Rajada máxima de vento



fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Obrigado pela resposta..


Acho estranho não disponibilizarem essa informação ao público..dispoem de tantos dados, mas não tem nada sobre a rajada máxima? Deve-se a limitação do equipamento/hardware ou simplesmente por alguma razão não querem dar esses valores?

Estou a +-1km da estação do Cabo Carvoeiro..sei que passaram aqui umas boas rajadas nestes últimos dias, mas tinha curiosidade em saber valores aproximados das rajadas..
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Não é limitação porque como já disseram, eles disponibilizam esses dados em casos extremos. Agora desconheço porque não os revelam.
Eles não têm um contacto para sugestões?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Eu falei sobre isso das rajadas no inquérito do IM, tentem fazê-lo e pedir também na última pergunta; que produtos e serviços pode o IM adicionar ou mudar (uma coisa assim). :thumbsup:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Podes consultar aqui:

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08531&ano=2010&mes=11&day=3&hora=23&min=59&ndays=30

Se quiseres consultar outras datas é só alterar o link.

Obrigado pelo link, tenho andado a acompanhar por esse site:thumbsup:

Quais são as estações da Ogimet? As do IM?

Acho que são da IM..pois os dados do Cabo Carvoeiro desde ontem que estão indisponíveis tanto no site do IM como do Ogimet. Ou as duas estações deram o berro no mesmo dia, ou os dados vem da mesma estação.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Obrigado pelo link, tenho andado a acompanhar por esse site:thumbsup:



Acho que são da IM..pois os dados do Cabo Carvoeiro desde ontem que estão indisponíveis tanto no site do IM como do Ogimet. Ou as duas estações deram o berro no mesmo dia, ou os dados vem da mesma estação.

O Cabo Carvoeiro tem duas estações. Uma da Marinha e outra do IM. Estão localizadas uma ao lado da outra, por isso os dados serão semelhantes.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Acho que são da IM..pois os dados do Cabo Carvoeiro desde ontem que estão indisponíveis tanto no site do IM como do Ogimet. Ou as duas estações deram o berro no mesmo dia, ou os dados vem da mesma estação.
Estive a investigar, são mesmo. Porque o IM é membro da WMO (Organização Mundial Meteorológica) e eles enviam dados para lá e a Ogimet recolhe-os. Aí dá para ver o que o IM não publica: Rajada máxima registada. :)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Tenho mais uma dúvida sobre este assunto..

O IM publicou
"foi possível observar em algumas estações da rede de observação do IM, valores de rajada de vento muito significativos, designadamente em Coruche (134 km/h às 13 UTC), Cabo Carvoeiro (110 km/h às 4:30 UTC) e Mogadouro (107 km/h)."

Mas pelo Ogimet a rajada máxima no Cabo Carvoeiro foi de 93km/h..se a estação lá é do IM, porque é que o Ogimet não tem esse valor? Os 2 anenómetros no Cabo Carvoeiro estão a +-2 metros de distancia um do outro...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Tenho mais uma dúvida sobre este assunto..

O IM publicou


Mas pelo Ogimet a rajada máxima no Cabo Carvoeiro foi de 93km/h..se a estação lá é do IM, porque é que o Ogimet não tem esse valor? Os 2 anenómetros no Cabo Carvoeiro estão a +-2 metros de distancia um do outro...
Porque a Ogimet apenas captura algumas synops que o IM manda, não todas. Há vários avisos de inconsistências no site ;)