Previsões segundo os Modelos - Setembro 2006

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Os modelos estão tipicos de Janeiro :) :) , espero que em Janeiro estejam tipicos de Janeiro da Alemanha.:D :D :D

Já estou a preparar a 1ª deslocação à serra da temporada.

PS: Tenho de ir comprar outras calças e botas para meu filho, pq ele cresce a olhos visto e as do ano passado já eram :lol:

Vê lá o que ensinas ao rapaz!! Não o convenças da história da era glaciar porque senão os profes da escola vão dizer que o menino está contra o programa curricular :D :D
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Infelizmente a precipitação será só para o extremo Norte de Portugal. E mesmo assim não será muita. A maioria deverá ficar pelo norte de espanha. Agora esse frio já na 1ª quinzena de Outubro agrada-me....

screenhunter012ee6.jpg
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Vê lá o que ensinas ao rapaz!! Não o convenças da história da era glaciar porque senão os profes da escola vão dizer que o menino está contra o programa curricular :D :D

Já está preparado para isso mesmo, com 4 anos já é doido pela neve e pelo frio :lol: :lol: :lol: :lol:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Infelizmente a precipitação será só para o extremo Norte de Portugal. E mesmo assim não será muita. A maioria deverá ficar pelo norte de espanha. Agora esse frio já na 1ª quinzena de Outubro agrada-me....

screenhunter012ee6.jpg

Eu continuo a dizer que vamos ter uma entrada fria para breve e das boas, talvez como nunca vimos em Outubro :cold: :cold: :cold: :cold: :cold:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Realmente a cada saida o GFS tem diminuida a chuva e cairá bem menos do que se esperava à uns dias atrás :(

O frio aumentou mas está muito longe de ser tipico de janeiro, acho que é normal para o mês :)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Realmente a cada saida o GFS tem diminuida a chuva e cairá bem menos do que se esperava à uns dias atrás :(

O frio aumentou mas está muito longe de ser tipico de janeiro, acho que é normal para o mês :)

Achas mesmo que o frio que o GFS marca é de Outubro? Hummm, penso que vai fazer mais frio do que é normal. Que média tens para Outubro? 13º?
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Achas mesmo que o frio que o GFS marca é de Outubro? Hummm, penso que vai fazer mais frio do que é normal. Que média tens para Outubro? 13º?

No ano passado tive média de 12,4ºC. Acho que o que indica o GFS está dentro dos padrões normais para outubro ;)

Lá para o final do mês também não é anormal que apareça aí a ISO 0ºC, como aconteceu em 2003:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Realmente a cada saida o GFS tem diminuida a chuva e cairá bem menos do que se esperava à uns dias atrás :(

O frio aumentou mas está muito longe de ser tipico de janeiro, acho que é normal para o mês :)

No ano passado tive média de 12,4ºC. Acho que o que indica o GFS está dentro dos padrões normais para outubro ;)

Lá para o final do mês também não é anormal que apareça aí a ISO 0ºC, como aconteceu em 2003:

Por acaso no 2º painel já aparece a iso na zona de bragança. O nao passado não me recordo de a ver nestas alturas :D

Mas 2003 foi um ano muito frio, mas este ainda espero ser mais frio. A iso 0 vai ser uma companhia habitual por cá
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Boas,
Verifico que os modelos estão sucessivamente a atrasar o frio;)
Eles não estão a lidar bem com o comportamento do Atlântico, face aos anos anteriores...:confused:

Contudo o ECM prevê mais precipitação e por todo o território (sobretudo dia 2) do que o GFS, conforme havia indicado ontem, de que iria ocorrer mais precipitação do que os modelos mostravam!:D
E depois da Lua Cheia a Bonança;)

ECM http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2006092900!!!step/
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Boas,
Verifico que os modelos estão sucessivamente a atrasar o frio;)
Eles não estão a lidar bem com o comportamento do Atlântico, face aos anos anteriores...:confused:

Contudo o ECM prevê mais precipitação e por todo o território (sobretudo dia 2) do que o GFS, conforme havia indicado ontem, de que iria ocorrer mais precipitação do que os modelos mostravam!:D
E depois da Lua Cheia a Bonança;)

ECM http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2006092900!!!step/

Quanto ao mau tempo para a madeira neste fim de fds/inicio da semana??? Vai passa ao lado nao???;) Tas a ver porque nao gosto de modelos??? Criam demasiadas expectativas...:( :(
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Quanto ao mau tempo para a madeira neste fim de fds/inicio da semana??? Vai passa ao lado nao???;) Tas a ver porque nao gosto de modelos??? Criam demasiadas expectativas...:( :(

Boas,

Mas eu quando mencionei, estava mais a referir-me ao continente e pelo ECM não está muito longe e também posso dizer que em relação à Madeira tb não, pq basta uma pequeníssima variação e leva com toda aquela precipitação que vai estar a 100 milhas ou menos de distância no dia 01 para o 02;) :rolleyes: Vais ver como as condições se vão cumprir de uma quantidade apreciável de precipitação no nosso território e possivelmente para a Madeira, inclusive o GFS das 06Z já está de encontro com o ECM, embora seja a saída das 06Z;)
penso que nas 3 saídas anteriores os modelos estavam a dar falsas indicações.
http://wxweb.meteostar.com/cgi-bin/...D=2006092906_ERP_GFS_SFC_SLP_THK_PRECIP_WINDS

Mais uma questão com este Jetstream a humidade irá afectar o possível desenvolvimento vertical (no limite entre o Ant. NW de África e e a Depressão e Ant. SW dos Açores), devido a um forte gradiente térmico do frio de NNW e quente de SW, fazendo lembrar o movimento de duas roldanas de movimento contrário mas, com uma bolsa entre as mesmas, não sei se me fiz entender com a comparação:unsure: :hehe:
http://weather.unisys.com/upper_air/ua_nhem_300.gif
Façam as vossas apostas:D :D
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Boas,
Verifico que os modelos estão sucessivamente a atrasar o frio;)
Eles não estão a lidar bem com o comportamento do Atlântico, face aos anos anteriores...:confused:

Contudo o ECM prevê mais precipitação e por todo o território (sobretudo dia 2) do que o GFS, conforme havia indicado ontem, de que iria ocorrer mais precipitação do que os modelos mostravam!:D
E depois da Lua Cheia a Bonança;)

ECM http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2006092900!!!step/

O frio está previsto começar a partir do dia 2 de outbro já há uns dias, não vejo eles estarem a atrasar nada ;) . Vejo é que o mês de Outubro já vai ser um mês muito frio, com poucos dias as máximas a tocarem nos 20