Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
eu ja nao digo nada depois de hoje de manha! so me
falta ver porquinhos cor-de-rosa a voar numa bicicleta tipo ET para acreditar em milagres :D :rolleyes:

Realmente é quase inexplicavel....
Olha para a radiosondagem de hoje em Lisboa: :confused: :unsure: :huh:
Como é possível nevar nessas condições?

screenhunter002zj6.jpg
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente é quase inexplicavel....
Olha para a radiosondagem de hoje em Lisboa: :confused: :unsure: :huh:
Como é possível nevar nessas condições?

bem, tava frio, nao assim muito..mas tava.. eu acho que talvez, por serem aguaceiros assim um bocado fortes, ou pelo menos com gotas/flocos muito grandes, que aguentaram bem.. realmente eu so vi a agua-neve qd caiu mais forte, e eram gotas/flocos enormes e pesados mm! qd tava mais fraco nada.. pura chuva.. por isso acho que o tipo de nuvens e de precipitaçao com dimensoes grandes fez com que se aguentasse neve ate ca abaixo.. o mesmo acho eu no alentejo ha dias atras, nao tava assim tanto frio, longe disso, e mm assim nevou!
é a minha "teoria" :D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
bem, tava frio, nao assim muito..mas tava.. eu acho que talvez, por serem aguaceiros assim um bocado fortes, ou pelo menos com gotas/flocos muito grandes, que aguentaram bem.. realmente eu so vi a agua-neve qd caiu mais forte, e eram gotas/flocos enormes e pesados mm! qd tava mais fraco nada.. pura chuva.. por isso acho que o tipo de nuvens e de precipitaçao com dimensoes grandes fez com que se aguentasse neve ate ca abaixo.. o mesmo acho eu no alentejo ha dias atras, nao tava assim tanto frio, longe disso, e mm assim nevou!
é a minha "teoria" :D

Impossível.. Se assim fosse tinha neve todos os anos em Melgaço :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Impossível.. Se assim fosse tinha neve todos os anos em Melgaço :D

pois nao sei, nao tou familiarizado com eventos de neve, afinal isto aqui é raro :D
mas concordas que por serem grandes aguentaram mais ne? afinal qd eram mais pequenos so chovia. é 1 evidencia. portanto acho que 1 factor.. agora nao sera o dominante..
sei la.. foi mesmo 1 coisa mt local e mesmo uma junçao de factores dificeis, mas que voltaram a acontecer..
olha, ja sei, tenho 1 nova teoria! que ja tinha tido ha 1 ano atras!
FOI 1 MILAGRE :D :uau:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
bem, tava frio, nao assim muito..mas tava.. eu acho que talvez, por serem aguaceiros assim um bocado fortes, ou pelo menos com gotas/flocos muito grandes, que aguentaram bem.. realmente eu so vi a agua-neve qd caiu mais forte, e eram gotas/flocos enormes e pesados mm! qd tava mais fraco nada.. pura chuva.. por isso acho que o tipo de nuvens e de precipitaçao com dimensoes grandes fez com que se aguentasse neve ate ca abaixo.. o mesmo acho eu no alentejo ha dias atras, nao tava assim tanto frio, longe disso, e mm assim nevou!
é a minha "teoria" :D


Se estava assim cá em baixo, quando eles saiam da nuvem deviam ter um tamanho....:eek: :eek: Mas é o mais provavel....
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
pois nao sei, nao tou familiarizado com eventos de neve, afinal isto aqui é raro :D
mas concordas que por serem grandes aguentaram mais ne? afinal qd eram mais pequenos so chovia. é 1 evidencia. portanto acho que 1 factor.. agora nao sera o dominante..
sei la.. foi mesmo 1 coisa mt local e mesmo uma junçao de factores dificeis, mas que voltaram a acontecer..
olha, ja sei, tenho 1 nova teoria! que ja tinha tido ha 1 ano atras!
FOI 1 MILAGRE :D :uau:

Sem dúvida que influencia e muito. Aliás quando caem nevões em cotas baixas costuma cair flocos enormes, provavelmente pela humidade que vão condensando pelo caminho... digo eu :huh:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Se estava assim cá em baixo, quando eles saiam da nuvem deviam ter um tamanho....:eek: :eek: Mas é o mais provavel....

alias ate se calhar provavelmente era daquele tipo de situacao em que os flocos se colam uns aos outros e caiem mm uns enormes, nao tou mm mais a ver como aguentam com 4/5 graus ou mais ca em baixo :eek:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Realmente é quase inexplicavel....
Olha para a radiosondagem de hoje em Lisboa: :confused: :unsure: :huh:
Como é possível nevar nessas condições?

screenhunter002zj6.jpg

Talvez seja uma daquelas coisas que temos quase a certeza que sabemos como funciona, e de repente vêmos que nem tudo funciona da maneira quase mecânica que achamos que funciona.
Estas situações algo invulgares, mostram que os limites que colocamos de probabilidade de cair neve, devam ser mais flexiveis.
Até há bem poucos anos existia a certeza geral que não podia se formar furações no Atlântico Sul, até surgir a Catarina...
Para alguns casos, os períodos de retorno são demasiado longos para termos dados para os confrontar, outros acontecem quando tudo está no limiar, de ocorrer ou não.
Com dados parecidos numa outra ocasião, possivelmente não daremos certezas, mas talvez levantaremos a duvida que poderá ocorrer neve, mesmo em Lisboa e com estas condições...
Estamos sempre a aprender...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
alias ate se calhar provavelmente era daquele tipo de situacao em que os flocos se colam uns aos outros e caiem mm uns enormes, nao tou mm mais a ver como aguentam com 4/5 graus ou mais ca em baixo :eek:

rozzo propõe esse estudo lá no IM :thumbsup: ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.