Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estas mínimas singulares prolongam-se pelo verão e tudo? Quero dizer em comparação com a região.
Quem viver aí no fundo do vale tem que acender a lareira à noite!

Boas StormRic,
Hoje vou deixar um sensor no vale do Cabreiro, junto à linha de água, para ver então qual será a minima por lá registada e comparar com o meu registo de casa,Alcabideche.
Como estamos numa epoca do ano de lestada, vai ser curioso ver a diferença (certamente enorme) entre os dois locais.
Vou instala-lo por aqui( o local não é em vão, dado que se trata do 2º sector mais frio do vale).

Al6DLdk.jpg
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Acabei por instalar um datalogger, este modelo que tenho foi construido para poder estar a chuva/humidade, o que não altera as leituras das t.minimas, portanto nem é necessario um RS ao contrario do outro que já aqui partilhei.
Coloquei-o literamente na linha de agua, agora completamente seca, ha varios meses, está a 1,70m do solo.
Ficou a registar de 10 em 10 minutos, valores de temperatura e humidade.

Depois vou fazer a comparação entre os dois dataloggers, o da minha casa e o do vale, com gráficos de temperatura e humidade, ao longo da noite/madrugada.

Ás 21:00 estavam 25,5ºC no fundo de vale, vamos ver até onde desce.

Fotos:

F5LTJq3.jpg


7LlCeiG.jpg



@Joaopaulo @StormRic que minima é que vai sair daqui? Apostas? :D
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
que minima é que vai sair daqui? Apostas? :D

:hehe: há aqui vários factores a ter em conta, como por exemplo o facto de as encostas do vale serem coroadas por importantes massas rochosas que devem ter aquecido bem durante o dia e vão irradiando agora durante a noite. O vento de nordeste, se se mantiver, vai com certeza impedir um grande arrefecimento do fundo do vale. E se rodar para leste ainda impedirá mais. Mesmo assim eu aposto num valor entre 15ºC e 17ºC.

Mesmo com os quase 20mm que devem ter caído por aí no último fim de semana a ribeira já secou... vai ser difícil este verão.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É importante dizer que a estação de Colares, não se encontra na zona mais fria do vale, ao contrario do meu registo.

A propósito desta referência, notei que a temperatura nesta altura na EMA de Colares já ia lançada às 23 utc, em 16,5ºC, exactamente o mesmo que anteontem à mesma hora. A mínima ontem terá ficado igual ou ligeiramente abaixo dos 12,6ºC, entre as 5h e as 6h, por isso, e como o gráfico de hoje é bastante semelhante ao de ontem, a mínima de hoje não deve ficar longe daquele valor. A par de Lamas de Mouro, Carrazeda de Ansiães e Aljezur, é das estações com temperatura mais baixa por aquela hora.

Edição: às 0:00 Colares continua a imitar o gráfico do dia anterior.
oqw0VG9.gif


Carrazêda desistiu da corrida à mínima, Lamas de Mouro cai rapidamente para os 13,4ºC; Colares fica atrás de Aljezur também.

Portalegre com 28,6ºC, ali a inversão funciona precisamente ao contrário.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:hehe: há aqui vários factores a ter em conta, como por exemplo o facto de as encostas do vale serem coroadas por importantes massas rochosas que devem ter aquecido bem durante o dia e vão irradiando agora durante a noite. O vento de nordeste, se se mantiver, vai com certeza impedir um grande arrefecimento do fundo do vale. E se rodar para leste ainda impedirá mais. Mesmo assim eu aposto num valor entre 15ºC e 17ºC.

Mesmo com os quase 20mm que devem ter caído por aí no último fim de semana a ribeira já secou... vai ser difícil este verão.

Bingo StormRic, minima de 16,1ºC, esperava menos, entretanto já fui consultar os dados, muito interessante o comportamento da temperatura, está visto que o vento não acalmou.
Quando puder partilho aqui os dados para posterior analise.
Em Alcabideche, a minima foi de 22,2ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Cadito

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eis o que se passou esta madrugada no vale do Cabreiro em Alcabideche, incriveis o valores de temperatura e humidade em grande parte da madrugada. :calor:
Impressionante que a inversão só começou a funcionar bem tarde, mas assim que começou, boa descida.
O problema foi sem duvida a velocidade do vento, assim que o vento ficou nulo, surgiu certamente a brisa da inversão e deu-se o arrefecimento.
O vento nulo é, e sempre será a chave para um arrefecimento nocturno de jeito.

