Protecção para sensor com sistema de circulação de ar

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Este esquema foi desenhado e pensado para que se possa aplicar em sensores da estação 4-LD1558 da digi-tech (pode funcionar noutras cujo LED não pisque, se alguém estiver interessado post em baixo;)).

Estes sensores (que também pode acontecer com outros...) têm um LED que pisca sempre que envia os dados para a consola.

A ideia (que penso ter sido conseguída) é colocar um motor eléctrico de 3V (pode ser encontrado em brinquedos, escovas de lavar os dentes, ...), com uma hélice ponta do seu eixo rotativo que fará com que o ar circule dentro de um RS ou até mesmo de uma caixa feita em esferovite (por exemplo).
Assim, sempre que o LED acende o motor vai arrancar e estará a trabalhar até que o LED se apague, ou seja, o motor estará a trabalhar cerca de 2s por cada minuto (1s de funcionamento de 30 em 30s). O tempo suficiente para que o ar circule por entre o "túnel" de esferovite onde se localiza o sensor.

No esquema 1 mostra onde ligar os fios e como deve ficar tudo disposto (o LED1 pertence ao sensor).

O que acontece é que quando o Led acende, o transístor Q1 vai permitir a passagem da tensão oriunda da pilha de 9v e vai fechar o relé. Este ao estar fechado, irá permitir também a passagem de corrente da bateria de 3v em direcção o motor e faz com que este comece a girar.

Todos os componentes podem ser comprados numa casa da especialidade ou (como eu faço) encomendando pela internet (preço total a rondar os 5 euros, não incluindo o motor nem a protecção em si).

Qualquer dúvida que surja, é só colocar que eu terei todo o prazer em responder.

circuitosensorconeces-1.jpg

Esquema 1

Quem estiver interessado, contacte-me que eu posso fornecer a lista dos materiais necessários (que não serão tantos quantos os apresentados no esquema, mas eu tive de me "remediar" assim)


Espero ter contribuído com mais alguma coisa útil :unsure:.

--------------------------

Este circuito tem muitas vantagens quando comparado com um RS com a circulação forçada ar durante 24h.
Permite a igual circulação de ar e o consumo de energia é relativamente baixo. No caso do RS, seria necessário uma bateria a debitar constantemente energia para o motor, coisa que não acontece com este sistema.
Pode-se dizer que como a distância entre cada arranque é de 30s (ou até mais) a pilha tem tempo para "repousar"... imaginem um mp3 a pilhas, que a certa altura se desliga. Se mais tarde o tentarem ligar vão conseguir! O mesmo pensamento pode ser utilizado aqui.


"Em carácter, em comportamento e em todas as coisas, a suprema excelência está na simplicidade" - Longfellow, Henry


Abraço ;)
 


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Aqui ficam algumas fotos do meu abrigo a funcionar em pleno com o sistema de circulação de ar.

Espero que gostem e comentem! Os erros detectam-se com a ajuda de todos. Se houver algo que possa ser melhorado DIGAM-NO! ;)

Nota: o sensor ainda é o antigo, pois o novo não chegou ainda.

IMG_3212.jpg


IMG_3214.jpg


IMG_3216.jpg


IMG_3218.jpg


IMG_3219.jpg


IMG_3220.jpg


IMG_3222.jpg


IMG_3225.jpg


Deu-me algum trabalho :D nesta última foto podem ver o na testa uma prova disso :hehe:.


Abraço! :thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Mais uma opção que pode ser usada.

O esquema abaixo mostra como podem ter o motor a rodar sempre que o sensor envia os dados para a consola, mas só durante o dia.
Assim que começar a escurecer o sistema desliga-se e assim permanece até ao amanhecer.

Este método tem a vantagem de poder poupar energia (de noite a típica "aragem" é suficiente para ir arrefecendo o sensor) e de, no meu caso, durante a noite não ouvir o relé a fechar e a abrir, assim como o motor.

NOTA: Um LDR (Light Dependent Resistor) é um tipo de resistência cuja resistência varia conforme a intensidade de radiação electromagnética do espectro visível que incide sobre ele.
Quanto mais luminosidade houver menos resistência o LDR oferece à passagem de corrente.
O símbolo electrónico não é o apresentado no esquema, mas é o mais semelhante que encontrei.

Cá fica o esquema (onde diz R1 tem de ligar ao - da pilha de 9):

sensorsdia.jpg


Foto do LDR já instalado no abrigo:

IMG_3230.jpg
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Quanto a mim resta-me esperar para ver quanto tempo irá durar... :lmao:.

Sinceramente (e podem chamar-me louco) eu prefiro construir estas coisas do que as comprar...
Eu diverti-me imenso a montar todo o abrigo assim como o sensor, já para não falar em tudo o que aprendi!

Abraço :thumbsup:

Bem, mas é preciso ter material, jeito, genica e muita paciência...

