Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
4b41cedf16c710412d34477a84c46a3f.jpg
b736c0328476e50743fcb6460a3fecac.jpg
41867ca5f4b1ec665381c117998b1987.jpg
169e7a74e0cea0d37302924df6285a8b.jpg
1095d61cada548d861d51356c6a3e61c.jpg


Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

Excelente. :cold:
@Bastien partilha tambem os teus dados no topico do litoral centro, infelizmente temos uma má cobertura do concelho de Mafra, o teu contributo é importante, força.
 


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Pessoal alguém conhece a aldeia de couce no concelho de valongo??

Deve atingir umas mínimas brutais...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A próxima vez que for a Belver vou fazer uma recolha de fotos para que desta forma se possa compreender a amplitude das inversões que ocorrem naquela zona em específico.
A minha teoria aponta não só para o facto de se situar no vale do Tejo que já por si só é uma zona muito fria, sendo que em eventos como este dos últimos dias a queda da temperatura nas arribas junto ao Tejo deve ser abissal mas também provavelmente pela área em questão estar rodeada de montes. O local de seguimento encontra-se a cerca de 180m de altitude mais coisa menos coisa. No passado fim de semana registei mínimas de -1,2ºC e -1,7ºC respectivamente quando lá estive, ao passo que em outras localidades da região porém mais afastadas do Tejo registaram-se temperaturas na ordem dos 10ºC.

Local exacto do seguimento:

Capture.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Gosto de ver a malta a espalhar sensores e fazer medições, muitas vezes sentia-me bem sozinho nessas andanças haha

Este tópico serve muito bem para essas analises.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e Cadito

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Esta zona tem-me surpreendido cada vez mais. Pela primeira vez vi o potencial do vale do jamor, hoje. Infelizmente não consegui tirar fotos, nem meter um sensor lá. A geada estava realmente agressiva!
A prova de que andei a explorar este local é ter ficado super constipado. :D
Situa-se, como já mencionei no tópico do seguimento litoral centro, mesmo ao pé da minha escola (ES Camilo Castelo Branco).
O rio jamor passa ao pé do Santuário da Senhora da Rocha, e como podem ver facilmente consigo deslocar-me até lá:
XlDBLFf.jpg

FwShHaa.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@Vince
@Tiagolco

Boas,

Como tinhamos falado em finais de Setembro, aqui neste tópico,sobre a questão da formação de gelo em estradas do concelho de Oeiras, acabou por acontecer, certamente que o evento gélido da semana passada talvez torne a ocorrência pouco representativa.

Fica a foto, quantidade assinalavel de gelo depois de raspada do alcatrão.
Isto foi na manhã do dia 19 de janeiro, na rua Calvet de Magalhães,Laveiras,Caxias,Oeiras.
A zona de formação de gelo fica a uns 7 metros acima da cota da ribeira de Barcarena, grande inversão. :cold:

A fonte da foto é minha.

 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas

21 de Janeiro de 2017 8:39h
Sai cedo em trabalho e como ia passar para os lados de Seiça, fiz um desvio e ....
Já ia bastante atrasado e não pude apreciar bem o Local.
Fica aqui o registo possível.

Entrei pelo lado Sul e parei depois da atravessar a ponte da rio/ribeira ??? para tirar as fotos..
O filme mostra um percurso de 1000 metros com um desnível de cerca de 80 metros.



Trajecto do vídeo
V6g89WA.jpg


fotos tiradas desde o local onde parei
cdXVA01.jpg


r8eVqpV.jpg


yAHX0ah.jpg


YmbqAdl.jpg


ImYgku7.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas

21 de Janeiro de 2017 8:39h
Sai cedo em trabalho e como ia passar para os lados de Seiça, fiz um desvio e ....
Já ia bastante atrasado e não pude apreciar bem o Local.
Fica aqui o registo possível.

Entrei pelo lado Sul e parei depois da atravessar a ponte da rio/ribeira ??? para tirar as fotos..
O filme mostra um percurso de 1000 metros com um desnível de cerca de 80 metros.



Trajecto do vídeo
V6g89WA.jpg


fotos tiradas desde o local onde parei
cdXVA01.jpg


r8eVqpV.jpg


yAHX0ah.jpg


YmbqAdl.jpg


ImYgku7.jpg


Excelente, obrigado pela partilha.
Estiveste a escassos metros da estação, essa casa que aparece nas fotos e na ultima parte do video é a do proprietário da estação.
Por essa hora 8:39 a estação de Seiça rondava os -5ºC , portanto a diferença é pequena, a zona do terreno pode ser perfeitamente um pouco mais fria do que na zona onde te encontravas.
:cold:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bons dias,

Na madrugada de Sábado para Domingo, aproveitei o vento nulo e a consequente descida da temperatura para tirar a "prova dos 9" em relação aqui ao Parque da Paz.
Pelas 3h20m da madrugada, peguei no meu sensor Auriol e desloquei-me até a um dos pontos mais frios do Parque, junto à Ribeira que o atravessa e permaneci lá durante cerca de 10 minutos de modo a que a temperatura pudesse estabilizar.

