Previsões segundo os Modelos - Setembro 2006

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Eu tbm acho que vai entrar pela zona do porto como sempre disse que ia entrar mais a sul do que o previsto não entendo como o IM diz tão categoricamente que vai para a Galiza:disgust: mesmo à pouco vi mapas mostrados por uma metrologista não concordo nada vi só muito chuva na zona da Galiza quando vai ser toda mais a baixo na nossa costa.Só vejo que vá mais para norte se houver alguma coisa que não estou a apanhar!!!:unsure:
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Eu tbm acho que vai entrar pela zona do porto como sempre disse que ia entrar mais a sul do que o previsto não entendo como o IM diz tão categoricamente que vai para a Galiza:disgust: mesmo à pouco vi mapas mostrados por uma metrologista não concordo nada vi só muito chuva na zona da Galiza quando vai ser toda mais a baixo na nossa costa.Só vejo que vá mais para norte se houver alguma coisa que não estou a apanhar!!!:unsure:

Bom, entrar pela Galiza a esta hora só se tropeçar numa casca de banana de deslize para norte :confused:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Eu tbm acho que vai entrar pela zona do porto como sempre disse que ia entrar mais a sul do que o previsto não entendo como o IM diz tão categoricamente que vai para a Galiza:disgust: mesmo à pouco vi mapas mostrados por uma metrologista não concordo nada vi só muito chuva na zona da Galiza quando vai ser toda mais a baixo na nossa costa.Só vejo que vá mais para norte se houver alguma coisa que não estou a apanhar!!!:unsure:

Pelo que tenho visto, os modelos não colocam o centro de Gordon a entrar em nenhum local da Península, apenas passa junto à costa.
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Por estranho que possa parecer, e pelo que tenho visto no meteored, o que resta do Gordon parece ter baixado ligeiramente de latitude na última actualização . :confused:

E por lá também há quem defenda que ele vai entrar pelo Norte de Portugal, vamos lá a ver o que acontece.... :hehe:

21:15 horas latitude 38,60 º longitude 18,35 º
21:45 horas latitude 38,70 º longitude 18,05 º
22:15 horas latitude 38,58 º longitude 17,84 º
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Por estranho que possa parecer, e pelo que tenho visto no meteored, o que resta do Gordon parece ter baixado ligeiramente de latitude na última actualização . :confused:

E por lá também há quem defenda que ele vai entrar pelo Norte de Portugal, vamos lá a ver o que acontece.... :hehe:

21:15 horas latitude 38,60 º longitude 18,35 º
21:45 horas latitude 38,70 º longitude 18,05 º
22:15 horas latitude 38,58 º longitude 17,84 º

Independentemente do local onde entre, a maior parte dos "estragos" serão devidos à passagem da superfície frontal que vai afectar uma área bem vasta.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Independentemente do local onde entre, a maior parte dos "estragos" serão devidos à passagem da superfície frontal que vai afectar uma área bem vasta.

acho que vai passar mais a norte de portugal...vamos ser afectados pela frente..e aí vai ser uma carga de água de todo o tamanho:)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Nem com esta precipitação a humidade no solo se altera, está mesmo sequinha a terra!:(
http://www.wxmaps.org/pix/soil4.html

Mas isso vai mudar este Outono/Inverno;) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Seringador, diz-me a experiência d~e outros anos, que este tipo de precipitação muito forte num curto intervalo de tempo, não é muito retida pelos solos, é muito benvinda sim para as barragens e albufeiras. ;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Seringador, diz-me a experiência d~e outros anos, que este tipo de precipitação muito forte num curto intervalo de tempo, não é muito retida pelos solos, é muito benvinda sim para as barragens e albufeiras. ;)

Ainda por cima não chovendo de jeito à tanto tempo....
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Seringador, diz-me a experiência d~e outros anos, que este tipo de precipitação muito forte num curto intervalo de tempo, não é muito retida pelos solos, é muito benvinda sim para as barragens e albufeiras. ;)

Sim Kim, a franja capilar fica logo saturada e a escorrência superficial é quase total ao fim de pouco tempo, aqui a erosão por salpico é grande, então nas áreas ardidas a perda de solo é enorme, :(
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Que bonitos ensembles até choro de alegria:sad: :sad: :lol: :lol:
claro que no Porto é sempre mais ilustrado;)
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Lisboa
Thu 21 Sep 13:00 no report -
Thu 21 Sep 07:00 13 l/m2 last 12 hrs


Porto
Thu 21 Sep 13:00 1 l/m2 last 6 hrs rain
Thu 21 Sep 07:00 6 l/m2 last 12 hrs rain

Acabou por chover mais em Lisboa do que no Porto, ao contrario do que os modelos davam...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Lisboa
Thu 21 Sep 13:00 no report -
Thu 21 Sep 07:00 13 l/m2 last 12 hrs


Porto
Thu 21 Sep 13:00 1 l/m2 last 6 hrs rain
Thu 21 Sep 07:00 6 l/m2 last 12 hrs rain

Acabou por chover mais em Lisboa do que no Porto, ao contrario do que os modelos davam...

estava a referir-me ao que ainda vem, por esses valore choveu mais aí de facto, apanhou maior comprimento da depressão no seu fluxo de S para norte:)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

estava a referir-me ao que ainda vem, por esses valore choveu mais aí de facto, apanhou maior comprimento da depressão no seu fluxo de S para norte:)

por falar no que ai vem e mudando um pouco de tema, seringador qual a tua aposta para que mês cairá a primeira nevada em portugal ? ;)
espero que seja bem cedo pois já ando com saudades daquelas noites malucas aqui no forum :D