Que temperatura tens dentro de casa ?

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
O auriol que comprei no Domingo tem mostrado que a temperatura dentro de casa é muito estável, sendo que a presença do aquecedor e de tapetes forrados (6 camadas dos mais diversos materiais) na sala fazem toda a diferença. O quarto é gelado, quase sempre na marca dos 12C, e a sala por volta dos 14C sem aquecedor e com 14,7C com o mesmo ligado (já se vê que é mesmo muito pouco eficiente).

Hoje, no entanto, noto alguma diferença: 15,5C na sala e 13,4C no quarto, e já está muito mais agradável!

Gosto do inverno, mas isso de passar frio por causa de pisos gelados, mal pensados, e aquecedores que só fazem uma grande diferença na hora de pagar a factura de energia não está com nada! :/
 
  • Gosto
Reactions: blade e Rachie


Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
O auriol que comprei no Domingo tem mostrado que a temperatura dentro de casa é muito estável, sendo que a presença do aquecedor e de tapetes forrados (6 camadas dos mais diversos materiais) na sala fazem toda a diferença. O quarto é gelado, quase sempre na marca dos 12C, e a sala por volta dos 14C sem aquecedor e com 14,7C com o mesmo ligado (já se vê que é mesmo muito pouco eficiente).

Hoje, no entanto, noto alguma diferença: 15,5C na sala e 13,4C no quarto, e já está muito mais agradável!

Gosto do inverno, mas isso de passar frio por causa de pisos gelados, mal pensados, e aquecedores que só fazem uma grande diferença na hora de pagar a factura de energia não está com nada! :/

Na minha antiga casa, que tinha chão em mosaico, acontecia-me extactamente o mesmo: os aquecedores (dois ao mesmo tempo) só subiam a conta da luz! Cheguei a ter 6º dentro de casa. :cold:

Agora estou numa com flutuante (e janelas de vidro duplo :)) e tenho um termoventilador e um aquecedor a óleo. Ambos aquecem relativamente bem, so que o termoventilador seca demasiado o ar e depois tenho de o desligar e a seguir a temperatura desce rapidamente. O aquecedor a óleo demora mais a aquecer, mas mantém o calor ao longo do dia / noite. Mas ambos ainda fazem subir 2 a 3 graus a temperatura.

Tendo disponibilidade económica o melhor é mesmo mudar para flutuante e ter janelas "novas". É um grande investimento mas que acaba por ter retorno.

EDIT: li agora os teus posts anteriores, acho que só mesmo com muitos tapetes e mantas :( É o mesmo problema que eu tinha na outra casa. Apesar de tudo consegui melhorar um pouco com um desumidificador. Mas também gasta bem. Vê se encontras algum naquelas lojas de electrodomésticos em 2ª mão. Uma vez vi um AC portatil a 60€, pode ser que apareçam desumidificadores também. ;)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Na minha antiga casa, que tinha chão em mosaico, acontecia-me extactamente o mesmo: os aquecedores (dois ao mesmo tempo) só subiam a conta da luz! Cheguei a ter 6º dentro de casa. :cold:

Agora estou numa com flutuante (e janelas de vidro duplo :)) e tenho um termoventilador e um aquecedor a óleo. Ambos aquecem relativamente bem, so que o termoventilador seca demasiado o ar e depois tenho de o desligar e a seguir a temperatura desce rapidamente. O aquecedor a óleo demora mais a aquecer, mas mantém o calor ao longo do dia / noite. Mas ambos ainda fazem subir 2 a 3 graus a temperatura.

Tendo disponibilidade económica o melhor é mesmo mudar para flutuante e ter janelas "novas". É um grande investimento mas que acaba por ter retorno.

