Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Cadito 21 Out 2014 às 13:17.

  1. Ricardo Carvalho

    Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    2,391
    Local:
    Azeitão/Sesimbra

    És grande carola nestas análises, por isso fiquei ainda mais curioso ;) O ideal será um dia que me consiga organizar, e deixar um sensor em cada lado :lol: Mas estou a pensar deixar aqui mesmo ao lado da ribeira, e a nível de logística é bem mais fácil para mim!

    [​IMG]

    <iframe src="https://www.google.com/maps/embed?p...376!4f-7.973891230652413!5f0.7820865974627469" width="600" height="450" frameborder="0" style="border:0;" allowfullscreen=""></iframe>
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Cadito e jonas_87 gostaram disto.
  2. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    917
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Bem, não sei a que horas tens passado na Maçã, mas nas últimas noites tem havido boas inversões. Saí de lá ontem pouco depois da meia noite já com bastante gelo no carro, este marcava 3ºC. Na noite de 1 para 2 de Janeiro vim de Setúbal pela Serra da Arrábida e depois pela estrada de Calhariz, e pelas 22h saí de Setúbal com 11ºC, ao passar na Comenda desceu aos 7ºC antes de subir na Praia da Figueirinha até aos 12ºC. A subir a Serra foi descendo qualquer coisa, chego aos Casais da Serra com 8ºC, mas numa zona baixa antes de chegar a Calhariz, perto da zona das Marmitas do Gigante, desceu aos 3,5ºC. Depois é sempre a subir até às Pedreiras.

    Venham de lá esses registos, obrigado pela tua contribuição!
     
    MSantos, "Charneca" Mundial e jonas_87 gostaram disto.
  3. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    917
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Esse estudo que o João mostrou ontem despertou-me curiosidade e espicaçou-me a acordar cedo e dar uma volta de carro pelo Parque Natural da Arrábida, que passo a descrever:

    Entrei no carro às 7:15h de Sampaio, e apesar de ter algum gelo marcava uns tórridos 4,5ºC. Depois de "descongelado" o vidro saí pela estrada nacional. Ao passar na Maçã, o primeiro ponto de inversão, a temperatura marcava 1ºC, e o gelo era bem vísivel nos carros (ainda noite). A temperatura sobe ligeiramente até 2,5/3ºC antes do cruzamento que vira para a Serra da Arrábida, antes de começar a descer novamente. Só parou nos -2ºC no vale do Alambre, um local que já o Ricardo tem dado alguns registos e prova novamente o seu potencial. Ao começar a subir os Casais da Serra a temperatura sobe de tal forma rápida que testou e bem o tempo de resposta do termómetro do carro às mudanças bruscas de temperatura!

    Já na Serra da Arrábida, aos 250 m de altitude no cruzamento para o Portinho a temperatura era de 9ºC! Continuei a subir e ainda foi até aos 10ºC na zona do Convento. Esse era o nível onde terminava a inversão, pois a temperatura desce novamente ao passar os 300 m, e aos 400 m de altitude era já de 7ºC. De notar o vento moderado que tornava a sensação térmica bastante desconfortável! Tal e qual como descreve o estudo que o João indicou ontem neste tópico.

    Fiquei uns bons minutos à espera para ver se ainda via o nascer o sol, que devido à nebulosidade baixa no horizonte não consegui, pois tinha de voltar a casa.

    [​IMG]

    A descer a Serra, o caminho da temperatura foi o inverso, mas com cerca de 0,5ºC a mais, por a hora já ter avançado um pouco. Ao chegar aos Casais da Serra, em vez de seguir novamente para o Vale de Alambre, virei à esquerda em direcção a Calhariz. Já perto de chegar a Calhariz, a geada começou a aparecer, com bancos de neblina. O carro marcava -0,5ºC às 8:20, e a mínima deve ter sido ligeiramente mais baixa, o que também mostra um bom potencial para observação de inversões térmicas.

