Previsões segundo os Modelos - Junho 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem olhando as projecções amanhã vai ser um dia Extremo, como elevado poetencial para desenvolvimento convectivo em super-células, com um Cape deentre 1000 e 1750 J/kg e -3 a -5, Lifted Ind.!:surprise: :D
Amanhã ocorrerão inundções relâmpago em todo o território mas, mais uma vez relembro, poderá chover a potes no vizzinho e na minha casa só a cair umas pingas, apesar de amanhã ser mais generalizada e abrangente esta precipitação:D :(
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Depois da Lua Velha iremos ter um novo folego de calor;)
Por enquanto temos de nos submeter à instabilidade até sábado, sendo que amanhã e 16 serão os dias mais complicados, sobretudo hoje de madrugada e amanhã de manhã, penso que vamos ter mais noticias como as de Famalicão ou piores:(

Os restos do Alberto irão parar ao que tudo indica no Irish sea no FDS

http://85.214.49.20/wz/pics/brack3a.gif

http://85.214.49.20/wz/pics/brack4a.gif
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
A ver vamos se a previsão do IM se concretiza, i.e. o calor após dia 19 Junho, os modelos pelo menos indicam a partir do dia 21 um aumento gradual da temperatura, na minha opinião e no que toca ao Porto será mais a partir do dia 23 após o orvalho de S. João!;) :D
Mesmo assim tenho de dar os parabéns ao IM pela coragem demonstrada e que tem vindo a demosntra nalgumas previsões:) , só é pena que essa informação não se obtenha cá dentro do nosso território:sad:
Pelo menos a sinóptica indica a possibilidade de o Ant. dos Açores se começar a estender em crista enquanto o fluxo remanecente do Alberto vai parar a W do UK em consonância com o Jet stream;)
108h
http://85.214.49.20/wz/pics/brack3a.gif

132h

http://85.214.49.20/wz/pics/brack4a.gif
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Sim. Tudo indica que a convectividade vai ser nota dominante nos próximos 8 dias. E, acima de tudo, o mais importante, temperaturas próprias para época. Para já, não se avizinham ondas de calor :sweat: :sweat:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Excelentes análises, Seringador. De um verdadeiro meteo-profissional.

De facto, o IM, nas suas análises mensais vê prevendo uma nova possível vaga de calor para a semana de 19 a 25 de Junho. A ver vamos. Para já, aproveitemos estes dias de Trovoadas como há muito não se viam ...:rain:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
iceberg disse:
Excelentes análises, Seringador. De um verdadeiro meteo-profissional.

De facto, o IM, nas suas análises mensais vê prevendo uma nova possível vaga de calor para a semana de 19 a 25 de Junho. A ver vamos. Para já, aproveitemos estes dias de Trovoadas como há muito não se viam ...:rain:

Obrigado Iceberg!
mas por estas terras lusas tenho um lema "be happy, be amatteur", pelo menos em Portugal:D :lol:
Esperemos que eles (IM) tenham razão e de facto não tem estado frio é o normal para a época, agora não vejo nenhuma onda de calor antes do S. João.:confused:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Seringador disse:
Obrigado Iceberg!
mas por estas terras lusas tenho um lema "be happy, be amatteur", pelo menos em Portugal:D :lol:
Esperemos que eles (IM) tenham razão e de facto não tem estado frio é o normal para a época, agora não vejo nenhuma onda de calor antes do S. João.:confused:
ja agora seringador nao tem nada a ver com o tema mas agradeço os mails que envias pois sao de uma sabedoria fora do comum;) um verdadeiro meterologista;) baseias-te em algo ou sao mesmo escritos por ti?
abraço
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
spiritmind disse:
ja agora seringador nao tem nada a ver com o tema mas agradeço os mails que envias pois sao de uma sabedoria fora do comum;) um verdadeiro meterologista;) baseias-te em algo ou sao mesmo escritos por ti?
abraço

Boas spiritmind
Agradeço a a palavras de apreço!:o :)
São as minhas análises e da minha autoria mas, não passam de previsões baseadas observações da atmosfera, modelos, conhecimento popular, observação do comportamento dos animais e claro as Luas!:D

Bem definitivamente a partir do dia 23 vamos ter uma nova vaga de calor, existe boa concordância entre os membros e o ant. dos Açores vai deslocar-se mais para Oeste deixando o caminho livre para o calor vir do N de África;) :hehe:
http://www.arl.noaa.gov/ready-bin/j...ope&file=panel2&nplts=31&width=800&height=700
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Parece que a partir de quarta-feira regressa o calor. Com mais intensidade a partir de sexta-feira com todo o território a passar dos 30ºC...
Naaaaaaoooooooo!!!! :sad: :sad: :sad: :sad:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Minho disse:
Parece que a partir de quarta-feira regressa o calor. Com mais intensidade a partir de sexta-feira com todo o território a passar dos 30ºC...
Naaaaaaoooooooo!!!! :sad: :sad: :sad: :sad:

Mas não será por muito tempo o tempo irá ficar calmo predominando os nevoeiros até S. João e depois um bocadinho de acção;)
O ECM mostra o Ant. Açores a W ele tenta estendeter-se em crista até ao Golfo da Biscaya mas, parece estar a perder a batalha;) :D
A ver vamos... estas oscilações é que não fazem bem nenhum sobretudo ás crianças, visto que esta semana estiveram ambos os meus filhos com febres e na sexta de tarde foi o pico. Hoje tive que ir outra vez ás urgências o meu filho tinha febres altas e tem rino-faringe:( :(
Tem sido um ano rico em alergias, virus e infecções respiratórias ajudado um pouco pelos estados de tempo fora do tempo:( :nugget:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Minho disse:
Parece que a partir de quarta-feira regressa o calor. Com mais intensidade a partir de sexta-feira com todo o território a passar dos 30ºC...
Naaaaaaoooooooo!!!! :sad: :sad: :sad: :sad:

Mas não será por muito tempo o tempo irá ficar calmo predominando os nevoeiros até S. João e depois um bocadinho de acção;)
O ECM mostra o Ant. Açores a W ele tenta estendeter-se em crista até ao Golfo da Biscaya mas, parece estar a perder a batalha;) :D
http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2006061812!!!step/
A ver vamos... estas oscilações é que não fazem bem nenhum sobretudo ás crianças, visto que esta semana estiveram ambos os meus filhos com febres e na sexta de tarde foi o pico. Hoje tive que ir outra vez ás urgências o meu filho tinha febres altas e tem rino-faringe:( :(
Tem sido um ano rico em alergias, virus e infecções respiratórias ajudado um pouco pelos estados de tempo fora do tempo:( :nugget:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Gosto desse posicionamento do A dos Açores sempre a bombear ar marítmo evitando que as temperaturas comecem a subir exageradamente. Pelo menos para os próximos 10 dias estamos livres de vagas de calor. Nada mal para o mês de Junho....
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

De facto Minho, tb me agrada por esse factor e sobretudo a falta de força para se impor neste últimos tempos, perde sempre a batalha....:D ;)