Radar meteorológico no norte do país (Serra da Freita, Arouca)

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
  • Gosto
Reactions: jonas_87


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No artigo e no site do IPMA diz que entrará em exploração operacional ainda neste trimestre. Pondo uns pózinhos na estimativa, e até o IPMA talvez integrar o que quiser na disponibilização do radar no site, talvez para Abril.

Finalmente vamos seguir as trovoadas do norte da primavera/verão em pleno!:D E também contamos com uma melhoria da resolução espacial a nível geral do território. Agora só falta a Madeira e, quem sabe quando, os Açores.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
São cedidas pela NOAA, presumo que tenha custos, entre outras burocracias para não ser disponibilizado publicamente.

Opções políticas ridículas: por 2x 2,85 milhões de euros e com dois radares de 300 Km como os do continente (e não 230 Km como este em funcionamento na Terceira), todo o arquipélago seria coberto. Um dos radares ficaria no Faial e o outro na zona ocidental de S.Miguel. O Grupo Central e S.Miguel ocidental, conjunto de ilhas mais populosas, teriam assim até dupla cobertura. O radar do Faial cobriria até 60 Km além do Grupo Ocidental.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: SpiderVV

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O radar não é da NOAA, se fosse seria público dada a política de abertura total que esta agência tem, mas também não faria sentido a NOAA ter radares noutros países, seria um bocado esquisito no mínimo :)

Pertence aos militares. O link para o IPMA deve ser uma contrapartida das Lajes. Mas nem sei se funciona actualmente, aqui há uns tempos num evento que não me recordo qual foi, um responsável do IPMA nos Açores queixava-se que o link não funcionava, desconheço a situação actual. Tenho ideia que eles tem página no FB, é uma questão de alguém perguntar lá.

No tópico do radar da Terceira nos Açores já uma vez dei conta que eu próprio há uns anos escrevi um email (sem resposta) ao comando da Base a falar disto do radar, pois na altura havia alguns casos em que noutras bases americanas as imagens eram públicas. Mesmo aqui ao lado em Espanha recordo-me nos primeiros anos do fórum haver imagens (embora com uma calibração estranha, cheia de erros) dum radar americano da base naval de Rota. Mas entretanto desapareceu.

O facto de não ser público, provavelmente é porque nunca ninguém se lembrou disso em devido tempo. Há uns bons anos atrás quando o fórum começou a crescer o IM convidou-nos para conhecer esta realidade online, dos "entusiastas" da meteorologia, e foi com alguma surpresa que eles descobriram que afinal havia gente que pedia a disponibilização de imagens de radar de 10 em 10 minutos (eram de 30m), e com atrasos menores do que os que existiam no site da altura (era um atraso brutal, completamente inútil na altura). Eles não tinham mesmo noção que para muitas pessoas era uma ferramenta importante. Hoje a realidade é felizmente outra, muita coisa mudou nos últimos anos.

Recordo que Açores e Madeira tem governo autónomo, só não investiram nos radares porque não lhes apeteceu, tinham outras prioridades, não discuto se certas ou erradas, até porque não faço ideia. Tal como no continente, foi incompreensível os anos que demorou a ser construído este do norte. Afinal pelos vistos os contribuintes da UE até pagaram boa parte da conta.

Radares nos Açores, a este ritmo actual ... lá para 2100. Cabe sobretudo aos açorianos pressionar para que não seja assim.
Na Madeira foi preciso uma tragédia para o radar finalmente ter entrado na agenda política. O que também diz muito sobre a classe política e as suas prioridades. Mas para não bater sempre no mesmo ceguinho, também diz muito sobre a sociedade civil. A critica também se dirige ao "norte".

Como referi, nos últimos anos este assunto até entrou na agenda política, até tem servido para alimentar picardias regionalistas, mas... dos Açores, nada.
É uma coisa que me intriga. Provavelmente ninguém quer saber, nem políticos, nem população. E quando é assim, bem podem esperar sentados. Radares não rendem votos.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
g7jBwcd.gif


:palmas:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Provavelmente demoraria um pouco a programar o output do radar num mapa dinâmico. Acho que o que poderiam fazer por agora era aumentar a resolução da imagem. A actual é um JPG não só comprimido, como redimensionado, podiam dar acesso à imagem raw e aumentar-lhe a resolução (800x800) para uns 1024x1024.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não dá para selecionar apenas o radar da Freita? Em vez do mosaico dos radares? Assim talvez ficasse o mapa maior e com melhor detalhe sobre as regiões..
 
Última edição:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Não dá para selecionar apenas o radar da Freita? Em vez do mosaico dos radares? Assim talvez ficasse o mapa maior e com melhor detalhe sobre as regiões..

Ainda não... Mas deve vir a dar. ainda devem andar em programações.