Radares Meteorológicos

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Mário Barros 8 Mar 2007 às 21:18.

  1. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Obrigadão pela dica :thumbsup: :thumbsup:

    Para inserir imagens vai aqui http://www.meteopt.com/showthread.php?t=256
     
  2. Bruno Campos

    Bruno Campos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    7 Out 2005
    Mensagens:
    646
    Local:
    V. N. Famalicão
    Se estiveres no norte, é melhor esquecer o radar do IM! Na melhor das hipoteses tens o da galiza, mas mesmo assim... Faz falta um radar no norte, mas o relevo acidentado obrigaria a muitas correcções!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. dj_alex

    dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2005
    Mensagens:
    1,913
    Local:
    Lisboa
    No norte precisavas de pelos menos 2 radares.....
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. rossby

    rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Mar 2007
    Mensagens:
    158
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    Há muitos anos que foi proposto pelo INMG (actual IM) um projecto de rede de radares para cobrir todo o território, incluindo as RA, mas infelizmente só puderam ser financiados 2. Mas como sempre, são as opções políticas que prevalecem:rolleyes: e isto é uma das victórias do estado democrático. Se o governo achar que é mais importante ou prioritário dotar muitas escolas de estações meteorológicas para fins didáticos do que financiar um único radar meteorológico, é uma opção política não acham ?:rolleyes:

    um abraço
     
  5. rossby

    rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Mar 2007
    Mensagens:
    158
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    Soube de fonte segura que o RADAR da Cruz do Leão custou cerca de 2 milhões de euros (software, torre e outras infraestruturas) ha cerca de 10 anos !:shocking:
     
  6. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    1º) Cobertura
    O Norte não tem cobertura, mas é no norte que chove mais...
    Um pouco estranho, não acha ? Na verdade isso não é um problema só com os radares, mas um problema geral de todo o país, o velho problema do norte vs sul, litoral vs interior ou continente vs açores, que a madeira não se pode queixar ;-)

    De qualquer forma, percebe-se que haja um no centro do país, mas já não percebo porque é que a haver um segundo, este está no Algarve... onde chove menos e habita uma fracção da população do norte.

    2) Política
    Todos sabemos que somos um país pobre, e obviamente os recursos são limitados.Estes radares custam fortunas. E diga-se de passagem que até aqui poucos os utilizavam para além do IM.

    Mas penso que essa realidade mudou muito nos últimos 2 anos, pois basta ver como quando há um temporal, o site do IM vai abaixo temporáriamente tal a quantidade de acessos. Portugal tem muitos defeitos, mas há determinadas áreas ligadas à tecnologia onde temos indicadores impressionantes. Para grande espanto do Google somos o país com o maior número de blogues per capita no mundo no Blogger, e temos por exemplo quase um milhão de utilizadores no Hi5. Somos um dos países case-study na utilização de telemoveis de última geração, muitos fabricantes testam novas funcionalidades aqui e no ... Japão.
    O IM (e muitos outros organismos) tem que tirar partido disso, continuar a apostar no seu site e divulgar cada vez mais informação e conhecimento. É assim que se faz na América, em que a meteorologia e a climatologia são fenónomos de massas que arrastam multidões de milhões de pessoas. O regresso do IM à TV foi um bom passo, mas tem que ser muito mais ambiciosos e querer sempre fazer mais e melhor, pois assim ajudam a divulgar também a ciência.

    Como disse, nos EUA e noutros países é assim que os organismos obtêm verbas, por causa do interesse público, seja para construir satélites para seguir furacões, seja para enviar sondas para Marte. Reparem como cada aventura em Marte é televisionada com grande pompa pela NASA. Para quê ? Para cativar as audiências e obter assim fundos para os seus programas especiais.

    O interesse pela meteorologia é enorme, mesmo em Portugal. Este forum mostra isso, mas mesmo noutros foruns mais generalistas sempre que ocorre algum episódio especial toda a gente fala disso na Internet, nos cafés ou em casa à mesa das refeições . O IM tem que saber tirar partido desse interesse e capitalizar esse interesse junto dos responsáveis políticos.

    3) Radares actuais

    a) Será que não é possível fazer melhor com os radares actuais ? Não poderemos ter 15 minutos de "refresh" como em Espanha ou até 5m como noutros países ?

    b) Não é possível disponibilizar os dados do radar de uma forma mais interactiva como acontece por exemplo nos Nexrad do Wunderground ? Em que podemos fazer zoom no território, obter mais detalhe, etc,etc ? Parece-me que isso nem é dificil de fazer, é feito em muitos locais recorrendo a umas applet Java ou Dhtml e recorrendo a mapas detalhados e interactivos.

    c) É possível disponibilizar os dados para fora ? Por exemplo nalguns países os dados de radar são disponibilizados a quem esteja interessado, um site por exemplo, e cada site faz então as aplicações que entender para melhor a visualização e interactividade.
     