ncDFDxO.jpg


No terreno habitual ( muito abrigado do vento, bem mais do que neste local), a minima deve ter ido aos 13ºC/ 14ºC

Em Alcabideche, registei uma minima de 22,3ºC, quando puder faço outro grafico com o comportamento da temperatura dos dois locais.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
jonas_87, aqui no terreno onde a minha familia faz horta, é um pequeno vale, onde eu registei no inicio deste ano a temperatura negativa que tenho na minha assinatura, e de facto durante estes dias a erva está sempre molhada pela maresia, logo deverá arrefecer bem durante a madrugada. A minha casa fica uns 100 metros mais acima, e quando vamos a começar a subir, notasse sempre mais calor. Ainda hoje de manha lá fui e molhei as sapatilhas, embora seja em pequena quantidade essa humidade.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
jonas_87, aqui no terreno onde a minha familia faz horta, é um pequeno vale, onde eu registei no inicio deste ano a temperatura negativa que tenho na minha assinatura, e de facto durante estes dias a erva está sempre molhada pela maresia, logo deverá arrefecer bem durante a madrugada. A minha casa fica uns 100 metros mais acima, e quando vamos a começar a subir, notasse sempre mais calor. Ainda hoje de manha lá fui e molhei as sapatilhas, embora seja em pequena quantidade essa humidade.

Interessante o relato, hoje quando fui buscar o datalogger, sai de casa com 24 graus, quando cheguei ao local onde tinha o aparelho, registava 18,1ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Datalogger (novo) instalado no Pisão aka congelador do concelho de Cascais.

O terreno está bastante diferente desde a ultima vez que lá estive, ha cerca de 3 meses, as ervas e silvas dispararam.

oal50yy.jpg


MAoMOpv.jpg


Objectivo será somente registar a minima desta madrugada.

Boas,

Amanhã devo voltar a instalar o datalogger neste terreno, o ultimo registo foi mesmo o post citado.
Vou usar o datalogger Trotec, o tal que não necessita de RS, dado que é um aparelho robusto ao ponto da humidade não interferir nos dados de temperatura.
A ideia é registar a minima de Terça-Feira, existem condições para uma boa inversão, aponto para uma minima inferior a 10ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Regresso aos registos no Pisão(Alcabideche), datalogger instalado no ponto mais frio do concelho de Cascais.
Segundo os modelos, o vento vai caindo com o avançar da madrugada, vamos ver que minima sai daqui.
Amanhã partilharei o comportamento da temperatura e humidade ao longo da noite de hoje e madrugada de amanhã. O datalogger está programado com leitura de 10 em 10 minutos.

84zLjiN.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Regresso aos registos no Pisão(Alcabideche), datalogger instalado no ponto mais frio do concelho de Cascais.

:thumbsup:

Vejo que a vegetação não está com aspecto tão seco como aqui por Carcavelos, por exemplo. A exposição solar deve ser menor, bem como o vento, claro.

Não faço ideia de qual poderá ser a mínima desta noite lá. Menos de 10ºC parece-me pouco. Depende da direcção do vento e da reformação da crista anticiclónica, há uma frente quente em dissipação a roçar o noroeste, não sei se trará alguma nebulosidade baixa pela madrugada. Sem grandes bases, faço um prognóstico entre 11º e 13ºC.:hehe:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:thumbsup:

Vejo que a vegetação não está com aspecto tão seco como aqui por Carcavelos, por exemplo. A exposição solar deve ser menor, bem como o vento, claro.

Não faço ideia de qual poderá ser a mínima desta noite lá. Menos de 10ºC parece-me pouco. Depende da direcção do vento e da reformação da crista anticiclónica, há uma frente quente em dissipação a roçar o noroeste, não sei se trará alguma nebulosidade baixa pela madrugada. Sem grandes bases, faço um prognóstico entre 11º e 13ºC.:hehe:

Sim é normal que o aspecto não seja tão seco, como dizes e bem, a exposição é menor, incomparavelmente menor, para teres ideia, às 18 horas o terreno já estava a sombra, o vale é pequeno, mas muito encaixado, convem não esquecer a humidade, qualquer vale chega practicamente todas as noites aos 90/100% de HR, é muita água.
Acho que desce aos 9ºC, mas pronto amanha publico os valores e foto do registo do datalogger.
Lá em baixo deve andar agora nos 12/13ºC, cá em cima sigo com 17,0ºC estaveis.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic