Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.
Re: Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007_ 2ª Parte - 29.01.07

Estive a ver os satélites e fiquei com a ideia de que a massa de ar frio está a reintegrar-se na de ar morno que ontem subiu. Devemos esperar um tempo ameno até à próxima entrada polar? Ou esta depressão ainda pode crescer e movimentar-se?

Até o NOAA admite ter aparelhos envelhecidos...(e o nosso IM?)

Weather-predicting devices may soon fail
http://www.sciencedaily.com/upi/ind...=UPI-1-20070129-01405500-bc-us-satellites.xml

Parece que nos próximos dias ... vai haver alguma precipitação, mas mesmo a 48h isto não bate certo com o INM!!
Bem até ao fim de semana creio que vamos ter muitas nuvens com alguma precipitação em especial no Centro e Sul, mas que de forma geral será fraca!!
http://www.weatheronline.co.uk/Europe.htm

Parece-me uma boa ideia...de qualquer maneira o topics do seguimento sao sempre enormes...agora quase nem valia a pena estar a cortar a informação já que so faltam 2 dias para acabar o mês...

Como alguem já disse futuramente pode-se sempre fazer um topic de 1 a 15 de cada mes e depois de 16 até ao final do mês.

era par experimentar um processo de re-organização da informação pq estamos a crescer;) :D

realmente so faltavam 2 dias :)
mas separar em quinzenas ta bem visto!

bem, parece que amanha de manha realmente outra x perto da zona de lx ha talvez condiçoes para precipitação, e pelos modelos (até os de mesoscala) que vi, está numa região algo mais fria que persiste até quase as 12h.. portanto é interessante.. por acaso o ECMWF ate é o que coloca uma regiao mais fria, abaixo dos 6º ao longo da manha (e mesmo perto dos 0º pouco a norte de lx de manhazinha).. mas nao tem chuva quase nenhuma! tive a ver o MM5, e esse tem ate chuva razoavel em toda a zona, mantendo a temperatura perto dos 5 até acabar.. os outros pouca chuva ou nenhuma dao.. o ALADIN tem pouca chuva e mais a sul, e a temperatura nao é mt animadora, quase sempre perto dos 6º. e ontem acertou bem nas temperaturas da "bola de ar frio"sobre a regiao de lx, como tinha acertado mt bem em 29/1/06, por isso ate lhe dou alguma confiança neste tipo de situaçao....:unsure:
agora, desta misturada o que sera verdade? :rolleyes: bem, esperar pelas das 12 :p
mas parece-me que de qq maneira ja de modo geral nao sera tao fria, e a acontecer estara se calhar um par de graus (ou mais) acima de ontem.. e se ja ontem foi uma coisa tao no limite.. pouco provavel me parece grandes surpresas..
mas.. nunca se sabe.....:D :rolleyes:

realmente so faltavam 2 dias :)
mas separar em quinzenas ta bem visto!

penso que será melhor quando atingir um nº de páginas
;)
bem, parece que amanha de manha realmente outra x perto da zona de lx ha talvez condiçoes para precipitação, e pelos modelos (até os de mesoscala) que vi, está numa região algo mais fria que persiste até quase as 12h.. portanto é interessante.. por acaso o ECMWF ate é o que coloca uma regiao mais fria, abaixo dos 6º ao longo da manha (e mesmo perto dos 0º pouco a norte de lx de manhazinha).. mas nao tem chuva quase nenhuma! tive a ver o MM5, e esse tem ate chuva razoavel em toda a zona, mantendo a temperatura perto dos 5 até acabar.. os outros pouca chuva ou nenhuma dao.. o ALADIN tem pouca chuva e mais a sul, e a temperatura nao é mt animadora, quase sempre perto dos 6º. e ontem acertou bem nas temperaturas da "bola de ar frio"sobre a regiao de lx, como tinha acertado mt bem em 29/1/06, por isso ate lhe dou alguma confiança neste tipo de situaçao....:unsure:
agora, desta misturada o que sera verdade? :rolleyes: bem, esperar pelas das 12 :p
mas parece-me que de qq maneira ja de modo geral nao sera tao fria, e a acontecer estara se calhar um par de graus (ou mais) acima de ontem.. e se ja ontem foi uma coisa tao no limite.. pouco provavel me parece grandes surpresas..
mas.. nunca se sabe.....:D :rolleyes:

também sou da mesma opinião não existe o frio de ontem só para as terras altas :(
era bom sermos novamente surpreendidos...

também sou da mesma opinião não existe o frio de ontem só para as terras altas :(
era bom sermos novamente surpreendidos...

é que ontem (e até hoje).. ainda havia 1 zona razoavel de 0º aos 850hPa. amanha ja nao.. acho que o ar frio ja se misturou demais com o mais quente... :unsure:
so mesmo 1 big big milagre:rolleyes: (falando de cotas proximas do mar!)

é que ontem (e até hoje).. ainda havia 1 zona razoavel de 0º aos 850hPa. amanha ja nao.. acho que o ar frio ja se misturou demais com o mais quente... :unsure:
so mesmo 1 big big milagre:rolleyes: (falando de cotas proximas do mar!)

a cota de neve andará entre os 900/1000m pontualmente 700/800m ;) nas terras do norte e talvez centro;) nas cotas baixas é dificil nevar mas como a atmosfera anda e uma caixinha de supresas ;) :D

Acham possivel que venhamos a ter um tempo frio e ao mesmo tempo chuvoso agora no mês de Fevereiro, nomeadamente com depressões a virem de NW/N ...
Esta é só uma ideia porque estive a ver as previsões medio prazo e dão uma tendência de precipitação acima do normal para o mês de Fevereiro na zona da Peninsula Ibérica ... mas abaixo do normal a Oeste!!
Que acham disso ??

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/glbPrecMonNorm.gif

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/euPrecMon.gif

O GME diz que o ar frio é pra manter-se a 850hpa,será?:rolleyes: Isto agora é tudo um pouco complicado de fazer previsões, temos de ir andando e ir vendo a evolução do satelite:cold: :cold:

O GME diz que o ar frio é pra manter-se a 850hpa,será?:rolleyes: Isto agora é tudo um pouco complicado de fazer previsões, temos de ir andando e ir vendo a evolução do satelite:cold: :cold:

xiiiiiiiiiiii....ficou tudo assustado com a queda de neve ontem que já ninguem arrisca uma previsao....:lol: :lol: :lol:

xiiiiiiiiiiii....ficou tudo assustado com a queda de neve ontem que já ninguem arrisca uma previsao....:lol: :lol: :lol:

Não fiquei assustado, fiquei :surprise: , apenas isso. Assustado devem estar a rapaziada que defende que a poluição provoca a queda de neve. Asssim sendo S. Paulo deveria ser um autêntico polo norte, ou mesmo a cidade do México:lol: :lol: :lol:

Não fiquei assustado, fiquei :surprise: , apenas isso. Assustado devem estar a rapaziada que defende que a poluição provoca a queda de neve. Asssim sendo S. Paulo deveria ser um autêntico polo norte, ou mesmo a cidade do México:lol: :lol: :lol:

Mas alguem liga a noticias do correio da manha e outros afins???? :lmao: :lmao:

Estado
Fechado para novas mensagens.