Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas

ÚLTIMA HORA....:eek: :eek: :D
QUANDO AS FAX CHART SOFREM CORRECÇÕES É MUITA BOM SINAL
Se calhar não tinham colocado as linhas dam, e ela já está colada a Viana e atrás vem uma cintura convectiva, bons sinais para o Litoral e NW da Península, espero é que depois na 6ª feira o Sul veja mais precipitação;)

http://85.214.49.20/wz/pics/brack4a.gif

Isso pode significar o quê? Alteração para melhor na próxima run?

O GFS costuma exagerar um pouco na precipitação, acaba sempre por cair menos que o que o previsto.

Normalmente é ao contrário isto no meu ponto de vista de experiência de análise dos mesmos:huh: ;)

O GFS indica para os dias 22,23 e 24 vento de NW, N e NE, com essas condições a precipitação, nesta região, costuma ser muito escassa.

Já houve outras situações como esta e a precipitação foi sempre fraca ou mesmo nula:

Em 9 / 10 de Janeiro de 2003
Em 25 / 26 de Dezembro de 2004

Mesmo em 28 / 29 de Janeiro de 2006 a precipitação foi muito fraca por aqui. Só ocorreu precipitação de jeito nas áreas afectadas pela pequena depressão que entretanto se formou mais a sul.

ora bem vamos la por os pontos nos i´s!
está prevista precipitação fraca a média,com mais frequencia a norte do sistema montanhoso montejunto estrela!o que nao quer dizer que o sul esteja isento ja o ano passado no dia 29 estava em nelas e nem um pingo de neve caiu enquanto na figueira e lisboa etc caiu neve!por isso nao vamos por de parte esta situação de precipitação!julgo que onde haja precipitaçao havera neve nomeadamente na quarta e sexta feira ja que segunda feira será a grande oportunidade para bragança ter um nevão como os dos anos 80!

ora bem vamos la por os pontos nos i´s!
está prevista precipitação fraca a média,com mais frequencia a norte do sistema montanhoso montejunto estrela!o que nao quer dizer que o sul esteja isento ja o ano passado no dia 29 estava em nelas e nem um pingo de neve caiu enquanto na figueira e lisboa etc caiu neve!por isso nao vamos por de parte esta situação de precipitação!julgo que onde haja precipitaçao havera neve nomeadamente na quarta e sexta feira ja que segunda feira será a grande oportunidade para bragança ter um nevão como os dos anos 80!

Nevões com vento de Norte é muito difícil, temos aqui muitas montanhas a norte que retêm grande parte da precipitação. É nisto que o GFS costuma falhar, nas previsões de precipitação quando o fluxo é de norte. No entanto, ainda pode ocorrer uma alteração nos modelos com o aparecimento da tal depressão. Nessas condições o fluxo já seria de oeste ou até de SW e aí sim, poderíamos ter o tal nevão. Tal como o GFS prevê é muito difícil haver precipitação em quantidade, pelo menos para aqui.

atenção dan estou a basear me no gfs da meteociel!é ke acima de tudo ao longo destes anos nunca vi uma previsão tao optimista,desde que é o 3 dia consecutivo ke da precipitação e frio juntos!(keira deus k estejas enganado..e se estiveres.. deus queira que neve!:lmao:
é curioso ver o gfs d dia 25 em trermos de precipitação!:rolleyes:

25gj4.png

Estamos ainda longe do evento.

O GFS ora mete, ora tira frio.

Na precipitação é que não têm mexido muito.

Pode ser que apareça a tal depressão, vamos ter muitos dias de :cold:

Axo que a melhor saida para analisarmos todos os aspectos irá ser a das 00h de mais logo.

;)

atenção dan estou a basear me no gfs da meteociel!é ke acima de tudo ao longo destes anos nunca vi uma previsão tao optimista,desde que é o 3 dia consecutivo ke da precipitação e frio juntos!(keira deus k estejas enganado..e se estiveres.. deus queira que neve!:lmao:

25gj4.png

Curiosa em que sentido Charlie? Por praticamente fazer o contorno das nossas fronteiras a queda de neve :unsure:

PS - O que é isso na tua barra de programas eMule v0.47c :rolleyes: :p :D

25gj4.png

Claro que gostaria que ocorresse muita precipitação, mas já vi outras situações parecidas e com vento de NW, N ou NE é difícil.
Mas ainda falta tanto tempo. Até ao dia 22, melhores saídas virão :D

Alguém se lembra deste dia.

Uma situação parecida com a da próxima semana.

2004122606_30.gif

A previsão de precipitação para este dia.

2004122606_4.gif

2004122606_3.gif

O que realmente aconteceu foi uma precipitação de neve que aqui nem chegou a 1 cm:( e no resto do país acho que não caiu nada.

Estado
Fechado para novas mensagens.