Problemas no fórum? Coloca aqui!

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Neste sentido, venho apelar a 3 coisas:
-> Evitar o despejo compulsivo de links que pouco conteúdo trazem ao fórum;
-> Sempre que se publicar um artigo externo, tentar fazer a sua interpretação, o motivo pelo qual o levou a postar no fórum. Nos artigos que não estão em português, tentar traduzi-los para português, pois acredito que algumas pessoas passem ao lado desses posts por não entenderem muito bem outras línguas;
-> Dar sempre a sua opinião pessoal e não se limitar a dar um gosto. A essência de um fórum é a discussão, e se nos limitarmos a dar likes estamos a acabar com o fórum.

Está aqui tudo dito! ;)

O que poderemos fazer para contornar esta situação? Será que apelar ao bom senso é suficiente?
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Eu não tenho nada contra a partilha de links, incluindo os do Twitter. Há uma pré-visualização e se me interessar, óptimo. Clico e procuro mais informação. Se não interessar, passo à frente.

Cláudia,

Partilha de links é função de redes sociais, o MeteoPT não pretende ser um MeteoFacebook, ou MeteoInstagram, somos um fórum! Um fórum de ciência e ciência não se faz com despejo de links sem mais nenhum conteúdo nem critério.

Mas esta é apenas a minha opinião tão válida como a tua. ;)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O botão de like tem uma vantagem, no entanto - reduz o número de posts que existem muitas vezes em outros fóruns a dizer "concordo!" ou "+1", entre outros. Quanto à partilha de links, opinião pessoal - a partilha de links do Twitter, desde que seja suficientemente relevante, não me parece muito incomodativa. A situação muda quando as páginas de um tópico são preenchidas com isso, no entanto. Obviamente que isto não é nenhuma indireta a nenhum membro em específico, falo que no geral acho que seria algo para evitar - tweets automáticos com estatísticas a cada hora são uma coisa, tweets com informação pertinente sobre um furacão são outra.

A razão pela qual eu pessoalmente não elimino alguns desses posts é porque, na prática, apesar de encherem, não quero tornar-me no lápis azul. Dito isto, no entanto, talvez seja uma boa ideia rever as regras neste sentido, é algo que pode ser discutido com o resto da equipa do staff.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas, concordo com as criticas do "despejar" de informação em inglês (ou outras línguas) e agora vou ser mais duro, de informações sem qualquer ligação, ou melhor, "postar" links sem qualquer palavra (e explicação) em Português, a que leva efectivamente a que as pessoas (leia-se membros do forum ou não) não percebam a informação "postada".
Já há muito tempo me queixei do mesmo, da informação despejada aqui sem uma única explicação e não esquecer, o Forum MeteoPT é Português e não uma rede social mundial em que o objectivo (e até se ganha dinheiro com isso) é o maior numero de partilhas, likes e etc...
Será assim tão difícil aos membros do forum se darem ao trabalho de traduzir (nem que seja parcialmente) quando colocam informações?
Todos os dia temos dezenas de "Posts" em que não se percebe a informação prestada, primeiro porque não está na nossa língua materna e depois não explicam nada, é o facilitismo absurdo, é só postar qualquer tweet, site, links etc, e os outros que se desenrasquem...
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Cláudia,

Partilha de links é função de redes sociais, o MeteoPT não pretende ser um MeteoFacebook, ou MeteoInstagram, somos um fórum! Um fórum de ciência e ciência não se faz com despejo de links sem mais nenhum conteúdo nem critério.

Mas esta é apenas a minha opinião tão válida como a tua. ;)

Exacto. Perguntaste se eras só tu a ter essa opinião. Não deves ser, certamente, mas eu não partilho dela. Aliás, acho até o oposto, que quantas mais ferramentas as pessoas têm à sua disposição, mais preguiçosas ficam. Querem a papinha toda feita e eu, possivelmente defeito profissional, acho que cada um deve mexer-se para encontrar respostas às suas perguntas. Essa, então, de traduzir a informação noutras línguas, era bonito. O resultado é que ninguém publicaria nada que não fosse em Português porque traduzir exige tempo. A não ser que se mencionasse apenas o tópico da coisa mas se o problema é a falta de conhecimento de outras línguas por parte dos foristas, o problema manter-se-ia.
Eu cá já ficava bastante contente se o Português usado fosse mais cuidado.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não acho que a partilha de alguns "posts" seja totalmente insignificante aos utilizadores deste fórum, mas isso agora tudo depende do conteúdo dos mesmos ! Ou seja QB!;)
Acho que parte de cada um ter a sensibilidade de perceber se o que está a partilhar é realmente importante, ou relevante para o acontecimento, ou evento em questão, e não estar apenas a assoberbar os tópicos dos mesmos! Atenção que isto não é nenhuma crítica directa a ninguém, apenas uma forma de discutirmos a melhor forma de estar num sítio que diz muito a todos nós! Seria também importante a quem os coloca, tentar fazê.lo no idioma deste fórum, mais uma vez para uma melhor contribuição e qualidade do Meteo.pt :D Não quero , e espero com isto não ferir susceptibilidades de ninguém, é apenas a minha opinião pessoal , que vale tanto como outra qualquer ;)
 
  • Gosto
Reactions: rokleon e MSantos

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Amigos da moderação, vejam lá isso das runs do gfs não actualizarem porque dá jeito aos iletrados meteorológicos, como eu, consultarem os meteogramas texto. :D Agradecida!
 
  • Gosto
Reactions: JTavares

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Os meteogramas do gfs voltaram a deixar de actualizar. Continuam parados na run das 18 de ontem.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Neste sentido, venho apelar a 3 coisas:
-> Evitar o despejo compulsivo de links que pouco conteúdo trazem ao fórum;
-> Sempre que se publicar um artigo externo, tentar fazer a sua interpretação, o motivo pelo qual o levou a postar no fórum. Nos artigos que não estão em português, tentar traduzi-los para português, pois acredito que algumas pessoas passem ao lado desses posts por não entenderem muito bem outras línguas;
-> Dar sempre a sua opinião pessoal e não se limitar a dar um gosto. A essência de um fórum é a discussão, e se nos limitarmos a dar likes estamos a acabar com o fórum.

Estou de acordo :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Depois de uns largos dias com tudo regularizado, voltou a haver problemas na actualização do gfs. Ontem não houve run das 12 e hoje ainda está na run das 00.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Relativamente aos meteogramas, estamos a tentar perceber o problema para ver se o resolvemos o quanto antes.
Já percebemos que os scripts não estão a chegar ao fim (240h), não ficando assim disponível o meteograma no portal.

De qualquer forma, isto permite perceber que dá para ir acedendo parcialmente aos meteogramas, pelo menos até onde eles correm antes de acontecer o "bug".
Fica um link para o meteograma de Lisboa, da última saída, que como podem ver, deve ter "disparatado" às 108h...

https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?cidade=LISBOA&lang=pt&type=txt&units=m&run=06

Portanto, para outros concelhos, será mudar onde diz "LISBOA", e podem mudar a Run, por exemplo trocando o número final por "12".

Vamos ver se normalizamos a situação rapidamente, até lá pedimos desculpa, e tentem ir safando com esses links.