Mas desde já, os meus paarbéns...:D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá Dave...

Deduzo que os sensores divergem muito quanto à sua detecção de temperatura e humidade dependendo do número e formato dos orifícios.
A ideia aqui exemplificada não está muito longe do que idealizava o que até a complementa e por isso desde já te agradeço pelo que considero ser uma grande dica, sobretudo quanto à concepção da caixa.
Acho que por exemplo o meu sensor para além de obviamente ser sensível à forte radiação dada à existência de muitos brancos junto à minha casa, que também é branca, a sensibilidade deste na captação da “Hr” parece estar muito dependente da existência do vento e sua velocidade que conjugado com a radiação são factores que me levam a que habitualmente só apresente registos a partir do final de cada tarde, porque também ainda não arranjei um abrigo para ele, o que espero resolver muito em breve!
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Ora muito obrigado a todos pelas opiniões e pela "força" :thumbsup:.

Agora por partes:
*Pedro, de facto é necessário algum material... mas veja-se que não é nada de muito difícil arranjar. Por exemplo (para o esquema 1) precisa de um carro de brincar com motor, um rádio estragado, uma pilha de 9v e mais 2 de 1,5v. O mais difícil de arranjar "em casa" é sem dúvida o relé, mas na minha opinião é muito mais cómodo encomendar tudo.
Ex: transístor - 0,30€; relé - 2€; -> para fazer o 1º esquema é só (mais as pilhas e o motor que em casa deverá ter).
O 2º esquema é mais complexo, pois é necessário um divisor de tensão que tem de ser calculado, bla bla bla...
Eu optei pelo 2º porque o meu pai não conseguía dormir com o motor a trabalhar, mas só por isso, porque até os dados ficariam mais viáveis com o 1º.
Ah, sobre a paciência... é preciso ter alguma também :D. Ontem cheguei tarde a casa e comecei a montar o LDR, mas há sempre qualquer coisa que escapa ou fica mal soldado, ..., conclusão, eram 2h15 quando terminei e fui para a caminha :confused:.
Mas o resultado compensa!

*stormy, já vamos ver o problema no próximo post :thumbsup:.

*joseoliveira, deduz muito bem! Eu notei uma grande diferença, mas quando vier o novo sensor, depois faço um teste entre a diferença de dados e coloco aqui no fórum.
Para a construção da caixa, necessita apenas de uma placa de esferovite e aqueles respiradores de persianas podem ser comprados em qualquer drogaria ou loja de materiais para construção.
Quando tentar fixar as placas, depois de cortadas, faça-o com cola quente (daquelas pistolas que se vendem nos chineses). É um óptimo isolador e segura muito bem todas as partes!
O resto é imaginação...


abraço:thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Gostava de saber como é que o sistema reconhece que o LED se acendeu?
Obrigada

Boas,

Tem de se ligar dois fios ao LED.
O fio do lado positivo liga-se à base do transístor e o fio do lado negativo, liga-se ao negativo da pilha de 9v.

Assim, sempre que o LED acende, o transístor liga a pilha de 9v ao relé, que faz com que este fique magnetizado e feche o circuito bateria de 3v - motor.

Fiquei na dúvida se terei respondido ao que me pediu ou se interpretei mal. Se for esse o caso, esclareça aqui um pouco mais :cool:.



STAY:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas,

Tem de se ligar dois fios ao LED.
O fio do lado positivo liga-se à base do transístor e o fio do lado negativo, liga-se ao negativo da pilha de 9v.

Assim, sempre que o LED acende, o transístor liga a pilha de 9v ao relé, que faz com que este fique magnetizado e feche o circuito bateria de 3v - motor.

Fiquei na dúvida se terei respondido ao que me pediu ou se interpretei mal. Se for esse o caso, esclareça aqui um pouco mais :cool:.



STAY:thumbsup:

mas o LED é um transistor?? eu pensava que era um diodo....
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
mas o LED é um transistor?? eu pensava que era um diodo....

:confused:

Um LED é um díodo que emite luz (Diodo Emissor de Luz).

Esse LED está dentro da protecção do sensor, ou seja, dentro da caixa...

Como está escrito em cima, o LED pertence ao sensor! Tudo o resto é que já é montagem.

Primeiro:
Tem de se ligar dois fios ao LED.

Segundo:
O fio do lado positivo liga-se à base do transístor e o fio do lado negativo, liga-se ao negativo da pilha de 9v.


;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
:confused:

Um LED é um díodo que emite luz (Diodo Emissor de Luz).

Esse LED está dentro da protecção do sensor, ou seja, dentro da caixa...

Como está escrito em cima, o LED pertence ao sensor! Tudo o resto é que já é montagem.

Primeiro:


Segundo:



;)
Mas que transistor?
So mais uma coisa, para que serve o relé?