Previsões segundo os Modelos - Julho 2007

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
É verdade, as divergências entre modelos continua:


Shot at 2007-07-31

Eu continuo a defender que vamos ter tempo mais instável e menos quente a partir de dia 6, por isso estou mais com o ECMWF desta vez. Continuo a não acreditar no CAPE para sábado, apesar de achar divertido :lol:


Shot at 2007-07-31

Mas seja como for preparem-se, de dia 3 para 4 vai escaldar :hehe:
 


Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
É verdade, as divergências entre modelos continua:


Shot at 2007-07-31

Eu continuo a defender que vamos ter tempo mais instável e menos quente a partir de dia 6, por isso estou mais com o ECMWF desta vez. Continuo a não acreditar no CAPE para sábado, apesar de achar divertido :lol:


Shot at 2007-07-31

Mas seja como for preparem-se, de dia 3 para 4 vai escaldar :hehe:

Nã acerdito muito nesse cap, nem como instabilidade apartir do dia 6 ! Vamos ver ;)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Reparem nesta imagem da saída das 12h de ontem do GFS:


Shot at 2007-07-31

E comparem com a que está no meu post anterior (saída das 0h do GFS). O GFS parece querer ir ao encontro do ECMWF.

Vaga, eu quando refiro instabilidade não quero dizer que vamos ter chuva a "potes" :lol: mas sim mais nuvens no céu, menos calor, basicamente que vamos voltar temporariamente aos dias primaveris. Depois, bem depois na 2ª quinzena de Agosto, bummmmmmm... :) Andei a ler os buzios :lol:

Bem, seja como for, desejo um bom dia para todos!
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho que vão por mais calor ñ sei porque !:D

Lá estás tu a ser agoirento. Pareces o Al Gore, sempre a meter mais calor. Depois queixas-te que passas mal a noite com o calor :p

O GFS para sabado não mudou muito nos últimos 2 run's (0z e 6z) em relação aos de ontem.
Começo a acreditar no cenário do GFS e até porque o europeu para sábado também está muito parecido. Ou seja, algum frio em altitude que evitará que entremos no inferno dos espanhois que parece que vão ter 30C aos 850hPa em pleno sudeste da Peninsula. E poderemos ter como bonus algumas trovoadas. Apesar deste cenário, cá em Portugal no interior do país o calor ainda será significativo. Aliás, como hoje, apesar da frescura desta manhã em muitas zonas do país, no interior e em especial no Alentejo ainda fará bastante calor, na ordem dos 38/39C nalguns locais do distrito de Beja. Embora a previsão ofcial do IM para Beja seja 37C.

500 hPa Sábado 12z e Domingo 00z

A bolsa de ar frio aos 500hPa vê-se melhor nestes Rendering's do GFS pelo Meteored:

63974603ag2.gif
33704799dq1.gif

(c) GFS/Meteored
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Lá estás tu a ser agoirento. Pareces o Al Gore, sempre a meter mais calor. Depois queixas-te que passas mal a noite com o calor :p

O GFS para sabado não mudou muito nos últimos 2 run's (0z e 6z) em relação aos de ontem.
Começo a acreditar no cenário do GFS e até porque o europeu para sábado também está muito parecido. Ou seja, algum frio em altitude que evitará que entremos no inferno dos espanhois que parece que vão ter 30C aos 850hPa em pleno sudeste da Peninsula. E poderemos ter como bonus algumas trovoadas. Apesar deste cenário, cá em Portugal no interior do país o calor ainda será significativo. Aliás, como hoje, apesar da frescura desta manhã em muitas zonas do país, no interior e em especial no Alentejo ainda fará bastante calor, na ordem dos 38/39C nalguns locais do distrito de Beja. Embora a previsão ofcial do IM para Beja seja 37C.


É verdade Vince, mas retirou ainda mais calor a partir de dia 6. :lol:
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Lá estás tu a ser agoirento. Pareces o Al Gore, sempre a meter mais calor. Depois queixas-te que passas mal a noite com o calor :p

O GFS para sabado não mudou muito nos últimos 2 run's (0z e 6z) em relação aos de ontem.
Começo a acreditar no cenário do GFS e até porque o europeu para sábado também está muito parecido. Ou seja, algum frio em altitude que evitará que entremos no inferno dos espanhois que parece que vão ter 30C aos 850hPa em pleno sudeste da Peninsula. E poderemos ter como bonus algumas trovoadas. Apesar deste cenário, cá em Portugal no interior do país o calor ainda será significativo. Aliás, como hoje, apesar da frescura desta manhã em muitas zonas do país, no interior e em especial no Alentejo ainda fará bastante calor, na ordem dos 38/39C nalguns locais do distrito de Beja. Embora a previsão ofcial do IM para Beja seja 37C.

