Qual será a cidade menos chuvosa de Portugal?

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O local menos chuvoso de Portugal deverão ser as Ilhas Selvagens, já em Portugal Continental talvez as ilhas Barreira da Ria Formosa no Algarve.

Entre as sede de Concelho talvez seja entre Mértola ou Alcoutim. :unsure:

O local mais seco é a Ilha Deserta que pertence a Faro.

Logo, não deverá andar muito longe das Ilhas Barreira, diria mesmo que pode ser Olhão. Praticamente, Olhão está sempre em último em termos de precipitação no Algarve.

As frentes, ás vezes morrem aqui e ressuscitam em Tavira. Os episódios que trazem mais precipitação, são as trovoadas e o vento de SE.

Eu cá voto em Olhão. :D
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu cá voto em Olhão. :D

Olhão - 501 mm
Tavira - 490 mm
Vila Real de Santo António - 483 mm
Castro Marim - 483 mm

Eu sei que são valores interpolados, mas Olhão não me parece que seja a cidade menos chuvosa de Portugal... ;)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Posso ter sido iludido pelo título do post, mas o lugar menos chuvoso de Portugal são as ilhas Selvagens, nem sequer há dúvidas. Eu estava a pensar em cidades, ou pelo menos, sedes de concelho, como foi dito
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Posso ter sido iludido pelo título do post, mas o lugar menos chuvoso de Portugal são as ilhas Selvagens, nem sequer há dúvidas. Eu estava a pensar em cidades, ou pelo menos, sedes de concelho, como foi dito
Não estás de facto iludido, o título do tópico é mesmo sobre as cidades menos chuvosas de Portugal. :)
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Sim o cabo Raso tem uma média anual entre os 300-400 mm.
Não estou a conseguir encontrar um mapa da distribuição da precipitação anual do concelho de Cascais, assim partilhava no post.
Sim, mandei um email ao IPMA e perguntei se poderiam disponibilizar dados da precipitação média anual da estação do cabo Raso, vamos ver.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Outra zona bem curiosa a nível da precipitação é a zona de Sagres. Como é um "promontório" plano e baixo rodeado de mar, há pouco efeito orográfico, logo a vila de Sagres está entre as mais secas do país. :rolleyes:
De acordo com os dados deste sítio, a média de precipitação em Sagres é de 465 mm. Ou seja, abaixo de Vila Real de Santo António. Pode bem ser uma das localidades menos chuvosas de Portugal. ;)
 
  • Gosto
Reactions: frederico

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim, mandei um email ao IPMA e perguntei se poderiam disponibilizar dados da precipitação média anual da estação do cabo Raso, vamos ver.

Vi num relatório sobre climatologia, que a precipitação média anual no período de 10 anos 1998 a 2008 da estação do Raso rondava os 300 mm, valor impressionante, muito baixo mesmo.
Boa, depois partilha os dados.
A referida estação é relativamente "recente" , foi instalada em 1995.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Outra zona bem curiosa a nível da precipitação é a zona de Sagres. Como é um "promontório" plano e baixo rodeado de mar, há pouco efeito orográfico, logo a vila de Sagres está entre as mais secas do país. :rolleyes:
De acordo com os dados deste sítio, a média de precipitação em Sagres é de 465 mm. Ou seja, abaixo de Vila Real de Santo António. Pode bem ser uma das localidades menos chuvosas de Portugal. ;)
http://meteo-climat-bzh.dyndns.org/listenormale-1971-2000-1-p175.php
Este site (atenção que demora muito a abrir) possui dados de poucos lugares, mas parece-me bastante completo e fidedigno

Vi num relatório sobre climatologia, que a precipitação média anual no período de 10 anos 1998 a 2008 da estação do Raso rondava os 300 mm, valor impressionante, muito baixo mesmo.
Boa, depois partilha os dados.
A referida estação é relativamente "recente" , foi instalada em 1995.
São 23/24 anos de dados, o IPMA tem normais de estação com períodos menores, Castelo Branco tem normal 1971-00 apesar de a estação ser de 1985, por exemplo
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Já estive a fazer mais umas pesquisas, e não há dúvidas de que a cidade menos chuvosa de Portugal é Vila Real de Santo António (482 mm anuais).
Já a capital de concelho menos chuvosa é Vila Baleira, no Porto Santo (355 mm anuais). :rain:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Na antiga normal 61-90, os valores eram mais ou menos estes:

VRSA: ~490 mm
Faro: 524 mm
Tavira: 570 mm

Na normal 41-70 Faro e VRSA têm menos de 500 mm e Tavira tem mais de 550 mm. Há uma normal do início do século que tem menos de 300 mm para Albufeira. No caso do Algarve a cidade mais seca deverá ser Vila Real de Santo António ou Albufeira, mas a povoação mais seca poderá ser Sagres.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Por outro lado é preciso ter em conta que o vale do Guadiana é mais seco que o Algarve... Serpa por exemplo tem em média menos 100 mm de chuva por ano que Faro, e menos 150 mm em relação a Beja. Mas para oriente a precipitação volta depois a aumentar devido ao efeito orográfico das serras de Aracena e da metade sul da Estremadura espanhola. Portanto as povoações dos concelhos de Mértola ou Serpa perto do rio ou de ribeiras também têm valores de precipitação baixos.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
O vale do Guadiana, em termos de continente, será sem dúvida uma das zonas menos pluviosas. O eixo Moura-Serpa-Mértola é bastante seco (isto a "olhómetro"). Outro aspeto que merece destaque é o regime irregular das chuvas. Por vezes lá ocorrem uns períodos (por vezes apenas um dia ou dois) de chuvas intensas - quase sempre em situações de instabilidade atmosférica - e depois voltam longos períodos secos, mesmo durante o inverno.
Obviamente que isto é uma análise empírica e baseada na falível memória meteorológica. Mas quando faço o exercício de comparação das minhas "vivências climáticas", i.e., Beira Alta (Viseu e Manteigas) e Litoral (Aveiro), esta é a zona mais sufocantemente árida em que já vivi... o que não é de admirar, mas não deixa de ser notável.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Há uns anos vi um estudo sobre trovoadas em Portugal, o sudeste alentejano era da zonas do país com mais dias de trovoada. Em estações de transição a serra de Aracena é um ninho de células, que afectam os concelhos de Mértola, Alcoutim, Serpa, Barrancos, Moura. Infelizmente esses eventos são cada vez menos frequentes, recordo-me de meses de Setembro ou Maio extraordinários nos anos 90, com as células a chegar ao litoral ao final da tarde.