Queda de neve em Marte

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Queda de neve em Marte


Ao fim de poucos meses, a missão da sonda americana Phoenix está prestes a terminar. Habituados como estamos à duradoura prestação dos dois rovers (Spirit e Opportunity), este facto pode provocar alguma estranheza. Contudo, não existem razões para tal: a posição da sonda na superfície de Marte não lhe permite resistir muito mais tempo, já que o Sol mergulha para o horizonte e as temperaturas baixam, trazendo o gelo (ou melhor, os gelos, de água e de dióxido de carbono) que há-de encerrar a sonda num túmulo branco. Mas até lá, a sonda prossegue na sua missão, analisando amostras de solo e perscrutando o que se passa na atmosfera marciana.

Foi assim que foi detectada a formação e queda de neve a cerca de 4 km de altitude; porém, até agora, não parece haver evidências de que essa neve tenha atingido o solo do planeta vermelho. Quanto ao solo, foi anunciado que tinha sido identificada a presença de partículas de carbonatos - outra prova, se necessário fosse, do papel que a água desempenhou no passado do planeta. Convém referir, ainda assim, que estas minúsculas partículas podem ter tido origem noutra região do planeta, e que a sua idade é de todo desconhecida.

Entretanto, a câmara MARDI, de que se fala noutra peça, vai ser usada para obter imagens detalhadas da área sob a sonda em que há gelo exposto (consequência da aterragem, feita com recurso a pequenos jactos) e muito provavelmente também para tentar perceber a natureza dos grãos que se acumularam na estrutura do trem de aterragem da Phoenix, e que parecem crescer e mudar de posição ao longo do tempo.


13:00 | Quarta-feira, 15 de Out de 2008

Fonte : Expresso

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/415257
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Neve carbónica muito provavelmente mas ainda assim neve..ainda ha muito por se investigar neste bonito planeta :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Neve carbónica muito provavelmente mas ainda assim neve..ainda ha muito por se investigar neste bonito planeta :)

sao esses fenomenos que aumentam as calotes polares no inverno.
no verao o co2 sublima ( provavelmente tambem um pouco de H2O mas mesmo muito pouco ) e no inverno da-se a condensação e "precipitação" dessa neve carbonica no polo em que é inverno.
no equador não há esse fenomeno porque ai o "clima" é mais ou menos parecido com os climas terrestres de latitudes medias altas ( no verao a T chega a 25Cº e de inverno -20Cº).
seria interessante estudar o clima marciano...:)
boas:thumbsup::thumbsup: