Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)



ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Interessante, @ferreira5 podes colocar melhor a localização? Assim espreitava melhor o sítio pela carta militar,fiquei curioso.
Execelente iniciativa!
Boas Jonas tens as coordenadas na imagem de cima, fica em Fresulfe concelho de Vinhais.
A esta hora já estão - 5 e acredita que testei a câmera bastantes dias e conferi que não há grande erro na medição
3f27e1b526dcdf2518b48f9dfa625963.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Última edição:

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Pesquisa por hc 300 m

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Basicamente é uma câmera que detecta movimento e coloquei a porque tenho algumas plantações que frequentemente atacadas por javalis e foi para tentar captar esses momentos, depois é que soube que também tinha medição de temperatura, ou seja juntou se o útil ao agradável

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas Jonas tens as coordenadas na imagem de cima, fica em Fresulfe concelho de Vinhais.
A esta hora já estão - 5 e acredita que testei a câmera bastantes discos e conferir que não há grande erro na medição
3f27e1b526dcdf2518b48f9dfa625963.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk

Boas, Obrigado.

Aqui temos uma perspectiva diferente do local da medição, atraves da carta militar.
Assim que vi a carta pensei logo de imediato, se nesse local foi esse registo brutal que é um afluente do Rio Tuela, imaginemos no rio Tuela naquela parte tremendamente encaixada(entre Searas e Dine) que as curvas de nível quase se sobrepõe de tão declivoso que é. :cold:
Fiz aquele rectângulo, pois atendendo a orografia ,todo o ar frio gerado naquelas vertentes e valeiros, rumam então para a zona do teu sensor. A carta dá um jeito tremendo para identificar linhas de água, algo que é muito difícil no google earth devido à vegetação por vezes densa, e até mesmo pela dimensão das ribeiras, que por vezes são apenas riachos, mas que aparecem sempre na carta.

 
Última edição:

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Boas, Obrigado.

Aqui temos uma perspectiva diferente do local da medição, atraves da carta militar.
Assim que vi a carta pensei logo de imediato, se nesse local foi esse registo brutal que é um afluente do Rio Tuela, imaginemos no rio Tuela naquela parte tremendamente encaixada(entre Searas e Dine) que as curvas de nível quase se sobrepõe de tão declivoso que é. :cold:
Fiz aquele rectângulo, pois atendendo a orografia ,todo o ar frio gerado naquelas vertentes e valeiros, rumam então para a zona do teu sensor. A carta dá um jeito tremendo para identificar linhas de água, algo que é muito difícil no google earth devido à vegetação por vezes densa, e até mesmo pela dimensão das ribeiras, que por vezes são apenas riachos, mas que aparecem sempre na carta.

Obrigado fiquei a conhecer melhor as linhas de água!

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Hoje tive oportunidade de me deslocar ao local e levei comigo um sensor que tenho em casa para controlar a temperatura do aquecimento e constatei que a diferença verificada foi apenas de 0,5° entre um e o outro, portanto concluo que a temperatura de - 14 ° foi atingida

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Uuuiiii! Que local mais espectacular para atingir umas inversões valentes. Pena o inverno já estar no fim, mas mesmo assim, a colocação de um sensor de temperatura permanente nesse local, seja de inverno ou de verão, será muito interessante de seguir.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Hoje tive oportunidade de me deslocar ao local e levei comigo um sensor que tenho em casa para controlar a temperatura do aquecimento e constatei que a diferença verificada foi apenas de 0,5° entre um e o outro, portanto concluo que a temperatura de - 14 ° foi atingida

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Concerteza, como já referiu o @jonas_87, o vale do rio tuela aí perto será ainda mais frio por inversão dado ser muito encaixado e ter várias linha de água a alimentar. Se há local onde os -20ºC podem ser batidos em Portugal, aí será um deles com certeza.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Concerteza, como já referiu o @jonas_87, o vale do rio tuela aí perto será ainda mais frio por inversão dado ser muito encaixado e ter várias linha de água a alimentar. Se há local onde os -20ºC podem ser batidos em Portugal, aí será um deles com certeza.
Sim acho que vai ser interessante, o sensor está num virado a norte num sitio que passa os meses de inverno sem sol, devido ao declive em volta, para teres um ideia já começou a inversão e já estão apenas 1°

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Uuuiiii! Que local mais espectacular para atingir umas inversões valentes. Pena o inverno já estar no fim, mas mesmo assim, a colocação de um sensor de temperatura permanente nesse local, seja de inverno ou de verão, será muito interessante de seguir.

Sem dúvida, seria interessante perceber se esse local consegue ter geada no pico do verão, por exemplo.