  7. rossby

    rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Mar 2007
    Mensagens:
    158
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    OK. Embora nunca fiz parte do grupo do RADAR do IM, vou tentar responder;)


    1. COBERTURA: Não acho estranho, pois o que está aqui em causa não é a quantidade total de precipitação mas a sua intensidade. Não tenho valores estatísticos para confirmar, mas provavelmente no Sul ocorrem aguaceiros mais intensos e com maior frequência do que no Norte e são esses para os quais o RADAR está especialmente vocacionado. E provavelmente foi por esta razão que se optou por o segundo no Algarve. Mas como disse, não tenho a ceteza disto, é apenas uma conjectura minha:huh:

    2. POLÍTICA: Certamente somos um país pobre, mas então não se compreende como a Espanha pode ter mais radares/habitante e menos PIB/radar:angry: Mas basta comparar os orçamentos do INM e do IM. Não tem nada a ver ... Bom, isto para não falar da NOAA que pertence a outro mundo.:shocking:

    Radares actuais:

    a) Julgo que os radares do IM produzem imagens de 10 em 10 minutos, mas provavelmente deve ser alguma limitação de natureza informática que julgo será melhorada num futuro próximo. :p
    b) e c) O wunderground é uma empresa privada que tem de ter lucros. O IM é um serviço público financiado pelos nossos impostos. Teoricamente, os serviços públicos não podem competir com a iniciativa privada. Pelo que julgo que o IM tal como a NOAA ou a NASA não deve competir com o wunderground mas sim vender a "matéria prima" necessária. Alguém sabe quanto é que o wunderground paga a NOAA pelos direitos das imagens ? :D

    UM abraço:thumbsup:
     
  8. rossby

    rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Mar 2007
    Mensagens:
    158
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    Mas relativo a que ? ao RADAR ? Não me lembro :huh:
     
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Obrigado pelas respostas.
    Se houvesse uma actualização de 10 minutos seria perfeito.

    Quanto ao resto, se alguma vez por acaso falar com alguém dessa área dos radares meta uma cunha/pedido :) para isto que lhe vou dizer:

    Há uma forma muito simples, barata e rápida de disponibilizar dados a todos.
    O INM espanhol faz isso. Basta disponibilizar os dados da precipitação num Gif transparente. Mas apenas a precipitação, nada mais, nem mapas nem localidades. Nada.

    Por exemplo o Gif espanhol está neste link:

    http://www.inm.es/wwb/radar/r01wulti.gif

    --- imagem---------8<----------------------------------
    [​IMG]
    --------------------8<----------------------------------

    A imagem não é perfeita, deveria ter mais resolução, o que no caso espanhol não seria dificil dada a quantidade de radares que tem.

    E com essa imagem pode-se fazer o que quiser, como por exemplo aplica-la numa aplicação dum site, ou por exemplo fazer um overlay no Google Earth, desta forma:

    [​IMG]
    [​IMG]

    Uma vez feito esse overlay, obtem-se isto:

    [​IMG]

    E sem trabalho nenhum, temos uma interface de radar muito mais completa em termos geográficos e com total interactividade.
    Se a imagem tivesse muita resolução, então seria excelente. O próprio IM poderia depois fornecer no seu site o ficheiro do Google Earth j com o overlay todo configurado, e deixar os utilizadores mais felizes :) E quem diz o radar, diz a DEA's, etc...
     
  10. rossby

    rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Mar 2007
    Mensagens:
    158
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    :thumbsup: Boa ! Provavelmente os meus colegas já sabem disto. ;)
     
  11. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Malta acham que um radar de um barco (pessoal) pode servir em terra para detectar precepitação ??
     
  12. rossby

    rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Mar 2007
    Mensagens:
    158
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    :nono: Não. Esses radares são para detecção de estruturas como outros navios e obstáculos.

    No entanto, existem radares met. para navios e aviões, mas são certamente mais caros que os primeiros.:(

    :thumbsup:
     
  13. rossby

    rossby
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Mar 2007
    Mensagens:
    158
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel
    :D Correcção: Também detectam chuva, mas sem quantificar intensidade de precipitação.;)
     
  14. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Atenção, como o rossby disse, isso são radares de navegação, para detectar obstáculos, comuns na maioria dos barcos, nada tem a ver com os doppler.

    Apesar de alguns dos modelos desse site que indicaste terem funções de Meteorologia, essa informação como imagens de radar de precipitação, tracking de tempestades, etc, é recebida via satélite (do Marine Weather Service), não é o equipamento que tem essas funcionalidades, quando muito, tem as duma banal estação meteorologica.
     

Partilhar esta Página