Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Aí no teu concelho tens sitios bem interessantes, Bucelas é certamente um deles.
Agora instalaram uma estação em Fanhões, possivelmente ainda está em testes,os dados parecem me errados.

Sim, é verdade.

Gostava de comprar mais uns 2 sensores do LIDL para investigar, primeiramente, aqui a minha zona residencial.

Fazer medições noutros pontos do concelho será complicado para mim, Bucelas fica bastante longe e não conheço o sítio.

Quanto à estação de Fanhões, as máximas são notoriamente erradas, as mínimas devem ser credíveis, mas sem conhecer as condições de instalação é irrelevante fazer conclusões.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Quanto à estação de Fanhões, as máximas são notoriamente erradas, as mínimas devem ser credíveis, mas sem conhecer as condições de instalação é irrelevante fazer conclusões.

Falando nas minimas, que é mais do meu interesse, acho que os valores também não estão correctos.
Na ultima madrugada a estação registou uma minima de 16ºC, acho demasiado alta( tendo em conta as excelentes condições que o local apresenta para ocorrerem noites frias), embora já tenha reparado que nunca fica vento nulo, ou seja, a inversão não consegue intensificar-se, o proprio vale tem como orientação Norte-Sul, portanto, facilmente entra vento de Norte e estraga tudo.
Possivelmente a melhor maneira de saber se as minimas estão correctas é esperar por uma madrugada de vento nulo.
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Possivelmente a melhor maneira de saber se as minimas estão correctas é esperar por uma madrugada de vento nulo.

Sim... Mesmo que me desloque até lá, pelas coordenadas da estação que estão no WU, a estação fica numa propriedade privada resguardada, possivelmente sem vista desde a estrada pública. Mas tentar não custa, tenho passe da RL talvez na próxima sexta-feira vá lá investigar.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Existe outro pormenor importante, a humidade.
Qualquer vale chega aos 90% HR num instante, o valor maximo da ultima madrugada foi de apenas 66%.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim... Mesmo que me desloque até lá, pelas coordenadas da estação que estão no WU, a estação fica numa propriedade privada resguardada, possivelmente sem vista desde a estrada pública. Mas tentar não custa, tenho passe da RL talvez na próxima sexta-feira vá lá investigar.

Ok, se conseguires mais informações depois partilha, obrigado.
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Este sitio tem bastante potencial,se tudo correr bem, vou fazer alguns registos por lá.
As únicas informações que tenho do local é que a formação de geada é bem agressiva, e no ultimo inverno foram registados -6ºC, num carro.

Local: Vale do rio cuco(Junqueiros,Mafra)



swbryf.jpg



Existem também 2 outros locais com muito potencial.

Cheleiros/Carvalhal (Mafra)
Codeçal (Mafra)
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
No dia 12 de Fevereiro de 1983 registou-se -17,5ºC neste vale colado a Bragança numa situação de inversão térmica potenciada pela neve no solo:

https://www.google.pt/maps/@41.7809...ata=!3m4!1e1!3m2!1sKxZqWQjC5JID4QvR0qcVyA!2e0

Penso tratar-se da temperatura mais baixa registada numa estação meteorológica convencional em Portugal.

Mas na região há zonas com melhores condições, vales de maior altitude e mais encaixados que este. Em Espanha próximo à fronteira portuguesa já foram registadas temperaturas inferiores a -20ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas!
Deixo aqui fotos que tirei dia 16-02-2014 , no Sabugueiro-Seia:

OOBM3ik.jpg

Y0FaLtu.jpg

oUyqOYK.jpg

GOVCp5w.jpg

QL221QF.jpg

Na altura fiz a medição de temperatura com o termómetro da AURIOL (registei minima de -1,6ºC:cold:),na zona onde tirei as primeiras fotos.
Este inverno vou lá varias vezes! Vou tentar colocar um datalogger lá mais para baixo , junto da ribeira.
8C2GKkv.jpg

(setas azuis : corrente de um ribeiro que passa por lá)
(sensor: local onde quero colocar datalogger este inverno)



Boas fotos JoãoPaulo,

Fazes bem em instalar o datalogger mais abaixo, proximo da linha de água principal, segundo vi ainda são uns 30/40m, ou seja, podes ter muito bem uma diferença de 3ºC/4ºC ( zona mais sombria e recebe ar frio da zona onde nasce o Alva)
Encontrei esta foto, por aqulilo que percebi trata-se da zona onde pretendes instalar o datalogger, junto ao rio Alva.

ndmwxl.jpg


Fonte: http://www.panoramio.com/photo_expl..._photo_id=13475738&order=date_desc&user=71024
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e Cadito

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
O covão da Ametade, na Serra da Estrela é provavelmente o vale encaixado mais alto de Portugal, fica a mais de 1400m de altitude, possivelmente deve ter condições para reter bastante ar frio em situações de estabilidade atmosférica.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O covão da Ametade, na Serra da Estrela é provavelmente o vale encaixado mais alto de Portugal, fica a mais de 1400m de altitude, possivelmente deve ter condições para reter bastante ar frio em situações de estabilidade atmosférica.



Coordenadas do lugar, tens ?

Falando na serra da Estrela, já lá estiveram investigadores a estudar as inversões em alguns vales.

http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1647/1341

http://www.researchgate.net/publica..._climatopes_of_the_Serra_da_Estrela_(Portugal) (Carregar em view)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Cadito