Que temperatura tens dentro de casa ?



jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
Na sala, onde está a EM, 27.5ºC:calor: e 44%HR
Com o calor que vai estar no fim de semana, a minha casa vai ficar um "forno". Na sala então a temperatura irá "disparar".
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A esta hora na minha casa:

Tcasa = 26.6C /20% HR (não indica menos que 20%)
Texterior = 32.4C/20%

Eu que não tenho ar condicionado, para manter algum fresco (possível) em casa, faço o seguinte:

1. Quando a temperatura é superior à interior, fecha-se todas as janelas e com persianas fechadas (para evitar efeito estufa).
2. Já à noite, por volta das 21h, abrir tudo quando a temperatura fica mais baixa no exterior. Mas atenção, que se dentro de casa a humidade de relativa (em especial na cozinha) estiver uns 15-20% mais acima que a %HR lá fora, abro tudo mesmo com 1C mais quente lá fora, o conforto térmico melhora, levando a humidade consigo! Basta até equalizar as %HR. Exemplo: se lá fora está 28C e 30%HR, e na cozinha tenho 27C com 45% HR, abro portas e janelas, vem logo uma lufada de ar mais seco propiciando melhor conforto. Atenção: convém termos a certeza que o sensor exterior e interior meçam a mesma temperatura (enfim, conhecer o desvio um em relação ao outro).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A esta hora na minha casa:

Tcasa = 26.6C /20% HR (não indica menos que 20%)
Texterior = 32.4C/20%

Eu que não tenho ar condicionado, para manter algum fresco (possível) em casa, faço o seguinte:

1. Quando a temperatura é superior à interior, fecha-se todas as janelas e com persianas fechadas (para evitar efeito estufa).
2. Já à noite, por volta das 21h, abrir tudo quando a temperatura fica mais baixa no exterior. Mas atenção, que se dentro de casa a humidade de relativa (em especial na cozinha) estiver uns 15-20% mais acima que a %HR lá fora, abro tudo mesmo com 1C mais quente lá fora, o conforto térmico melhora, levando a humidade consigo! Basta até equalizar as %HR. Exemplo: se lá fora está 28C e 30%HR, e na cozinha tenho 27C com 45% HR, abro portas e janelas, vem logo uma lufada de ar mais seco propiciando melhor conforto. Atenção: convém termos a certeza que o sensor exterior e interior meçam a mesma temperatura (enfim, conhecer o desvio um em relação ao outro).

Acrescento mais umas medidas, bem radicais, mas no Alentejo tem que ser assim:

- Não usar o forno;
- Tomar banho de água fria (ou de água morna para os mais friorentos). Banhos de água quente são uma bomba de ar húmido e quente que fazem disparar o desconforto térmico.
- Minimizar o tempo em que aparelhos que emanam calor estão a funcionar, como a televisão ou o aspirador.

Ontem quando cheguei de Lisboa tinha a casa bem quente. Aproveitei a noite, bem fresca, abri tudo quanto era portas e janelas, e à meia noite tinha 22,5ºC, o que para o verão até é fresco. Hoje tenho todas as portadas fechadas. Neste momento 24,4ºC em casa, cerca de 37ºC na rua.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Acrescento mais umas medidas, bem radicais, mas no Alentejo tem que ser assim:

- Não usar o forno;
- Tomar banho de água fria (ou de água morna para os mais friorentos). Banhos de água quente são uma bomba de ar húmido e quente que fazem disparar o desconforto térmico.
- Minimizar o tempo em que aparelhos que emanam calor estão a funcionar, como a televisão ou o aspirador.

Ontem quando cheguei de Lisboa tinha a casa bem quente. Aproveitei a noite, bem fresca, abri tudo quanto era portas e janelas, e à meia noite tinha 22,5ºC, o que para o verão até é fresco. Hoje tenho todas as portadas fechadas. Neste momento 24,4ºC em casa, cerca de 37ºC na rua.

:)

A minha mãe ainda faz mais umas medidas: da-se ao trabalho de antes de se deitar, abrir todas as portas e gavetas dos armários de cozinha. E durante o dia, mantém as portas das divisões (salas, quartos..) sempre fechadas para que não haja corrente de ar!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Acrescento mais umas medidas, bem radicais, mas no Alentejo tem que ser assim:

- Não usar o forno;
- Tomar banho de água fria (ou de água morna para os mais friorentos). Banhos de água quente são uma bomba de ar húmido e quente que fazem disparar o desconforto térmico.
- Minimizar o tempo em que aparelhos que emanam calor estão a funcionar, como a televisão ou o aspirador.

Ontem quando cheguei de Lisboa tinha a casa bem quente. Aproveitei a noite, bem fresca, abri tudo quanto era portas e janelas, e à meia noite tinha 22,5ºC, o que para o verão até é fresco. Hoje tenho todas as portadas fechadas. Neste momento 24,4ºC em casa, cerca de 37ºC na rua.

:)

A minha mãe ainda faz mais umas medidas: da-se ao trabalho de antes de se deitar, abrir todas as portas e gavetas dos armários de cozinha. E durante o dia, mantém as portas das divisões (salas, quartos..) sempre fechadas para que não haja corrente de ar!

Ainda a tento convencer de outra medida, mas ainda lhe custa acreditar: usar o mínimo possível o exaustor do fogão, pois como sabemos, o exaustor retira o ar de dentro para fora, ora, como a pressão interior diminui, faz com que entre ar na casa pelas portas! Digo-lhe que não vale a pena usar muito tempo o exaustor, poupando até energia, pois se a idéia é retirar humidade da cozinha, não se preocupe que está muito baixa, não se vai pegar às paredes! Mas pronto, ainda lhe custa acreditar, também é para extrair os cheiros dos cozinhados..
 

Fi

Cumulus
Registo
3 Jul 2010
Mensagens
212
Local
Granja, Vila Nova de Gaia
Neste momento, tenho 21,8ºC no andar térreo e 23,2ºC no primeiro andar. Lá fora, estão 32ºC.

Como a casa é de pedra (e estou no litoral norte que em nada se compara ao Alentejo ou outras regiões mais quentes) e muitas divisões têm sempre as persianas fechadas (porque não são usadas) a casa acaba por nunca aquecer muito.
Obviamente, se tivermos muitos dias seguidos com temperaturas a rondar os 30ºC, a temperatura interior chega perto dos 26ºC mas é raro ultrapassar este valor.