipitaçao a dirigir-se para sul, e a passar por cima de lx. ou seja, a neve que todos gostámos.. tava lá "preto no branco" naquele caso... portanto.. :p

Quando disse que os modelos não são bem indicativos, quis dizer que eram mais do que indicativos...
Por isso o IM nesse dia não emitiu nenhum alerta e pelos vistos sabiam que ia acontecer....

Edit: Ou seja têm um peso bem superior a 50% nas previsões...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Quando disse que os modelos não são bem indicativos, quis dizer que eram mais do que indicativos...
Por isso o IM nesse dia não emitiu nenhum alerta e pelos vistos sabiam que ia acontecer....

Edit: Ou seja têm um peso bem superior a 50% nas previsões...

sim certo! :) nesse dia, não sei se por burrice de quem tava a prever, ou se simplesmente por medo de arriscar dizer que ia nevar em lx, e depois falhar, não confiaram muito nos modelos.. que se há de fazer.. é o dilema deles.. e aquele "medinho" :rolleyes:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
sim certo! :) nesse dia, não sei se por burrice de quem tava a prever, ou se simplesmente por medo de arriscar dizer que ia nevar em lx, e depois falhar, não confiaram muito nos modelos.. que se há de fazer.. é o dilema deles.. e aquele "medinho" :rolleyes:

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: , é mesmo o medinho de falhar:lol:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: , é mesmo o medinho de falhar:lol:

verdade verdadinha, deve haver previsores com medo de falhar.. como nesse dia.
mas ve la o papel deles.. imagina-os la a fazer previsoes na descontra como aqui? sem problema de falhar e mandar bacorada sendo responsavel o IM? ah pois é.. é fácil criticar qd se pode mandar "postas de pescada" sem perigo.. agora arriscar qd é a sério.. não é bem assim.. :rolleyes:
nao quero que fiquem a pensar que tou a defender la os previsores todos, o problema é deles, e eu proprio acho que mta x nao arriscam e fazem previsoes fracas.. mas... ha que ver bem as coisas, e perceber o pq de como eles as fazem.. se nao arriscam e acontece sao massacrados, se arriscam e nao acontece, massacrados sao! qual o pior? como se defender disso.. pois é... ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Se houvesse precipitação dia 26 caía, mas não há, não sei andaram a criar ilusões mesmo a curto prazo 3/4 dias, frio vai havendo água é que não;)
Eu não confio nos modelos, confio sim no cruzamento de múltipla informação, muita dela de observação da natureza, sendo que os modelos numéricos ficam a milhas da mesma...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Acho que devíamos criar um tópico "As Previsões do IM" já que estamos a massacrar, incluindo eu, o seguimento deste Tópico...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.