Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Boa tarde.

Neste tópico/projeto pretende-se encontrar os locais com temperaturas mínimas mais baixas de Portugal por Distrito/Concelho.

1ª fase (até meados de Novembro): instigar quais os locais mais propícios a fortes inversões térmicas;
2ª fase (desde meados de Novembro até Abril de 2015): instalar nos locais sinalizados um datalogger, pequenas estações/ termómetros para uma primeira avaliação e subsequente recolha de dados;
3ª fase (Outono de 2015): colocação de estações meteorológicas ou dataloggers fiáveis e em condições homologadas para uma recolha de dados mais fidedignos (porventura poder-se-á fazer um crowdfunding para aquisição do material...).

De forma a investigar quais os locais mais propícios a fortes inversões (1ª fase) deixo-vos um tutorial de uma ferramenta da NASA extremamente útil:

Tutorial Termografias (para avaliação dos locais mais frios):

1. Aceder ao seguinte link: https://earthdata.nasa.gov/labs/worldview/
2. selecionar o separador "+" (addlayers);
3. em "overlays" selecionar o separador "Land Surface Temperature (Night)" do satélite Aqua / Modis;
4. selecionar, em baixo, a data pretendida entre 2012 e 2014 (por defeito aparecerá a do dia);
5. fazer zoom à área pretendida;
6. no canto superior direito selecionar o símbolo da máquina fotográfica;
7. selecionar a área pretendida;
8. em "format" escolher .KMZ;
9. carregar em download;
10. guardar e abrir o ficheiro (abrirá automaticamente o Google Earth);
11. no Google Earth fazer zoom à área pretendida, e no separador ficheiro clicar em guardar e posteriormente em guardar imagem.

O satélite costuma passar entre as 02h e as 03h UTC.

Mais informação acerca do aspeto das termografias consultar este tópico: http://www.meteopt.com/forum/topico/polos-do-frio.7808/

A ver se, em locais mais propícios, conseguimos registar temperaturas mais baixas do que os famosos -16 ºC...
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Um bocado ambicioso, além que não temos praticamente membros nas áreas de maior inversão. As áreas propicias a inversões basta analisar uma carta topográfica e acredito que muitos sejam de difícil acesso.

Quanto aos -16ºC penso que não voltarão a acontecer por cá, pelo menos neste século :malandro:.
 
Última edição:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
há aquelas inversões fortes nos dias anticiclónicos que podem chegar a -10ºC mas terão de ser vários dias de absoluta calma, sem vento. Só em dezembro ou janeiro se consegue. É muito difícil.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Acho o projecto interessante, não fosse eu um "caça inversões". :cool:
Bem da minha parte os concelhos que melhor conheço em termos climaticos/Inversões são os de Cascais e Mafra.
No próximo Inverno pretendo fazer registos numa aldeia remota junto a tapada de Mafra, segundo aquilo que me foi dito trata-se de um dois sítios mais frios do concelho.
 
  • Gosto
Reactions: Cadito

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Agreste, tambem tenho muito curiosidade em saber os registos de temperatura naqueles vales bem estreitos que rodeiam a várzea de Aljezur.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As áreas propicias a inversões basta analisar uma carta topográfica e acredito que muitos sejam de difícil acesso.

Sim, uma carta militar ajuda e muito localizar zonas de inversão, mas não é algo assim tão simples, existem n exemplos de vales encaixados que não têm grandes inversões graças a ocupação urbana nos topos e ao longo das vertentes.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ribeira de Aljezur - Moinho do Bispo
Ribeira de Aljezur - Moinho da Rocha
Ribeira de Aljezur - Pacil (Marmelete)
Ribeira do Ceixe - Foz do Carvalhoso (Monchique)

EM501

Mas tem de ser naqueles dias de dezembro/janeiro em que arrefece rapidamente entre o por do sol e as 10 da noite.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
O local mais frio de Portugal é impossível saber, porque não temos estações meteorológicos em todos os locais.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ribeira de Aljezur - Moinho do Bispo
Ribeira de Aljezur - Moinho da Rocha
Ribeira de Aljezur - Pacil (Marmelete)
Ribeira do Ceixe - Foz do Carvalhoso (Monchique)

EM501

Mas tem de ser naqueles dias de dezembro/janeiro em que arrefece rapidamente entre o por do sol e as 10 da noite.