De facto, a minha ideia em relação a este pequeno congelador comprova-se, o Parque da Paz é um dos pontos mais frios do concelho de Almada e dos mais propícios a registar inversões térmicas notáveis, conforme podem ver nas fotos que postarei a seguir.

Antes de sair de casa, era esta a temperatura que a Estação registava:

lQlNhv0.jpg


Tenho de salientar, que mal comecei a descer as escadas perto do Estádio do Cova da Piedade, a temperatura desceu de uma forma impressionante.
Esta foi a temperatura que registei junto à Ribeira. (Não cheguei a subir mais o Parque porque não tinha qualquer iluminação e podia ser perigoso).

cVnmur0.jpg


À saída do Parque, as ervas já estavam assim:

tI0cR8Z.jpg




Para terem uma noção da distância, entre a minha casa e este ponto gélido, tomei a liberdade de traçar uma linha recta entre ambos no Google Earth:

4aYU1sq.jpg


Uma outra perspectiva do local:

Zb58zkq.jpg


Em suma, este local onde efectuei a medição encontra-se num pequeno vale que é alimentado por uma Ribeira oriunda dos pontos mais altos do Concelho de Almada. Digamos que se encontra isolado de qualquer edificação como podem ver nas imagens e neste momento 13/11/2017 tem uma imensidão de arvoredo que entretanto foi crescendo desde a captura da imagem. Dadas as semelhanças do terreno circundante, faz-me lembrar de certa forma o local onde se encontra a Estação do IPMA da Praia da Rainha que como todos sabem regista inversões incríveis.

Tenho em mente, a colocação do sensor em alguns pontos deste Parque, até porque não tenho qualquer dúvida que existem locais ali ainda mais frios do que este. Assim que vierem dias de frio a sério, colocarei aqui os resultados.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bons dias,

Na madrugada de Sábado para Domingo, aproveitei o vento nulo e a consequente descida da temperatura para tirar a "prova dos 9" em relação aqui ao Parque da Paz.
Pelas 3h20m da madrugada, peguei no meu sensor Auriol e desloquei-me até a um dos pontos mais frios do Parque, junto à Ribeira que o atravessa e permaneci lá durante cerca de 10 minutos de modo a que a temperatura pudesse estabilizar.

De facto, a minha ideia em relação a este pequeno congelador comprova-se, o Parque da Paz é um dos pontos mais frios do concelho de Almada e dos mais propícios a registar inversões térmicas notáveis, conforme podem ver nas fotos que postarei a seguir.

Antes de sair de casa, era esta a temperatura que a Estação registava:

lQlNhv0.jpg


Tenho de salientar, que mal comecei a descer as escadas perto do Estádio do Cova da Piedade, a temperatura desceu de uma forma impressionante.
Esta foi a temperatura que registei junto à Ribeira. (Não cheguei a subir mais o Parque porque não tinha qualquer iluminação e podia ser perigoso).

cVnmur0.jpg


À saída do Parque, as ervas já estavam assim:

tI0cR8Z.jpg




Para terem uma noção da distância, entre a minha casa e este ponto gélido, tomei a liberdade de traçar uma linha recta entre ambos no Google Earth:

4aYU1sq.jpg


Uma outra perspectiva do local:

Zb58zkq.jpg


Em suma, este local onde efectuei a medição encontra-se num pequeno vale que é alimentado por uma Ribeira oriunda dos pontos mais altos do Concelho de Almada. Digamos que se encontra isolado de qualquer edificação como podem ver nas imagens e neste momento 13/11/2017 tem uma imensidão de arvoredo que entretanto foi crescendo desde a captura da imagem. Dadas as semelhanças do terreno circundante, faz-me lembrar de certa forma o local onde se encontra a Estação do IPMA da Praia da Rainha que como todos sabem regista inversões incríveis.

Tenho em mente, a colocação do sensor em alguns pontos deste Parque, até porque não tenho qualquer dúvida que existem locais ali ainda mais frios do que este. Assim que vierem dias de frio a sério, colocarei aqui os resultados.


Boa iniciativa!
Grande maluqueira fazer medições a essa hora da madrugada, a fazer lembrar algumas minhas que provavelmente hoje em dia não repetiria.:D
Acho interessante se muitos de nós conseguirmos localizar o ponto mais frio do concelho onde residimos, já era uma informação útil.
Claro que há concelhos talvez mais difíceis de localizar esse mesmos pontos, dado apresentarem relevo bem acidentado.
Por exemplo o concelho de Cascais é muito pouco acidentado, comparado com Sintra ou Mafra, para alem da dimensão ser maior, será sempre mais difícil localizar a zona mais fria em tão grande área acidentada.
Cá em Cascais, tive a coincidência de morar muito perto, o que facilitou e muito o estudo constante.
No concelho de Mafra tenho algumas ideias, cheguei a fazer registos em alguns vales, há sítios impressionantes.
No de Sintra só sei mesmo o vale da ribeira de Colares, que é incrivel.