Que temperatura tens dentro de casa ?



meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
29,7ºC :calor: o recorde deste ano.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
35ºc ou 25ºc? é que a máxima do aeroporto não chegou aos 35ºc que tal piscina cá fora e pedes um radiaton shield ao geiras para a casa toda :lol: em minha casa estão 30ºc e tenho um bocado de frio :unsure:

Eu não moro no Aeroporto, felizmente tenho casa própria :lmao::lmao: o
O Aeroporto fica junto ao mar, não tenho piscina nem Ar Condicionado e a minha casa é de varanda.
E poupa-me a tua lenga lenga dos 30º e tenho frio
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu só pude verificar a temperatura com um instrumento ontem pela manhã, quando entrei em pânico, cismada com o ar seco e a pensar na saúde da gatinha com este calor, e fui a correr para montar o A/C que esteve encostado desde a mudança de casa. O A/C mostrou-me então a temperatura interior no momento, 25C... Bem longe dos 40C que era o dia-a-dia da casa onde morava no ano passado, perto da baixa do Porto.

Não valia a pena ter o A/C ligado, pois estava a entrar sol pela fresta necessária para o tubo na janela, então fiquei mais calma e resolvi comprar outra ventoinha para casa. Tenho agora 2, um com humidificador (gaveta para água/gelo) e outro normal; com os dois ligados 24 horas por dia a temperatura tem estado muito agradável, e imagino, por comparação a ontem, que agora esteja perto dos 20C.

Alguns conselhos aos que sofrem com o calor como eu, tanto física como psicologicamente:

1) Tentem mudar de casa, se possível, isso do calor excessivo tem mesmo muito a ver com a construção em si. Se mudar de casa for uma opção, procurem uma casa com janelas na direcção nascente. Poente, na minha experiência, é péssima escolha. Ao escolherem a casa, verifiquem que todas as janelas tenham estores que sejam capazes de isolar minimamente a temperatura. Visitem a casa quando o sol esteja a bater e toquem no vidro das janelas, nos caixilhos e mesmo nas portas de entrada e verifiquem se estão quentes (no ano passado houve quem queimasse a mão ao tocar na porta de entrada do prédio secular onde eu morava).

2) O A/C é uma opção, e o splitter será a melhor escolha, mas se a casa não puder comportar um, então os de rodinhas podem ser uma boa opção. O que eu tenho é excelente, mas faz um pouco de barulho a mais, e à noite pode ser um problema (verifiquem o nível de ruído do aparelho antes de comprá-lo). Há sempre a questão da abertura na janela, também, o que pode ser incómodo ou mesmo impeditivo.

3) Ventoinhas e humidificadores só são eficientes em casas que não aquecem muito, e podem amenizar a temperatura mas não irão melhorar muito a situação quando a casa está sobreaquecida. Neste caso, será melhor não gastar nisso e economizar para um bom A/C.

4) Tomem água o dia todo e banhos com água fresca, ao menor sinal de indisposição procurem um médico.

Desculpem o post gigantesco, mas sofri muito com isso no ano passado e julgo ter aprendido alguma coisa que ajudou a melhorar a situação, é no sentido de também tentar ajudar os outros que o escrevo.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Estamos a entrar na época em que acaba o vento, vem o tapete de nuvens humidade alta e temperaturas nos 20/25ºC, altamente desagradável como é o caso de hoje, tou com 25ºC e 65% dentro de casa e não dá para arrefecer porque na rua estão 20ºC e a mínima não deve ir muito abaixo dos 17/18ºC. O pessoal do interior começa a ficar com as noites frescas o que é bom para refrescar a casa, mas no litoral é o sofrimento que referi anteriormente.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Aqui 26 C. Eu abro pouco as janelas porque me constipo com facilidade e à noite ainda menos por causa das traças e dos mosquitos. Nesta altura do ano também esta temperatura é quase ideal, não estamos exatamente no final do Inverno.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Estamos a entrar na época em que acaba o vento, vem o tapete de nuvens humidade alta e temperaturas nos 20/25ºC, altamente desagradável como é o caso de hoje, tou com 25ºC e 65% dentro de casa e não dá para arrefecer porque na rua estão 20ºC e a mínima não deve ir muito abaixo dos 17/18ºC. O pessoal do interior começa a ficar com as noites frescas o que é bom para refrescar a casa, mas no litoral é o sofrimento que referi anteriormente.

A solução que encontrei, e que tem tido um resultado razoável até agora, foi simplesmente não activar o modo de esteira de água do ventilador/humidificador, para não aumentar ainda mais a hr.
O ventilador normal também está sempre ligado, e se a situação piora durante o dia, então a solução é cerrar as persianas mas deixar os vidros abertos. Mesmo que não haja muito sol, a impressão que tenho é que até a claridade aquece o ambiente da casa.

Hoje eu ia deixar a persiana levantada por causa da gatinha, mas apercebi-me que:
1- Ela odeia a luminosidade irritante dos dias parcialmente encobertos, e eu também aliás;
2-O calor tornou-se insuportável com a persiana levantada;
3-Os mosquitos passam com facilidade pelas frestas do vidro que deixo abertas, imagino como seria se a janela estivesse totalmente aberta...

Conforme que a resposta que encontrei passa por criar sombras dentro de casa, ao cerrar as persianas por exemplo, e criar um fluxo de ar interno. Já não fará sentido talvez comprar um A/C este ano, mas recomendo então os ventiladores, que funcionam muito bem para arrefecer este ar abafado.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Estamos a comecar a fazer a transicao do verao para o outono progressivamene e comeca a manifestar - se a principal carateristica do nosso outono , que e tempo ameno e HR muito elevada .

E , se ate agora , quem sofreu mais com as temperaturas dentro de casa foram os colegas do Interior , a partir de agora quem vai comecar a sofrer mais e o pessoal do Litoral .
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
No meu quarto estão 28,6ºC e 51% de HR, mas no memorável Verão de 2003 cheguei a registar 33,3ºC e 27% de HR. Na cozinha, que é por óbvias razões a divisão mais quente da casa, tenho por esta altura 30,1ºC e 60% de HR porque a casa está a arejar com a corrente de ar.