Obrigado pela informação, Agreste.
Muitas vezes a inversão inicia-se antes do por-do-sol, para isso ocorrer basta o fundo de vale já estar a sombra.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas!

Gostava que os membros mais experientes nesta matéria de inversões térmicas, me dissessem se devo colocar um datalogger nesta zona onde indiquei no Google Earth. Não sei se este lugar tem alguma "fonte" de arrefecimento ou se é um lugar como outro qualquer:huh: , sei sim que este ano em Janeiro , passei por lá e verifiquei que a temperatura desceu 2ºC! (Termómetro do carro).:unsure:

Coordenadas: 41° 4'44.87"N 8°34'38.58"W

Qm26FYg.png


Não deve está muito bem feito , mas fiz este esquema para explicar o fluxo de ar:
IzjUuTU.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O local mais frio de Portugal é impossível saber, porque não temos estações meteorológicos em todos os locais.

Era preciso colocar uma estação em cada m2 do país.
 
  • Gosto
Reactions: Danilo2012

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Há uns tempos havia uma estação mesmo no vale de Bucelas a depositar dados, lembro-me de comentar com alguns membros aqui do fórum que até parecia ser bug, mas aquilo lá arrefece mesmo muito.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O Pacil é o mais acessível dos lugares e é mesmo um barranco. A Foz do Carvalhoso fica nas brenhas da serra... ambos são acessíveis por estrada. Os outros lugares só por estradões. A condição de em serem umas 3 da tarde e já está tudo à sombra verifica-se.

João Paulo... faz um teste primeiro, usa o termometro do carro mais vezes. Quase toda a gente sabe no forum que Aljezur tem inversões malucas porque o IPMA tem lá uma estação com dados. A estação da agricultura do algarve não apanha nada desse género. Mas é esse o efeito que se quer apanhar, vales mais fechados para onde o ar frio possa fluir.

Frio a sério, sei pelo fórum... só na zona de Bragança.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Há uns tempos havia uma estação mesmo no vale de Bucelas a depositar dados, lembro-me de comentar com alguns membros aqui do fórum que até parecia ser bug, mas aquilo lá arrefece mesmo muito.

Aí no teu concelho tens sitios bem interessantes, Bucelas é certamente um deles.
Agora instalaram uma estação em Fanhões, possivelmente ainda está em testes,os dados parecem me errados.
 
  • Gosto
Reactions: belem

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Agreste, através da carta dissipam-se muitos porquês.
São dezenas, para não dizer centenas de valeiros a depositar ar frio na várzea de Aljezur, estamos perante uma inversão um pouco diferente do habitual, os registos de -7ºC demonstram isso mesmo.
A estação encontra-se numa zona de confluência de linhas de água,isso é relevante.
Acredito que a zona sul da várzea poderá ser menos fria que o local onde está instalada a estação, claro que não tenho dados que sustentem esta afirmação, mas olhando para a movimentação do fluxo de ar frio, leva-me a afirmar isso.


2wlwuua.jpg


Nota: Simbolo verde correponde a EMA de Aljezur.

__________


Boas!

Gostava que os membros mais experientes nesta matéria de inversões térmicas, me dissessem se devo colocar um datalogger nesta zona onde indiquei no Google Earth. Não sei se este lugar tem alguma "fonte" de arrefecimento ou se é um lugar como outro qualquer:huh: , sei sim que este ano em Janeiro , passei por lá e verifiquei que a temperatura desceu 2ºC! (Termómetro do carro).:unsure:

Coordenadas: 41° 4'44.87"N 8°34'38.58"W

Segundo vejo é um pequeno vale, é normal que exista essa diferença de temperatura, como Agreste disse, tenta passar mais vezes para confirmares o padrão térmico daquela pequena depressão. Estive a ver no google earth e fiquei um pouco confuso com o movimento do fluxo de ar frio, com a respectiva carta tira-se as dúvidas.
 
Última edição: