Protecção para sensor com sistema de circulação de ar

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
olá *Dave*
Visto que optaste pela solução de um abrigo com este material, só mesmo com ventilação forçada para obteres resultados considerados minimamente reais.
Boas.

Penso que os membros do fórum estão a generalizar um pouco no que toca ao material. De facto aquece bem, mas ao sol, porque à sombra a imagem em baixo diz tudo (temperaturas no momento em que estava a escrever este post).
IMG_3466.jpg


olá *Dave*
Reparei que o ventilador que foi fixado no topo dessa "cúpula" parece estar um pouco distante da abertura do tecto do abrigo!

Como sugestão penso que devias encontrar uma forma de coloca-lo precisamente ao nível da abertura desse mesmo tecto para que não haja qualquer perda no efeito de extracção do ar que se encontra no espaço do sensor, ou seja, pretendes extrair totalmente o ar do abrigo e não do interior da cúpula, certo?
Mas assim ia perder o efeito de sucção que esse cúpula proporciona.
Como estão a ser aplicas as correntes ideais ao funcionamento do motor este tem um bom poder de extracção. Dentro de casa coloquei dois lenços perto dos ventiladores e assim que se inicia a extracção de ar, estes aproximam-se de imediato...
Agora pegando na sugestão que deu, ia encontrar um problema: em funcionamento, ia apenas "puxar" o ar de baixo para cima, não obrigando à sua expulsão...

Outro pormenor é as aberturas por onde sai o ar do interior na cúpula; claro que devem existir as suficientes que de outro modo a ventilação do abrigo sairia prejudicada, mas deste modo, como ficará o sensor protegido da radiação? Calculo que fique exposto o suficiente ao ponto de colocar em causa a credibilidade dos valores! :intrigante:

Os ventiladores são construídos para que o ar possa circular, mas nem chuva nem radiação possa entrar.
Quanto à cúpula onde se localiza o "extractor", os pequenos furos não permitem que o sensor (que está mais abaixo) seja atingido directamente pela radiação solar. Embora a radiação difusa possa ter alguma influência, penso que não será significativa.

Por norma quem faz abrigos com este material, queixa-se que aquecem muito... no meu caso (este é o segundo que faço) o problema reside no facto de me parecer demasiado fresco.


Obrigado pelas opinião ;).

Abraço
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Dave, eu pelo menos não generalizo, referi esse material por ter passado pela experiência e não fiquei satisfeito, mas cada caso é um caso e até admito que sejas bem sucedido em usá-lo!

O efeito de sucção que o ventilador proporciona pode no teu caso funcionar sem problemas, afinal o espaço de ar em causa é tão pequeno que dificilmente ficaria sem qualquer efeito, mas o que queria dizer era que o ar ao ser extraído da área do sensor para a parte de cima na cúpula, para que mesmo numa pequena percentagem o ar eventualmente não fosse desviado mas sim pela única saída que seria por entre as hastes do ventilador como única abertura, pudesse deste modo criar uma extracção mais eficaz, daí que sugeri a sua colocação ao nível e se possível fixo ao tecto do abrigo!

Poderá ser apenas uma questão de pormenor, mas que pode fazer a diferença...

Acerca da possível entrada de radiação através dos orifícios da cúpula, se confirmas que mesmo sob a hipótese de minimamente haver ainda que difusa entrada dessa radiação, os efeitos não são significativos, óptimo! ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Acerca da possível entrada de radiação através dos orifícios da cúpula, se confirmas que mesmo sob a hipótese de minimamente haver ainda que difusa entrada dessa radiação, os efeitos não são significativos, óptimo! ;)

joseoliveira, agradeço os seus comentários/opiniões ;).

Quanto ao excerto em cima, posso-lhe garantir que os efeitos não são significativos.
Este abrigo (agora mais pequeno que na versão anterior) já foi apelidado de "congelador" :lol:, pois consegue manter sempre uma temperatura inferior em relação ao outro :confused:, excepto nas mínimas que são iguais.

Como já o amigo Daniel Vilão me disse numa conversa privada, o abrigo não arrefece o ar, só por estar lá dentro, ou seja, afinal o "congelador" não "congela" nada :lmao:.

Mas continuo sempre com os testes.


Abraço;)
 

tdda

Cirrus
Registo
18 Ago 2009
Mensagens
29
Local
Camarnal, Alenquer (50mts)
Boas Dave,

Acho que as diferenças se devem essencialmente aos materiais utilizados.

O RS á esquerda pelo que me parece na foto é feito de plástico extremamente fino e duvido que seja opaco suficiente para resistir á radiação indirecta.

Tb tenho algumas dúvidas se será suficientemente ventilado.

Quanto ao RS da direita, interessante o teu engenho fico á espera de novas evoluções. Parece eficaz, pelo menos permanentemente á sombra.

Cpts