EDIT: li agora os teus posts anteriores, acho que só mesmo com muitos tapetes e mantas :( É o mesmo problema que eu tinha na outra casa. Apesar de tudo consegui melhorar um pouco com um desumidificador. Mas também gasta bem. Vê se encontras algum naquelas lojas de electrodomésticos em 2ª mão. Uma vez vi um AC portatil a 60€, pode ser que apareçam desumidificadores também. ;)

Li o teu post pouco antes de sair de casa pela tarde, conforme que a este propósito estive numa loja a ver aparelhos e preços. Eu não devo investir num desumidificador, este inverno foi seco e deu para perceber o quanto o frio seco atacou a minha asma e a da gatinha, foi um susto atrás do outro este inverno.
Mas descobri algo, na loja, que eu só sabia existir em teoria, que é o A/C móvel com função também de aquecimento. É caro, perto de 500 euros, conforme que não me motivei muito para fazer perguntas na loja, mas fico a pensar que se for aquele de tubo de encaixe na janela, como é o meu A/C que só arrefece, então também tem de se contratar um bom marceneiro para fazer um encaixe perfeito na janela, de forma que o ar frio não entre por frestas (e também que seja à prova de patadinhas). Outra coisa mesmo necessária é verificar o nível de ruído máximo produzido pelo aparelho, de forma que este possa ser ligado também à noite. Aliás, já pensei em trocar o meu por causa do ruído (de resto, excelente), este que também aquece pode ser boa opção... e é algo que posso levar comigo quando mudar de casa. Isso é algo que terei de ver no futuro, pois talvez, como disse o blade, o pior deste inverno já tenha passado. De facto, hoje tive uma sensação de início de primavera, embora saiba que ainda vamos ter alguns dias frios pela frente.
 
  • Gosto
Reactions: Rachie

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
20ºC na cozinha com o forno a lenha, onde se passa a maior parte do tempo (isto nas aldeias aqui da zona é frequente). Casa já velhinha antes de a termos remodelado parcialmente.
10ºC na sala (pouco uso), sem aquecimento.
12ºC no quarto com radiador a óleo.
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
Li o teu post pouco antes de sair de casa pela tarde, conforme que a este propósito estive numa loja a ver aparelhos e preços. Eu não devo investir num desumidificador, este inverno foi seco e deu para perceber o quanto o frio seco atacou a minha asma e a da gatinha, foi um susto atrás do outro este inverno.
Mas descobri algo, na loja, que eu só sabia existir em teoria, que é o A/C móvel com função também de aquecimento. É caro, perto de 500 euros, conforme que não me motivei muito para fazer perguntas na loja, mas fico a pensar que se for aquele de tubo de encaixe na janela, como é o meu A/C que só arrefece, então também tem de se contratar um bom marceneiro para fazer um encaixe perfeito na janela, de forma que o ar frio não entre por frestas (e também que seja à prova de patadinhas). Outra coisa mesmo necessária é verificar o nível de ruído máximo produzido pelo aparelho, de forma que este possa ser ligado também à noite. Aliás, já pensei em trocar o meu por causa do ruído (de resto, excelente), este que também aquece pode ser boa opção... e é algo que posso levar comigo quando mudar de casa. Isso é algo que terei de ver no futuro, pois talvez, como disse o blade, o pior deste inverno já tenha passado. De facto, hoje tive uma sensação de início de primavera, embora saiba que ainda vamos ter alguns dias frios pela frente.
UI, então se o ar seco te faz mal é para esquecer.
Nao sei como funcionam os AC portateis em termos de condensação. Mas 500 é muito caro. Deve ser mesmo dos bons! Mas investiga e se interessar procura usado. Gastar tanto dinheiro para nao servir n vale a pena!
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Li o teu post pouco antes de sair de casa pela tarde, conforme que a este propósito estive numa loja a ver aparelhos e preços. Eu não devo investir num desumidificador, este inverno foi seco e deu para perceber o quanto o frio seco atacou a minha asma e a da gatinha, foi um susto atrás do outro este inverno.
Mas descobri algo, na loja, que eu só sabia existir em teoria, que é o A/C móvel com função também de aquecimento. É caro, perto de 500 euros, conforme que não me motivei muito para fazer perguntas na loja, mas fico a pensar que se for aquele de tubo de encaixe na janela, como é o meu A/C que só arrefece, então também tem de se contratar um bom marceneiro para fazer um encaixe perfeito na janela, de forma que o ar frio não entre por frestas (e também que seja à prova de patadinhas). Outra coisa mesmo necessária é verificar o nível de ruído máximo produzido pelo aparelho, de forma que este possa ser ligado também à noite. Aliás, já pensei em trocar o meu por causa do ruído (de resto, excelente), este que também aquece pode ser boa opção... e é algo que posso levar comigo quando mudar de casa. Isso é algo que terei de ver no futuro, pois talvez, como disse o blade, o pior deste inverno já tenha passado. De facto, hoje tive uma sensação de início de primavera, embora saiba que ainda vamos ter alguns dias frios pela frente.

