Previsões segundo os Modelos - Julho 2007

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Meteograma para Moscavide:

moscavide.png


Para verem em grandes dimensões cliquem http://bp0.blogger.com/_IQ1kfdoCwWs/RqnnX4oG-bI/AAAAAAAAAAs/Mw6gBuT-DME/s1600/moscavide.png ! ;D
 


Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
E vai aquecer ainda mais Vince:hehe:
Queria tirar um duvida contigo...inda pouco observei esta nebulosidade aqui na minha zona...ah pouco estavam a ter um desenvolvimento po estranho mas depois ficaram assim como podes verificar na foto....sera que é devido ao calor ou entao e algo mais :D
Hasta!
spa0018zq3.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E vai aquecer ainda mais Vince:hehe:
Queria tirar um duvida contigo...inda pouco observei esta nebulosidade aqui na minha zona...ah pouco estavam a ter um desenvolvimento po estranho mas depois ficaram assim como podes verificar na foto....sera que é devido ao calor ou entao e algo mais :D
Hasta!

Oi Rogério, coincidência engraçada, fui tomar café há meia hora atrás e ao regressar também fiquei muito admirado com essa nebulosidade que apareceu do nada. À primeira vista pareceu-me que cheirava a trovoada, mas não fazia muito sentido, só nos Açores é que há algumas condições para tal, e fui ver o loop e vi que a nuvem solitária já veio de muito longe. A N dos Açores temos também a ULL/DANA em pleno processo de cutoff.

http://wind.met.fu-berlin.de/cgi-bi...nt=12&intervall=30&refresh=10&playmode=Endlos

EDIT:

Explicação técnica do Satrep das 00:00z, a nuvem em questão é um remanescente do que está assinalado como SC Sheets (Stratocumulus)

oootg1.jpg


SC Sheets
NE-ly flow on S flank of Atlantic ridge

CF
Stationairy coldfront on E flank of cutoff process

SC SHEETS
N-ly flow between cutoff low and ridge of high pressure

DEF BANDS
Col area to E of low cutting off(diffluent blocking

WAVE
In sfc trough, VA 300 hPa max area approaching baroclinic zone fm NE, appearent cld structure N of main jet cld band.
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Oi Rogério, coincidência engraçada, fui tomar café há meia hora atrás e ao regressar também fiquei muito admirado com essa nebulosidade que apareceu do nada. À primeira vista pareceu-me que cheirava a trovoada, mas não fazia muito sentido, só nos Açores é que há algumas condições para tal, e fui ver o loop e vi que a nuvem solitária já veio de muito longe. Mas que é estranho ter aguentado a este calor lá isso é.

http://wind.met.fu-berlin.de/cgi-bi...nt=12&intervall=30&refresh=10&playmode=Endlos

Ja vi que sim ....:lol:coitada....pelo menos ira dar alguns minutos de sombra:lol: mas pouca dura....;) porque depois isto sobe em flecha, e que inda por cima o vento nao esta de nordeste mas sim de Leste!...nao vem ai coisa boa :hehe::hehe:
Hasta e obrigado!
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Grande contraste N/S:surprise::surprise::surprise:...
Pensei que a terra quente transmontana não ficasse muito atrás do Alentejo!
Amanha já deverá descer uma "mica" as temperaturas! Ainda bem! É dia de trabalho!:angry::angry::angry:

Descer?:confused:...garanto-te que nao descem....lisboa pode mto bem colocarem-na nos 40ºC para amanha...Saantarem Evora e Beja 43ºC...sim senhor:shocking::shocking:

Se por acaso isto nao s concrectizar naquilo que eu digo,despeçam-me:lol:
hasta!
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
E vai aquecer ainda mais Vince:hehe:
Queria tirar um duvida contigo...inda pouco observei esta nebulosidade aqui na minha zona...ah pouco estavam a ter um desenvolvimento po estranho mas depois ficaram assim como podes verificar na foto....sera que é devido ao calor ou entao e algo mais :D
Hasta!
spa0018zq3.jpg

ja fomos 3 pelos vistos a pensar na mesma coisa:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A entrada de ar frio em altitude pelo NW está garantida a partir desta noite.
Pena que aquela DANA esteja pujante apenas no Oceano a NW da Peninsula.
Bem, pelo menos para nós mete travão no calor por uns dias o que já não é nada mau.

Mas pode ser que ainda haja alguma ou outra trovoada já que a "vaguada" vem quase até Lisboa, mas deverão ser apenas os espanhois a ter essa sorte a avaliar pelo CAPE/LI.
O choque térmico deve originar umas células brutais no NE de Espanha. Em Portugal, a norte não está muito calor, e a sul onde está o calor não chega lá o frio de forma consistente.

GFS 500hPa Geopot. Spaghetti Dias 31/1/2 00z

Dia 31

11133214gh3.gif


Dia 1

87525270xr9.gif
cape1qn8.gif


Dia 2

41569106tc6.gif
cape2ly5.gif



Para o dia 4
Para o dia 4 de Agosto o último run do GFS está a ensaiar um cenário de alongar a "vaguada" no sentido NE/SW
com frio aos 500 hPa (-10C) bem sobre o Sul do país e com muito calor aos 850 hPa, talvez na ordem dos 26/27C, e aí sim poderiam ocorrer umas valentes trovoadas.
Mas sou descrente neste cenário...

40324727oy1.gif


52558844wn8.gif
83159081ga4.gif


cape3gy4.gif
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Parece que depois de 3 dias de tempo ameno o calor virá em força :angry: outra vez! Espero sinceramente que nas próximas saidas retire calor para aquele dia (44ºC) em Lisboa :eek:


Shot at 2007-07-30