Este esquema foi desenhado e pensado para que se possa aplicar em sensores da estação 4-LD1558 da digi-tech (pode funcionar noutras cujo LED não pisque, se alguém estiver interessado post em baixo
).
Estes sensores (que também pode acontecer com outros...) têm um LED que pisca sempre que envia os dados para a consola.
A ideia (que penso ter sido conseguída) é colocar um motor eléctrico de 3V (pode ser encontrado em brinquedos, escovas de lavar os dentes, ...), com uma hélice ponta do seu eixo rotativo que fará com que o ar circule dentro de um RS ou até mesmo de uma caixa feita em esferovite (por exemplo).
Assim, sempre que o LED acende o motor vai arrancar e estará a trabalhar até que o LED se apague, ou seja, o motor estará a trabalhar cerca de 2s por cada minuto (1s de funcionamento de 30 em 30s). O tempo suficiente para que o ar circule por entre o "túnel" de esferovite onde se localiza o sensor.
No esquema 1 mostra onde ligar os fios e como deve ficar tudo disposto (o LED1 pertence ao sensor).
O que acontece é que quando o Led acende, o transístor Q1 vai permitir a passagem da tensão oriunda da pilha de 9v e vai fechar o relé. Este ao estar fechado, irá permitir também a passagem de corrente da bateria de 3v em direcção o motor e faz com que este comece a girar.
Todos os componentes podem ser comprados numa casa da especialidade ou (como eu faço) encomendando pela internet (preço total a rondar os 5 euros, não incluindo o motor nem a protecção em si).
Qualquer dúvida que surja, é só colocar que eu terei todo o prazer em responder.
Esquema 1
Quem estiver interessado, contacte-me que eu posso fornecer a lista dos materiais necessários (que não serão tantos quantos os apresentados no esquema, mas eu tive de me "remediar" assim)
Espero ter contribuído com mais alguma coisa útil
.
--------------------------
Este circuito tem muitas vantagens quando comparado com um RS com a circulação forçada ar durante 24h.
Permite a igual circulação de ar e o consumo de energia é relativamente baixo. No caso do RS, seria necessário uma bateria a debitar constantemente energia para o motor, coisa que não acontece com este sistema.
Pode-se dizer que como a distância entre cada arranque é de 30s (ou até mais) a pilha tem tempo para "repousar"... imaginem um mp3 a pilhas, que a certa altura se desliga. Se mais tarde o tentarem ligar vão conseguir! O mesmo pensamento pode ser utilizado aqui.
"Em carácter, em comportamento e em todas as coisas, a suprema excelência está na simplicidade" - Longfellow, Henry
Abraço

Estes sensores (que também pode acontecer com outros...) têm um LED que pisca sempre que envia os dados para a consola.
A ideia (que penso ter sido conseguída) é colocar um motor eléctrico de 3V (pode ser encontrado em brinquedos, escovas de lavar os dentes, ...), com uma hélice ponta do seu eixo rotativo que fará com que o ar circule dentro de um RS ou até mesmo de uma caixa feita em esferovite (por exemplo).
Assim, sempre que o LED acende o motor vai arrancar e estará a trabalhar até que o LED se apague, ou seja, o motor estará a trabalhar cerca de 2s por cada minuto (1s de funcionamento de 30 em 30s). O tempo suficiente para que o ar circule por entre o "túnel" de esferovite onde se localiza o sensor.
No esquema 1 mostra onde ligar os fios e como deve ficar tudo disposto (o LED1 pertence ao sensor).
O que acontece é que quando o Led acende, o transístor Q1 vai permitir a passagem da tensão oriunda da pilha de 9v e vai fechar o relé. Este ao estar fechado, irá permitir também a passagem de corrente da bateria de 3v em direcção o motor e faz com que este comece a girar.
Todos os componentes podem ser comprados numa casa da especialidade ou (como eu faço) encomendando pela internet (preço total a rondar os 5 euros, não incluindo o motor nem a protecção em si).
Qualquer dúvida que surja, é só colocar que eu terei todo o prazer em responder.

Esquema 1
Quem estiver interessado, contacte-me que eu posso fornecer a lista dos materiais necessários (que não serão tantos quantos os apresentados no esquema, mas eu tive de me "remediar" assim)
Espero ter contribuído com mais alguma coisa útil

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Este circuito tem muitas vantagens quando comparado com um RS com a circulação forçada ar durante 24h.
Permite a igual circulação de ar e o consumo de energia é relativamente baixo. No caso do RS, seria necessário uma bateria a debitar constantemente energia para o motor, coisa que não acontece com este sistema.
Pode-se dizer que como a distância entre cada arranque é de 30s (ou até mais) a pilha tem tempo para "repousar"... imaginem um mp3 a pilhas, que a certa altura se desliga. Se mais tarde o tentarem ligar vão conseguir! O mesmo pensamento pode ser utilizado aqui.
"Em carácter, em comportamento e em todas as coisas, a suprema excelência está na simplicidade" - Longfellow, Henry
Abraço
