Previsões segundo os Modelos - Setembro 2006

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Não digo ano para ano, mas por exemplo de 5 em 5 anos, pq a área em redor vai sendo cada vez mais impermeabilizada (indice de impermeabilização), as próprias temperaturas tanto de superfície como ao nível do mar oscilam, a própria influência do Ant. e a predominância de posição, entre outros...

Mas as ilhas de calor sem dúvida que são as mais condicionantes nesta situação

oki;) Não estava a perceber o que querias referir:) Já percebi agora;) ;)
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Por acaso registou!!!
Ontem de manha qd dizeste que havia trovoada nessa zona fui ver e estavam la no site do IM...Se viste hoje, só la estam os raios a partir das 12h de ontem...

Um abraco

Engraçado eu fui ver ontem e não vi nada:huh:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Engraçado eu fui ver ontem e não vi nada:huh:

foi dia 6 de manha que o Tornado mandou a msg sobre os raios...pensei que fossem os mesmo!!

NO de dia 6 de setembro eles estavam lá...de ontem nao sei ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Boas as previsões para os próximos dias:)

Após um último fôlego de Verão teremos uma alteração do padrão atmosférico, com um enfraquecimento do núcleo de altas pressões, que irá permitir uma entrada de alguma influência de baixas pressões de W e mais para o fim da semana de SE, ajudado pelo Anticiclone no leste da Europa, pelo que a probabilidade de ocorrência de alguma precipitação, pelo que passarei a descrever:

8 a 10 Setembro

Neste FDS teremos uma gradual descida das temperaturas e um aumento de nebulosidade no interior pelo que existirá a possibilidade de trovoadas, especialmente junto ás regiões fronteiriças do território, tanto a Norte como a Leste, diminuindo a probabilidade na madrugada de Domingo. Temperaturas entre os 25 e 30ºC e vento do quadrante NW.

11 a 15 Setembro

A partir da Madrugada de segunda prevê-se a passagem de uma frente fria de fraca actividade, mas que provocará precipitação em forma de aguaceiros a norte do Tejo e junto ao Litoral, que diminuirão de intensidade ao fim da tarde e desaparecerão ao início da noite dia 11.

O vento será fraco do quadrante Oeste rodando para NW ao fim do dia, e temperaturas máximas oscilarem entre os 20 e 28ºC

Dia 12 será um dia inicialmente com céu muito nublado, mais no litoral Norte, ficando pouco nublado ou limpo a partir da tarde, sendo um dia de transição para o dia 13, em que nova frente associada a uma depressão cavada sobre as ilhas britânicas ( no UK é que vão ser elas), poderá provocar aumento de nebulosidade e possibilidade de precipitação muito débil no NW peninsular para o fim da tarde, sendo que no resto do território permanecerá com nebulosidade. Na madrugada dia 14 a nebulosidade irá permanecer sem grande probabilidade de precipitação, contudo poderá acontecer a NW, sendo que ao fim da manhã a situação estabilizará.

Neste dia e durante o dia 15 as temperaturas irão subir (max. 25-32º)e com a ocorrência de nevoeiros matinais e bom estado de tempo.(Boas Notícias para a vinha por enquanto).

A partir desta data na minha opinião a probabilidade para a ocorrência de uma ou outra situação extrema aumenta consideravelmente, tendo em conta o padrão atmosférico que se está a instalar....:unsure: :rolleyes:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Boas as previsões para os próximos dias:)

Após um último fôlego de Verão teremos uma alteração do padrão atmosférico, com um enfraquecimento do núcleo de altas pressões, que irá permitir uma entrada de alguma influência de baixas pressões de W e mais para o fim da semana de SE, ajudado pelo Anticiclone no leste da Europa, pelo que a probabilidade de ocorrência de alguma precipitação, pelo que passarei a descrever:

8 a 10 Setembro

Neste FDS teremos uma gradual descida das temperaturas e um aumento de nebulosidade no interior pelo que existirá a possibilidade de trovoadas, especialmente junto ás regiões fronteiriças do território, tanto a Norte como a Leste, diminuindo a probabilidade na madrugada de Domingo. Temperaturas entre os 25 e 30ºC e vento do quadrante NW.

11 a 15 Setembro

A partir da Madrugada de segunda prevê-se a passagem de uma frente fria de fraca actividade, mas que provocará precipitação em forma de aguaceiros a norte do Tejo e junto ao Litoral, que diminuirão de intensidade ao fim da tarde e desaparecerão ao início da noite dia 11.

O vento será fraco do quadrante Oeste rodando para NW ao fim do dia, e temperaturas máximas oscilarem entre os 20 e 28ºC

Dia 12 será um dia inicialmente com céu muito nublado, mais no litoral Norte, ficando pouco nublado ou limpo a partir da tarde, sendo um dia de transição para o dia 13, em que nova frente associada a uma depressão cavada sobre as ilhas britânicas ( no UK é que vão ser elas), poderá provocar aumento de nebulosidade e possibilidade de precipitação muito débil no NW peninsular para o fim da tarde, sendo que no resto do território permanecerá com nebulosidade. Na madrugada dia 14 a nebulosidade irá permanecer sem grande probabilidade de precipitação, contudo poderá acontecer a NW, sendo que ao fim da manhã a situação estabilizará.

Neste dia e durante o dia 15 as temperaturas irão subir (max. 25-32º)e com a ocorrência de nevoeiros matinais e bom estado de tempo.(Boas Notícias para a vinha por enquanto).

A partir desta data na minha opinião a probabilidade para a ocorrência de uma ou outra situação extrema aumenta consideravelmente, tendo em conta o padrão atmosférico que se está a instalar....:unsure: :rolleyes:


situação extrema de água ou frio?:D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

situação extrema de água ou frio?:D

Penso que de água e vento, sinceramente só espero que não se concretize
Se assim continuar poderemos ter isso do:cold: para Novembro;)
espero também estar enganado, que venha já em Outubro:D :p :cool:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Viram a lua cheia ontem???

Lua com halo de grande aparato,
É molha certa prá gente de quarto.


Podia n ser um halo de grande aparato, mas o q é certo é q o tinha :D :D

Curioso, também por cá na Madeira vi esse facto, esse halo à volta da Lua, que acaba por não ser tão vulgar quanto isso
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Curioso, também por cá na Madeira vi esse facto, esse halo à volta da Lua, que acaba por não ser tão vulgar quanto isso

Eu não reparei ontem, mas vou estar atento nos próximos dias...

depende do halo se for ao largo não há chuva se for perto aí sim é chuva na certa!;)
"Um círculo na Lua é tão certo que chovesse,
Como o homem algum dia do casamento se arrependesse!"


Agora no FDS vamos ver um círculo na Lua mais pequeno esse sim é sinal de chuva!:thumbsup:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

TROVOADAS:

Atençao á depressao vinda de sul que esta a ganhar força!!!

Aki em V.R.S.A as coisas estao a ficar feias ao ponto de grandes cumulonimbos estarem a formar-se de uma hora para a outra!!

A temp da agua do mar esta a 27Cº e a humidade elevada tal como a temperatura, tanto que prevejo uns 26 a 28 graus de minima para V.R.S.A.

Atençao tambem a pequenos funis de vento ou tornados. Sao visiveis pequenas rotaçoes no ceu...debaixo des cumulonimbos que se formam a alta velocidade...

Á muito que nao via nada assim por aqui!!!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]


O fortelesimento esta no elevado teor de humidade e calor que se faz sentir a sul ( 32,3Cº) com um vento fresco de nao sei de onde!!!

Nada mais que o ar quente de terra a juntar-se com o ar frio de mar que ate cheira a gelo!!!

Vamos ver no que vai dar...a situaçao nao esta para brincadeiras mas tambem nao esta para grandes panicos!!!
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Eu não reparei ontem, mas vou estar atento nos próximos dias...

depende do halo se for ao largo não há chuva se for perto aí sim é chuva na certa!;)
"Um círculo na Lua é tão certo que chovesse,
Como o homem algum dia do casamento se arrependesse!"


Agora no FDS vamos ver um círculo na Lua mais pequeno esse sim é sinal de chuva!:thumbsup:

Por cá o provérbio é ao contrário, não me recordo bem mas é algo do tipo
"círculo longe chuva perto
círculo perto chuva longe"
E penso haver um fundo de verdade nesta sabedoria popular senão vejamos:
O halo, dito grande, é uma consequência da refracção da luz nos cristais de gelo num ângulo de 22º. Os cristais de gelo são de nuvens de grandes altitudes, como os cirros - penso que no caso do halo de 22º deve-se a cirro-estratos. Estas nuvens são muitas vezes o prenuncio de um frente, por vezes 24 horas antes, ou seja antevisão de chuva.
O círculo pequeno já será a refracção da luz em gotas de vapor de água em nuvens mais baixas mas que ainda permitem ver facilmente a lua, serão as nuvens do tipo alto-estratos. Os estratos raramente provocam precepitação.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Também reparei nesse halo ontem á noite e ainda lhe tentei tirar umas fotos mas a minha máquina só tem zoom óptico de 3x, insuficiente :(

Amanhã o I.M. prevê trovoadas para o final da tarde no interior e eu vou ficar de olho :)

O pior é que a máxima vai continuar alta...