Radares Meteorológicos

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Malta eu gostaria de saber se existem á venda radares meteorológicos (tipo locais) domésticos ou entao tipo radares para medirem as temperatura das nuvens é que eu gostaria de saber como andam por aqui as nuvens na minha zona nos dias mais tempestuosos :p :p ??

Se me puderem esclarecer eu agradecia.

Nota: O radar do IM mudou http://www.meteo.pt/pt/observacao/remota/observacaoRadar.jsp parece maior :thumbsup: :thumbsup:
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Malta eu gostaria de saber se existem á venda radares meteorológicos (tipo locais) domésticos ou entao tipo radares para medirem as temperatura das nuvens é que eu gostaria de saber como andam por aqui as nuvens na minha zona nos dias mais tempestuosos :p :p ??

Se me puderem esclarecer eu agradecia.

Nota: O radar do IM mudou http://www.meteo.pt/pt/observacao/remota/observacaoRadar.jsp parece maior :thumbsup: :thumbsup:

Boas,

Mas não está enquadrado e mais uma vez o Norte está incompleto em deterimento do de Ceuta:disgust: :lmao:

Podes adquirir um por leilão ou comprar na hoira fica por 51,00€ mais ou menos, enquanto por leilão adquires por muito mais baixo, se quiseres um pro custa para aí 130,00€:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um Doppler de última geração custa uns bons 2 milhões de dolares.
Se ganhar o Euromilhões prometo que compro um brinquedo desses e mando instalar no norte :lol: :lol: :lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
hehehe :hehe: quem falou em comprar um bicho desses :lmao:

Então o Mário Barros pode ser endinheirado e querer comprar uma coisita dessas hehehe :)

O ideal seria um destes móveis, sempre se pode levar nas viagens e nas férias :)
Mas mesmo estes ficam quase ao mesmo preços dos fixos, sempre na ordem do milhão ou mais de dolares. Podiamos fazer uma vaquina entre todos para instalar um no norte :)

joshdowihop1dc3.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Obrigadão malta pelas sugestões eu vou tentar comprar em breve um radar zonal ou então só o comprarei para o fim da Primavera que é a altura em que vai começar a chover a potes (pelas previsões do Seringador) pensei que fossem mais caros :D :D

Continuo leitor de novas sugestões ;) :D :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Mas falando em radares meteorologicos! Existem esses tais radares locais (tipo 50kms de raio). Qto custarão? Alguém sabe onde se encontram, tipo alguns sites que vendam esse tipo de material!

Por exemplo, os radares do IM quanto custaram e quem os fornece? Devem ter modelos bem mais pequenos a preços mais acessiveis não?

Alguém que saiba alguma coisa! Q diga!
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Mas falando em radares meteorologicos! Existem esses tais radares locais (tipo 50kms de raio). Qto custarão? Alguém sabe onde se encontram, tipo alguns sites que vendam esse tipo de material!

Por exemplo, os radares do IM quanto custaram e quem os fornece? Devem ter modelos bem mais pequenos a preços mais acessiveis não?

Alguém que saiba alguma coisa! Q diga!

:( Infelizmente um radar meteorológico é demasiado caro mesmo para um serviço como o IM. Por isso, o IM apenas dispõe de 2. Aqui nos Açores existe um na Terceira, mas é dos EUA. Vou procurar saber quanto foi que custou o último e quem é a firma/consórcio que o forneceu.
Mesmo um radar móvel como o da Univ. Colorado deve ser demasiado caro para um particular. :(

:disgust: Não conheço radares de pequeno porte a não ser os utilizados nos navios e aviões para localizar nuvens ou outros objectos, mas acho que não é isso que pretendem pois não ?

Um abraço
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
iado caro mesmo para um serviço como o IM. Por isso, o IM apenas dispõe de 2. Aqui nos Açores existe um na Terceira, mas é dos EUA.

Por acaso já muitas vezes me questionei se nos Açores não existiria um radar americano, e numas pesquisas que fiz descobri que existe realmente um sofisticado Doppler pertencente ao programa Next Generation Radar (NEXRAD).

The NEXRAD network is composed of 159 operational radars (121 NWS, 12 FAA and 26 USAF) and 8 non-operational radars used for training and depot-level support. The radars are located throughout the United States and its territories and in four locations outside of the continental United States, two in Korea, one in Okinawa and one in the Azores.
aksmall.gif

http://www.roc.noaa.gov/maps.asp

Se existe, porque é que os dados não está disponíveis publicamente ? Estou a dizer isto porque os americanos nalgumas bases tem o radar na Net. O melhor exemplo é o da base americana de ROTA, no sul de Espanha, perto de Jerez e do estreito de Gibraltar.

O link é este:
https://www.nemoc.navy.mil/site/radar/index.php?media=image&product=srppirr

Será que nos Açores não poderiam fazer o mesmo ?
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Por acaso já muitas vezes me questionei se nos Açores não existiria um radar americano, e numas pesquisas que fiz descobri que existe realmente um sofisticado Doppler pertencente ao programa Next Generation Radar (NEXRAD).

Se existe, porque é que os dados não está disponíveis publicamente ? Estou a dizer isto porque os americanos nalgumas bases tem o radar na Net. O melhor exemplo é o da base americana de ROTA, no sul de Espanha, perto de Jerez e do estreito de Gibraltar.

OSerá que nos Açores não poderiam fazer o mesmo ?

Se reparares na Rota nao existe o radar do programa Next Generation Radar...O mais provavel é ser isso...e eles ainda não estarem a mandar cá para for os dados dos radares novos...
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
:( Infelizmente um radar meteorológico é demasiado caro mesmo para um serviço como o IM. Por isso, o IM apenas dispõe de 2. Aqui nos Açores existe um na Terceira, mas é dos EUA. Vou procurar saber quanto foi que custou o último e quem é a firma/consórcio que o forneceu.
Mesmo um radar móvel como o da Univ. Colorado deve ser demasiado caro para um particular. :(

:disgust: Não conheço radares de pequeno porte a não ser os utilizados nos navios e aviões para localizar nuvens ou outros objectos, mas acho que não é isso que pretendem pois não ?

Um abraço

ok, obrigado! se puderes vê-me isso e depois diz alguma coisa! Nunca seria para um particular, mas sim para um grupo de investigação cientifica! Esses radares dos navios e aviões que tipo de informação podem dar e qual o alcance deles? Pode ser interessante!