    Vale e Serra do Risco

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Nas Pedreiras a temperatura já era de 6ºC e assim se manteve até chegar a Sampaio, com uma descida pelo meio aos 5ºC num pequeno desnível onde se observava uma inversão muitíssimo localizada onde a temperatura era certamente bem mais baixa, como mostra na foto, onde é possível identificar geada na zona com mais neblina:

    [​IMG]

    Sei que não são fotos tão boas como as tuas, Ricardo, mas dá para ilustrar :cold:
     
  4. Ricardo Carvalho

    Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    2,391
    Local:
    Azeitão/Sesimbra

    Ahahah :lol: Ia exactamente dizer.te se não tinhas visto um maluco no meio daquele gelo todo a tirar fotos, mas afinal não fui o único :w00t: O Alambre é realmente um local com um potencial de inversão enorme, e os teus registos de hoje vão ao encontro dos meus nos últimos dois dias ,junto ao solo o meu sensor registou de mínima -4 ºc :cold: Falta registar a mínima a cerca de um metro do mesmo , dado que hoje ás 8.00h já registei -1.2ºc nessas condições, será interessante registar a mínima nas mesmas condiçoes! Por isso ainda não fica terminado a análise sobre o Alambre ;) Ainda em relação à conversa de ontem aqui neste tópico , eu referia.me ás inversões que principalmente estou a habituado a sentir (registar) de manhã quando venho para o trabalho , acima de tudo na Maçã, ainda não apanhei nenhuma como em outros anos! Em relação ao dia 1 tens razão, desculpa! Foi forte sim, só como não vim trabalhar nem me lembrei desse dia, em Azeitão por exemplo foi o dia mais frio deste Outono/Inverno com uma mínima de 2.8ºc , mas ainda não vi geada nesta zona como por exemplo há um ano atrás, mas hoje já vi qualquer coisa , como tu bem mostras na tua última foto! Por falar em fotos, a tua primeira está belíssima :thumbsup: Deixo aqui umas fotos de Janeiro do ano passado , para teres uma ideia daquilo que estava a tentar explicar!

    Janeiro 2019, Maça/ Pedreiras (Sesimbra)

    [​IMG]Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr

    [​IMG]Frost by Ricardo Carvalho, no Flickr
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #394 Ricardo Carvalho, 8 Jan 2020 às 15:43
    Última edição: 8 Jan 2020 às 15:51
    guimeixen, Thomar, RStorm e 7 outras pessoas gostaram disto.
  5. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    917
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Eu percebi onde querias chegar, este ano ainda não houve propriamente grandes inversões, as massas de ar são bastante quentes para a época o que limita um pouco o potencial de arrefecimento. Com mais frio em altura (iso's < 4ºC, preferencialmente < 0ºC) e condições de estabilidade, são locais para facilmente passar os -5ºC. Janeiro do ano passado foi bom, como ilustram as tuas fotos, Fevereiro de 2018 também, mas Fevereiro de 2012 foi épico. Lembro-me de terem sido registados -8.3ºC de mínima horária na estação do IPMA em Aljezur!
     
  6. jonas_87

    jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    11 Mar 2012
    Mensagens:
    15,775
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Grandes contributos que enriquecem este topico, e o próprio forum. :thumbsup:

    Por cá no meu concelho, os três sitios mais frios com boa diferença para os restantes, já foram identificados.
    Embora só recentemente é que percebi que o vale nas traseiras do autódromo do Estoril é um autêntico gelo.
    Basta ver que nos dias 5,6,7 deste mês teve mínimas na ordem dos - 2 graus, sendo que ontem dia 7 foi certamente aos - 2,5 graus.

    Por acaso são 3 sítios perto de casa o que ajuda a fazer um acompanhamento.


    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    No passado dia 6 de manhã no sítio mais frio, Atrozela, não esperava ver esta poça congelada. Claro exemplo da potente inversão.