500 hPa Sábado 12z e Domingo 00z

A bolsa de ar frio aos 500hPa vê-se melhor nestes Rendering's do GFS pelo Meteored:

63974603ag2.gif
33704799dq1.gif

(c) GFS/Meteored



Oi vince bom dia....Pah tenho estado a ler os teus topicos e dos nossos colegas, devido se ira haver muito calor ou entao ira ver muita instabilidade...Eu ca continuo a achar que calor, isso sim vem de novo e é provavel que tenhamos de novo estes valores que tivemos em dias passados...mas há uma mas....é que a proxima temporada de temperaturas altas e "PROVAVEL" que seja muito mais prolongada do que esta....Penso que instabilidade so se for mesmo.....no interior Norte e Centro e quem sabe apanhe tambem o Alentejo..mas inda falta muito tempo pa se ver isto...so nos resta esperar....e a minha opiniao :);)
Abraço amigo !
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
.Penso que instabilidade so se for mesmo.....no interior Norte e Centro e quem sabe apanhe tambem o Alentejo..mas inda falta muito tempo pa se ver isto...so nos resta esperar....e a minha opiniao :);)
Abraço amigo !

Sem dúvida, mesmo a confirmar-se isto, a instabilidade não é nada de excepcional. E a acontecer é sempre o interior a ver trovoada. Aqui em Lisboa e restante litoral é mais frequente pecadores entrarem no céu do que nós vermos trovoadas. O melhor que se arranja é vermos os CB's a crescerem bem ao longe :)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Sem dúvida, mesmo a confirmar-se isto, a instabilidade não é nada de excepcional. E a acontecer é sempre o interior a ver trovoada. Aqui em Lisboa e restante litoral é mais frequente pecadores entrarem no céu do que nós vermos trovoadas. O melhor que se arranja é vermos os CB's a crescerem bem ao longe :)

Aceito as vossas criticas ao que eu previ mas continuo inclinado para que iremos ter uma segunda semana de Agosto "calminha". Mas concordo com o Rogério quando ele diz que iremos ter uma onde de calor maior e mais prolongada que esta, aliás não digo uma, digo mesmo várias até final de Setembro, alternadas com períodos de relativa acalmia. Isto sou eu que não percebo mesmo nada disto.
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Aceito as vossas criticas ao que eu previ mas continuo inclinado para que iremos ter uma segunda semana de Agosto "calminha". Mas concordo com o Rogério quando ele diz que iremos ter uma onde de calor maior e mais prolongada que esta, aliás não digo uma, digo mesmo várias até final de Setembro, alternadas com períodos de relativa acalmia. Isto sou eu que não percebo mesmo nada disto.


Atenção colega, o que acabaste de dizer esta correctissimo e tudo indica que sim, mas inda falta muito pa se ver como ira ser até Setembro;). Por isso e que nao ligo muito as previsoes sazonais e previsoes a longo prazo tipo 10 15 ou 20 dias ( digo isto assim por alto, porque ate podem acertar:))...o que acabei d referir e o que os modelos actuais já estao querer-nos dizer algo mais e claro ja com uma certa confiança do que ira se passar nos proximos dias aqui em Portugal Continental...;).....ca digo so nos resta e esperar mas a minha previsao ou teoria como queiram exclamar continua a ser essa...muito calor e mais prolongado, instabilidade, sim mas sera mais acentuada e provavelmente mais intensa no interior do nosso país.....aqui como nas regioes do litoral o que iremos ver e neblina, nevoeiro e algum dsenvolvimento de Cumulus nimbus como o Vince a pouco o referiu....

Bora mas e juntaer guita e pisgarnos daqui....vamos para america la sim e só fiesta e da brava! Show Electrico:lmao:
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Cheguei agora a casa ! E tive a ver os modelos e sabem que mais ? Já n percebo nada disto ! Nestes 3 ou 2 dias de calor a seriu niguem os previa assim com tanto calor ao passar dos dias a xegar ao momento decesivo puzeram calor bastante agora veijo calor numa saida em força depois n veijo nada ca neva depois agr na run das 12 veijo um calorzão( que dava temperaturas um pouco acima destas ultimas k tivemos) pa dia 3 e 4 a seguir vou ver as temperaturas em alguns sites n pasam dos 30ºC em algumas zonas do centro e sul n percebo nada disto eu! Um gajo n sabe o k hade de vestir :lol:
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
epahhhhhhhh, devias de por aí umas virgulas nesse texto, tas a ver?
fiquei cansada de o ler de seguida:D:D:D
vestes uma t-shirt com um casaco, se tiver calor tiras o casaco, ao contrario deixas te tar:thumbsup::D:D