Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.
Correu mais ou menos :hehe: Dia 25 mais um exame e fico de férias por uma semaninha :cool: Espero que tenha umas férias branquinhas :D

Acho que o melhor é mesmo aguardarmos pelo fim de semana para começarmos a fazer contas à vida (isto é, contas em relação às cotas), o GFS ainda anda um pouco confuso, e parece estar a adiar um pouco o frio. Vamos a ver... :unsure:

Pessoal esta é a run da 18h ;)
Ou seja a mais péssimista, se assim lhe quisermos chamar de todas, ou noutras palavras a mais falível. Guiem-se pelo meteograma do Porto é mais fiávelque as cartas :thumbsup:

mt8portoens11995125gn9.jpg

Vá lá pessoal não vamos agora desanimar, ainda ontem aqui comentávamos que a saída das 18H é sempre a pior.
Ainda assim já se começa a ver algo :p

O problema é que o anticiclone nesta saída perdeu o seu formato meridional impedindo que o ar polar chegue rapidamente à PI, para isso contribui muito as megas depressões que circulam a norte da Islândia...

Em Braga era neve certa, mas a 180h.....

screenhunter004fu1.jpg

Essa janela a 180h parece-me ser de facto a melhor oportunidade para neve a cotas mesmo baixas, a -5 em parte do Norte e a -35 que chega a tocar na Galiza. Para além disso é durante a madrugada, o que pode ajudar.

Seria uma situação em todo semelhante à da madrugada de 29 de Janeiro, com a diferença que tinhamos um pouco mais de frio a 500hPa nessa altura.

Essa janela a 180h parece-me ser de facto a melhor oportunidade para neve a cotas mesmo baixas, a -5 em parte do Norte e a -35 que chega a tocar na Galiza. Para além disso é durante a madrugada, o que pode ajudar.

Seria uma situação em todo semelhante à da madrugada de 29 de Janeiro, com a diferença que tinhamos um pouco mais de frio a 500hPa nessa altura.

Sim, mas também com pouca precipitação, pelo menos no norte. A precipitação que ocorreu no litoral centro e no sul foi devida à depressão que se formou a oeste de Portugal. Sem uma depressão a precipitação será muito escassa.

Estado
Fechado para novas mensagens.