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #396 jonas_87, 8 Jan 2020 às 19:28
    Última edição: 8 Jan 2020 às 20:23
  7. "Charneca" Mundial

    "Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Nov 2018
    Mensagens:
    2,072
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Ricardo Carvalho, RStorm e jonas_87 gostaram disto.
  8. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    4,357
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    @Ricardo Carvalho curioso. Tinha ideia que poderia ser um bom local, tendo em conta o frio que senti na altura. Uma outra zona bastante fria salvo erro, é perto do Parque de Campismo de Valbom na N378. Existem ali alguns pontos em que se sente um arrefecimento repentino significativo e noto sempre isso quando passo por lá. Desconheço a existência de linhas de água ou ribeiras que corram ali, mas assim que possa irei verificar.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Ricardo Carvalho e RStorm gostaram disto.
  9. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    917
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Na N378, os pontos mais frios do percuso são claramente Fernão Ferro, em redor da Flôr da Mata (ponto mais baixo do percurso, junto ao Rio Judeu), e na Apostiça, depois da descida do Marco do Grilo, num pequeno vale que leva à Lagoa de Albufeira. Isto é recorrente pois faço muitas vezes este percurso de carro durante a noite. Na zona da Carrasqueira/Lidl perto do Parque Valbom a temperatura já subiu um pouco, apesar de normalmente ser ainda relativamente baixa, e continuar a subir até à Cotovia/Sampaio em noites de inversão. Se há inversão mesmo junto ao Parque de Campismo, desconheço, mas posso tentar comprovar facilmente numa destas noites próximas, estou a 5 min desde casa!
     
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  10. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    4,357
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Não dúvido, até porque confesso nunca passo por esta estrada muitas vezes, mas nota-se bem algumas zonas mais frias ao longo do trajecto. Só mesmo com tempo e recurso ao sensor é que se poderia tirar as dúvidas. Ficamos a aguardar :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  11. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    917
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Ontem foi dia de matar a curiosidade e aproveitar, já que saí tarde do trabalho, para observar e comparar alguns locais pré-identificados como potenciais "congeladores" do Parque Natural da Arrábida. Apesar de não conclusivo, pois é um assunto muito complexo e não disponho dos melhores meios (termómetro do carro), já dá para ter algumas ideias esclarecidas. Saí da Maçã pela uma da manhã, com gelo no carro. O mesmo marcava 1ºC. Segui para o Parque Campismo do Valbom, local indicado pelo membro Crizor. Após subida da temperatura até aos 7,5ºC em Sampaio, ao chegar ao Parque Campismo e fazendo uma espera para dar tempo de resposta ao termómetro do carro a eventuais bruscas variações de temperatura, registei 3ºC. Há de facto ali uma inversão, apesar de não tão intensa como noutros locais, como se vai comprovar.

    Voltei depois à N379 em direcção a Azeitão-Setúbal. Verificou-se a esperada subida de temperatura até 7/8ºC no alto da Cotovia/Sampaio, antes da queda ao descer para a Maçã. Entre a Maçã e Azeitão, pode-se dizer que ao longo de toda a N379 existe inversão, com temperaturas sempre entre 1 e 3ºC, mas há ali uma descida localizada numa Ribeira que vem o vale do Alambre logo a seguir ao Alto das Vinhas, que levou o carro até aos 0,5ºC mas que acredito ser ligeiramente inferior pois passei rapidamente por não haver condições de segurança para parar na estrada. Em Azeitão virei em direcção a Picheleiros para ver como se comportava o tal vale já identificado na Ribeira da Ajuda. Se no ponto alto a temperatura subiu aos 5ºC, desde a curva na M528 até ao cruzamento para o Vale do Rasca, a temperatura oscilou entre -1ºC e -1,5ºC em todo o percurso. No Vale do Rasca a temperatura chega a subir até 2/3ºC, mas mantém a inversão, e sofre mesmo uma ligeira queda junto ao Outão, mesmo junto ao mar, onde registei 1ºC. No entanto, ao sair do vale e entrar na estrada da Praia da Figueirinha, a temperatura sobe bruscamente até 9ºC.

    Ao subir a Arrábida, a temperatura vai descendo gradualmente, mas ligeiramente, sendo de 6ºC no cruzamento para o Portinho, antes de iniciar a descida até aos Casais da Serra, aldeia onde o termómetro marca 3ºC e torna-se visível algum gelo nos carros. Mas o verdadeiro congelador está algumas centenas de metros à frente, no Vale do Alambre, onde registei -2ºC às 2:00 da manhã. Regressei novamente pela N379, com temperaturas baixas até à Maçã, mas quando saio do carro em casa, nem parece que está frio, com "quentes" 7ºC.

    [​IMG]

    Resumindo, é evidente que a inversão existe em praticamente todos os locais onde a altitude seja inferior a 120 m de altitude no Parque Natural da Arrábida. Porém, os pontos mais frios são claramente o Vale do Alambre e a zona da Ribeira da Ajuda, nomeadamente o cruzamento para o Vale do Rasca, ponto mais baixo desse percurso do Casal da Ribeira (35 m). O Ricardo colocou um sensor no Alambre que registou -2.4ºC, mínima que poderá ter sido atingida por volta da hora em que lá passei, uma vez que hoje a inversão parece ter estagnado mais cedo, conforme induzi pelos registos contínuos de ontem à noite noutras estações em pontos de inversão. Parece no entanto confirmar-se que o Vale do Alambre não terá menos potencial que a Ribeira da Ajuda, apesar de aparentemente este último oferecer melhores condições.

    Comparativamente, estes pontos mais frios da Península de Setúbal talvez fiquem ligeiramente áquem de outros pontos já identificados como dos mais frios do centro/sul do país em noites de inversão (por exemplo Seiça ou Aljezur), mas não ficarão muito longe, parecendo certo que têm potencial para alcançar mínimas inferiores a -6ºC caso condições óptimas se reúnam!

    Companhia na Arrábida:

    [​IMG]
     
  12. jonas_87

    jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    11 Mar 2012
    Mensagens:
    15,775
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Boa campanha de registos Jorge, já tens bases importantes!
    Sei que não é nada fácil uma pessoa literalmente enfiar-se no mato a fazer registos, mas só assim é muitas vezes descobrimos os sítios mais frios, os chamados troços mais frios dos vales.
    Na minha zona tenho sitios frios onde ha estrada a passar no fundo de vale, mas ao sair da estrada e entrar no mato a temperatura cai logo 1 graus/ 1,5 graus.
    Isto para dizer, caso um dia consigas analisar a inversão mais detalhadamente podem surgir surpresas. Por vezes 3 casas espalhadas numa encosta, são suficientes para estragar parte de inversão.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #402 jonas_87, 13 Jan 2020 às 21:33
    Última edição: 13 Jan 2020 às 21:39
  13. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    4,357
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Grandes registos Jorge, dados importantíssimos esses que mais uma vez provam a enorme variabilidade que temos aqui pela margem sul.
    Assim que houver oportunidade, tenciono averiguar ao pormenor os locais mais promissores aqui na parte mais a Norte da Península juntamente com o @Sanxito e o @Lightning. Já temos algumas áreas assinaladas, é esperar pelo próximo evento mais frio e fazemos a "caçada".
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Ricardo Carvalho

    Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    2,391
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Belíssimos registos @Jorge_scp , como já te tinha dito ontem, continuou a achar que o Alambre é mais potente que a Ribeira da Ajuda ( Picheleiros , Rasca, Comenda, etc) , contudo parece que depois deste evento com alguma precipitação, poderemos ter uma potente entrada continental :cold: Ou seja, se tiver oportunidade , quando tivermos novamente condições propícias a fortes inversões , vou tentar deixar um sensor em cada lado no mesmo dia ;) Depois ando muito curioso com esta zona, ali perto da Lagoa Pequena, também com tempo irei investigar ;) No passado dia 31 de Dezembro, passei por lá por volta das 9.00h, e o termómetro do carro registou estes valores :intrigante:


    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    4,357
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Boas Ricardo, é precisamente esse "frigorífico" que eu falei há uns tempos. É outro local a espreitar sem dúvida, principalmente junto ao Observatório de Avifauna.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    magnusson73 e Ricardo Carvalho gostaram disto.

Partilhar esta Página