Em principio quase de certeza absoluta, digo quase, porque tenho um desses no meu trabalho e no modo de aquecimento funciona como uma resistência, ou seja não precisa de por o tubo para o exterior

naquelas lojas de vendas de usados costumam ter alguns, em Benfica perto do Fonte Nova existe uma e em Alfragide também.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Em principio quase de certeza absoluta, digo quase, porque tenho um desses no meu trabalho e no modo de aquecimento funciona como uma resistência, ou seja não precisa de por o tubo para o exterior

naquelas lojas de vendas de usados costumam ter alguns, em Benfica perto do Fonte Nova existe uma e em Alfragide também.

Li algures que os A/C splitters que também aquecem funcionam com um sistema bastante estranho de aquecimento, que permite tirar calor do exterior por mais frio que esteja. Não sei dizer, e entretanto vou procurar mais informação sobre isso, mas o facto é que segundo a deco, é dos sistemas mais baratos de aquecimento na hora da factura de energia, e por isso, nestes splitters (acho que estes chamam reverters mas não tenho a certeza), o sistema não deve ser de resistência. Mas o móvel eu não sei mesmo, vou ter de perguntar na loja, se amanhã passar pelo Norte Shopping pergunto qual o sistema o aparelho usa. É que parece estranho que este sistema seja eficiente por causa do encaixe na janela.
Quamdo eu souber mais coloco aqui o que encontrei :)
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,220
Local
Coimbra
Li algures que os A/C splitters que também aquecem funcionam com um sistema bastante estranho de aquecimento, que permite tirar calor do exterior por mais frio que esteja.
Isso é o princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado, transfere calor de um lado para o outro. Se quiseres aquecer o interior o AC retira calor do exterior para interior, se objectivo for arrefecer o AC transfere calor do interior para o exterior.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Isso é o princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado, transfere calor de um lado para o outro. Se quiseres aquecer o interior o AC retira calor do exterior para interior, se objectivo for arrefecer o AC transfere calor do interior para o exterior.

Estanho é que se possa retirar calor do exterior mesmo quando está muito muito frio.... ou melhor, estranho é que o sistema seja eficiente nestas condições :D

Estive a pesquisar um bocadinho pela internet (é sempre bom fazer isso antes de perguntar o que seja numa loja) e parece que os A/Cs que aquecem têm o que é chamado de "bomba de calor". Isso foi exactamente o que vi anunciado na loja ontem, mas na minha loira cabeça pensei que queriam dizer que o aparelho produzia muito calor, por isso era uma bomba de calor :o

No outro post disse que pensava que eram os inverters que faziam isso, mas pelo que li isso não tem a ver, é outra coisa, e o sistema de aquecimento chama-se mesmo bomba de calor e só.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Claro que o sistema torna-se menos eficiente com temperaturas muito baixas, alguns graus negativos.

Depende sempre do sistema instalado. Mas de facto a eficiência será um pouco menor.
O diferencial térmico entre o fluído que circula e o ar exterior é que manda. No permutador de calor é transferido o diferencial térmico para o sistema de aquecimento e o fluido novamente arrefecido. Não sei a que temperatura este fluido vai, mas há sistemas em que é arrefecido até -45ºC.

Cá em casa tenho 15º na zona central do 1º andar.
No rés do chã, onde tenho o PC e a estação, tenho 13,9ºC.
Neste momento não tenho aquecimento ligado.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Névoa