Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Na minha opinião está bonito o terreno! :)
Quando as silvas começam a crescer é um problema passar em certos locais...
Esse vale deve aquecer bem durante o dia. Daqui a poucas semanas já as nêsperas estão boas.
Também estou curioso de saber a mínima nesta situação e altura do ano, nem consigo fazer prognósticos.;)

Sim o vale aquece bem já presenciei isso n vezes, alias pretendo mesmo fazer registos no verão, mas o local terá de ser outro, ainda que será sempre na mesma zona.
Deixei o datalogger a debitar dados de 10 em 10 minutos, depois publico o grafico e tabela com o comportamento da humidade e temperatura.
Acredito numa minima nos 5/6ºC, a maior dúvida prende-se com a entrada ou não de nuvens, o gfs não aponta para isso, mas o ecmwf aponta para esse cenario, vamos ver.
 
  • Gosto
Reactions: Cadito e StormRic


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Belo valor no Pisão:
Este local nunca desilude. :cold:

SYxz4rS.png


Logo publico os graficos
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,209
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A inversão surpreendeu-me, não esperava que arrefecesse tanto, excelente minima para o mês de Maio.

Acho espantoso! Penso que pouca gente terá a noção disto, mínimas desta ordem num concelho tão ameno como são os da linha de Lisboa /Cascais.:shocking:
Estas mínimas singulares prolongam-se pelo verão e tudo? Quero dizer em comparação com a região.
Quem viver aí no fundo do vale tem que acender a lareira à noite!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Acho espantoso! Penso que pouca gente terá a noção disto, mínimas desta ordem num concelho tão ameno como são os da linha de Lisboa /Cascais.:shocking:
Estas mínimas singulares prolongam-se pelo verão e tudo? Quero dizer em comparação com a região.
Quem viver aí no fundo do vale tem que acender a lareira à noite!

Em Alcabideche registei uma minima de 9,8ºC, lá em baixo, no pisão, é outro mundo,enfim,um local peculiar, por isso é que não me canso de fazer registos por lá. :D
As minimas devem ser frescas no verão, talvez minimas na ordem dos 10ºC não sei, é uma questão de fazer alguns registos por essa altura do ano.

PS:Repara no comportamento da humidade num vale, disparo sempre impressionante.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As minimas de ontem registadas nas 2 estações mais próximas, a inversão em Colares não foi tão intensa como no Pisão.
É importante dizer que a estação de Colares, não se encontra na zona mais fria do vale, ao contrario do meu registo.

LnUT9YN.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Cadito e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
alguém da Madeira conhece como se comporta o barranco onde está o estádio da Ribeira Brava?

Boa questão, é um vale tão encaixado que até mete impressão, também tenho curiosidade em saber como se comporta o arrefecimento nocturno/ inversão naquele buraco.
O nº de horas de sol deve ser escasso, ainda assim, podia ser bem pior, caso o vale tivesse orientação E-O / O-E.

GwKkOgs.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas @jonas_87 ,
De facto a Estação Dunas de Mira , tem registo muito interessantes.

Também já estive a tentar descobrir como é que aquele local tem mínimas muito baixas.
Será que o solo arenoso influência a inversão? Ou a zona circundante bastante arborizada possa aprisionar ar frio..?
Ou então ver na carta militar se está em algum tipo vale:huh:, não me parece :unsure:.

A estação :
PYzEF7k.jpg


LKd9hif.jpg


Continuando a conversa, olha aqui a carta militar, ficamos logo com outra ideia.

A estação fica ali, entre 2 linhas de água.

J0HSwFK.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ontem, minima de 5,5ºC em Dunas de Mira.

@Joaopaulo, acredito que os factores potenciam a inversão naquele local sejam estes:

* Estação instalada à cota de 2 linhas de água
* Densa rede hidrográfica
* Local muito abrigado
* Solo arenoso
* Muita vegetação em redor
* Presença de pequenos valeiros a S/SO da estação
* Proximidade da lagoa de Mira

O que achas?
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Ontem, minima de 5,5ºC em Dunas de Mira.

@Joaopaulo, acredito que os factores potenciam a inversão naquele local sejam estes:

* Estação instalada à cota de 2 linhas de água
* Densa rede hidrográfica
* Local muito abrigado
* Solo arenoso
* Muita vegetação em redor
* Presença de pequenos valeiros a S/SO da estação
* Proximidade da lagoa de Mira

O que achas?
Boas,
Sim , esses podem ser muito bem os elementos que potenciam a inversão por lá!:cold:

So agora depois de ver na carta militar , reparei que existem duas valas :)

Aqui está a do lado NNE, os canaviais ao lado da estrada 334:

yPStITL.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Ontem fiz uma caminhada por um vale nos arredores do 2º local de seguimento, com um bom potencial para inversão, chamou-me atenção o facto do vento soprar forte nos topos, e na cova o vento estar completamente nulo, dos outros vales ( Mangancha e Cuco) este é o mais abrigado, mas de longe. O arrefecimento nocturno deve ser agressivo.

No verão deve ser uma fornalha brutal. :calor:


APNKBVB.jpg


Vale Salgueiro
A linha de água practicamente a cota do trilho, no lado direito da foto.

H7abx5x.jpg


Local onde se juntam as duas linhas de água dos respectivos vales ( assinalado no ponto vermelho) vale Salgueiro e vale Grande.

KPOmKwO.jpg


516zaeV.jpg


Quando houver oportunidade vou começar a fazer registos neste local.


Para a semana devo então começar a fazer os primeiros registos neste local, espero bem que a previsão esteja favorável para o ocorrência de inversão, o ECMWF está melhor que o GFS, ainda falta bastante tempo, vamos ver.
 
  • Gosto
Reactions: Cadito e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Para a semana devo então começar a fazer os primeiros registos neste local, espero bem que a previsão esteja favorável para o ocorrência de inversão, o ECMWF está melhor que o GFS, ainda falta bastante tempo, vamos ver.

Não houve condições para ocorrer inversão de jeito, vento e nuvens estragaram tudo.
Ainda assim, deu para explorar uma outra zona no vale da Mangancha, próxima da varzea que gera muito ar frio na zona.
Os proprietários limparam o terreno, e agora já posso andar por lá a fazer medições das t.minimas, algumas fotos do local, por aqui o vale tem cerca de 10 metros de largura, é um dos sectores mais encaixados.

Fotos.

Fundo de vale, ribeira da lapa.

oURcx1c.jpg


OqwemlW.jpg


Encosta sul

2o4xciQ.jpg



Quanto ao ao vale da zona da Picanceira, não está esquecido, ficará para outra altura no verão.
 
Última edição: