Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Cadito 21 Out 2014 às 13:17.

1. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Não tinha reparado que já tinhas feito referência ao mesmo Rúben , desculpa! É de facto um local a explorar , e fiquei sobretudo impressionado pelo registo ter acontecido já pelas 9.00h , num dia frio, é certo, mas marcado pelo intenso nevoeiro, logo menos propício a grande inversão! Com tempo um sensor também lá vai parar ;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #406 Ricardo Carvalho, 14 Jan 2020 às 12:03
    Última edição: 14 Jan 2020 às 16:05
  2. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Sem dúvida um local que vai ter inversões igualmente muito interessantes, que também eu tenho há algum tempo "debaixo de olho". Quando houver novamente noites com potencial para inversão (daqui a uma semana poderão reunir-se condições excelentes), vou voltar-me para a parte norte do concelho de Sesimbra, fazendo novamente um circuito de carro para avaliar os pontos com maior interesse. Assinalei no mapa os que vou à partida tomar com mais atenção:

O ponto que assinalei com o nº 1 a vermelho é a Apostiça, que já referi aqui como ponto de interesse. Passo muito lá de carro à noite e sei que tem inversões potentes! Já lá registei -5ºC no passado. Na estrada da Lagoa de Albufeira, a N377, toda ela deve ser gélida, mas tem ali uns pontos que para mim ainda podem ter mais potencial que a Apostiça. Um dos quais o já citado observatório de aves da Lagoa Pequena.

Mais para norte, tenho de olho as ribeiras que desaguam na Praia do Meco. Particularmente onde há a junção um pouco antes de lá chegar!

São várias as linhas de àgua que descem pelo desnível criado pela Serra da Azóia/Pinheirinhos, que se elevam a cerca de 250 m junto à costa sul de Sesimbra, até à Lagoa de Albufeira/Meco. Há portanto bastante frio a "escoar" por ali abaixo e a concentrar-se em determinados pontos.

Um dia com mais calma espero poder, com um sensor, ir mais ao detalhe, mesmo a pé, como refere o João pode fazer a diferença. Mas para já tenho de me limitar assim, que não deixam de ser importantes sondagens iniciais! Fico à espera também dos registos do Rúben e do Ricardo com expectativa.

3. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Aproximação termográfica

Dia 11. São Martinho de Angueira. Já falei sobre essa área aqui e aqui.

Dia 12. Áreas de Guarda e Montalegre.

Dia 12. Comparação com o interior ibérico (mudo a escala de temperatura para adaptá-la).

Valores entre -7 e -9 ºC nas três zonas.

Partilhar esta Página