Previsões segundo os Modelos - Setembro 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

O indice oceânico sempre houve...Quer agora, quer a 40 anos...

Não é bem assim, sou da opinião que o indice deve de variara anualmente e não fixar um valor limiar idêntico para sempre...:huh:
Além disso também toda a área envolvente à Grande Lisboa sofreu uma desflorestação enorme e a área de impermeabilização aumentou, pq se é ilha de calor no Verão, também poderá ser ilha de frio se se fizer sentir nebulosidade;)
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Além disso também toda a área envolvente à Grande Lisboa sofreu uma desflorestação enorme e a área de impermeabilização aumentou, pq se é ilha de calor no Verão, também poderá ser ilha de frio se se fizer sentir nebulosidade;)

Não me convences...

Pode inibiar a situação de ilha de calor ou não se desenvolver tanto..mas penso que nunca irás ter uma ilha de frio...

UHI = urban heat island
Increases in the amount of cloud cover and wind speeds in excess of 2.0m/s resulted in a statistically significant (95%) reduction in UHI magnitude. The influence of wind in limiting Melbourne's UHI magnitude was greatest during clear to near clear sky conditions. Similarly increases in cloud were most inhibiting to UHI development during calm to low wind speeds. Contour plots of the UHI are presented for the various associations between each category of cloud and wind. These plots enable a clear visual presentation of the most to least favourable conditions for UHI genesis and development. The analyses indicate that low wind speeds and little or no cloud were typically associated with the largest UHI development. Eight octas of cloud and wind speeds in excess of 5.0m/s were usually associated with limited UHI development; however these conditions did not prohibit UHI genesis.

interaction[1].gif
Fonte: http://home.pusan.ac.kr/~imyunkyu/research/about_UHI.html


http://www.geography.uc.edu/~kenhinke/uhi/HinkelEA-IJOC-03.pdf
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Não me convences...

Não estou aqui para convencer ninguém!;)

Contudo se abordasses mais a circulação atmosférica urbana até 30m poderias constatar uma melhor prepectiva. Também não disse que as ilhas de calor não eram uma das principais causas,devido a uma crescente impermiabilidade das áreas urbanas, apenas acrescentei outros factores a ter em conta, como proximidade de mosaicos de água;) :p

http://ams.allenpress.com/amsonline...0.1175/1520-0450(2003)042<0863:UMOFE>2.0.CO;2
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Os modelos estão tão bons, e se isto acontecer?



:rain: :rain: :cold: :cold: :cold: .

Isto é normal no fim do Verão?:D :D :D :D :D

Ou no Inverno, fim do Outono?;) :D :D :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Não me convences...

Não estou aqui para convencer ninguém!;)

Contudo se abordasses mais a circulação atmosférica urbana até 30m poderias constatar uma melhor prepectiva. Também não disse que as ilhas de calor não eram uma das principais causas,devido a uma crescente impermiabilidade das áreas urbanas, apenas acrescentei outros factores a ter em conta, como proximidade de mosaicos de água;) :p

Mas em Lisboa por exemplo o que leva a que o indice oceânico se altere de ano para ano???
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

É mais típico de Outubro ou Novembro. Tal como esta, de Novembro de 1997.

Rrea00119971111.gif

As saidas dos modelos cada vez me fazem mesmo crer que algo mudou no clima, este tipo de saídas é mesmo tipico daquilo que eu estou à espera que começe a acontecer com muita frequencia. Uma nortada destas em Dezembro ou Janeiro deixava tudo branco :cold: :cold: :cold: :cold: . Mas mesmo assim esta ainda deve deixar alguma coisa na torre, caso acontecesse :p
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Que me dizem desta previsão?
Poderá até ser um tempestade tropical, perto da Madeira, não?
É quase certo que daqui a dois três dias esta previsão já era, mas não deixa de alertar para uma situação de risco, mesmo que pequena, de alguma tempestade tropical se direccionar para cá como no ano passado o Delta ou o Vince.

5.jpg
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Que me dizem desta previsão?
Poderá até ser um tempestade tropical, perto da Madeira, não?
É quase certo que daqui a dois três dias esta previsão já era, mas não deixa de alertar para uma situação de risco, mesmo que pequena, de alguma tempestade tropical se direccionar para cá como no ano passado o Delta ou o Vince.

5.jpg

ultimamente os modelos andam "doidos" divergem entre si com o passar das horas por isso acho que nao devemos ainda dar muito valor ao que eles indicam pois ainda falta muito tempo, agora uma coisa e certa isto que esta a acontecer nao é por acaso pois penso que este inverno nos trará muitas supresas e sinceramente espero que não nos traga nenhuma tempestade tropical pois o nosso país não está minimamente preparado para lidar com isso, mas quem esta????:(
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

ESTOU REVOLTADO!!!:mad:

Ontem sentei-me a beira rio (Guadiana) para ver uns belos pares de raios que estvam a estalar em Ayamonte!!mesmo por cima da cidade espanhola, que foi lindo de morrer...!!! :rolleyes:

Mas o que me revoltou foi o DEA do IM não ter registado o evento...(nem uma descarga)

Pois quando fui ver, deixou-me revoltado...Será que podemos fiar-nos no DEA do IM??????????????? QUE REVOLTA!!!:mad:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Mas em Lisboa por exemplo o que leva a que o indice oceânico se altere de ano para ano???
Não digo ano para ano, mas por exemplo de 5 em 5 anos, pq a área em redor vai sendo cada vez mais impermeabilizada (indice de impermeabilização), as próprias temperaturas tanto de superfície como ao nível do mar oscilam, a própria influência do Ant. e a predominância de posição, entre outros...

Mas as ilhas de calor sem dúvida que são as mais condicionantes nesta situação
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Viram a lua cheia ontem???

Lua com halo de grande aparato,
É molha certa prá gente de quarto.


Podia n ser um halo de grande aparato, mas o q é certo é q o tinha :D :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Não se fiem nas saídas dos modelos das 06Z e das 18Z, visto que são os que contêm dados menos relevantes, i.e. são mais de confirmação até 72h e menos fiáveis ap´+os este período, porque o peso de cada variável é diferente da saída das 12 e 00Z;)

O ECM adia mais uma vez a passagem de depressões a sul, contudo do dia 11 e 13 a instabilidade parece assentar, embora a 168h também haja uma boa indicação.
http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2006090800!!!step/

Gosto des "banner" com o tipo de nebulosidade
http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...cloud!pop!od!oper!w_clouds!2006090800!!!step/
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

]ToRnAdO[;9132 disse:
ESTOU REVOLTADO!!!:mad:

Ontem sentei-me a beira rio (Guadiana) para ver uns belos pares de raios que estvam a estalar em Ayamonte!!mesmo por cima da cidade espanhola, que foi lindo de morrer...!!! :rolleyes:

Mas o que me revoltou foi o DEA do IM não ter registado o evento...(nem uma descarga)

Pois quando fui ver, deixou-me revoltado...Será que podemos fiar-nos no DEA do IM??????????????? QUE REVOLTA!!!:mad:


Por acaso registou!!!
Ontem de manha qd dizeste que havia trovoada nessa zona fui ver e estavam la no site do IM...Se viste hoje, só la estam os raios a partir das 12h de ontem...

Um abraco