Remodelação do Tópico Seguimento Mensal

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Novidades no fórum

Eu discordo com esta escolha do Meteopt em dividir as regiões em vários NUTS, pois o nosso país é tão grande que temos de o dividir em várias regiões para não haver confusões. Penso que o mais apropriado seria a divisão NORTE-CENTRO-SUL.
Sou daqueles que defendo que Coimbra pertence ao Norte ou Centro Norte e por exemplo Lisboa ao Sul ou centro-sul. o próprio clima é mais idêntico ao do Norte.
È obvio que respeito a escolha dos moderadores neste fórum, apesar de não concordar com ela e continuarei a participar.:) Julgo que teria sido mais democrático por a questão em votação, onde os membros deste fórum votavam se concordavam ou não com esta possível alteração.
Cumprimentos
 


BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Re: Novidades no fórum

nao concordo com isto. Ainda por cima sem seguimentos especiais fica um bocado mais dificil de por exemplo uns tempos depois do acontecimento se quizer recordar do acontecimento encontrar o acontecimento
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Novidades no fórum

Olá

A reorganização obviamente tem desvantagens e já esperávamos que seria discutível. Mas ela foi feita após o Inverno muito agitado com muitos seguimentos especiais consecutivos que se tornavam caóticos de consultar e de moderar, com muita informação perdida e repetida.

Os maiores benefícios não se vêm agora com tempo calmo, mas nas alturas em que antes havia seguimentos especiais e que a partir de agora já não haverá. O primeiro objectivo disto é facilitar a moderação que será agora distribuída por regiões com moderadores mais focalizados a determinada região. O segundo objectivo era tentar arranjar alguma solução para o caos que havia nos seguimentos especiais, com informação demasiado dispersa para quem a queria consultar. Por exemplo alguém da Guarda a perguntar se nevava em Bragança e tinha que ler dezenas de páginas para saber o que se passava, ou alguém da Madeira a pôr uma notícia que outra pessoa já tinha posto umas páginas atrás.

Relativamente à escolha das regiões, o critério foi de haver alguma afinidade. Julgo que não é difícil perceber a ideia da escolha. É habitual termos pessoas de Castelo branco ou Guarda atentas ao que se passa em Bragança em termos de neve ou pessoas no litoral à espera da aproximação de uma frente, ou pessoas pelo sul com as suas trovoadas. Nunca nenhuma divisão seria perfeita, esta penso que é a melhor possível em relação às suas afinidades meteorológicas e isto usando um numero nem muito alto nem muito baixo de regiões .

Em relação às zonas com poucos utilizadores, esperamos que suceda exactamente o inverso do que alguns temem, ou seja, são regiões que vão obter agora mais visibilidade em relação ao que se passa e por serem poucos membros a sua participação antes ficava perdida em muitas mensagens de outras regiões mais "densas" e com esta mudança esperemos que até incentive os membros (actuais e novos) dessas regiões a participarem mais e o resto do fórum também se envolver mais nessas regiões.

Em relação aos seguimentos especiais que desaparecem, será criado no futuro um tópico que funcionará como uma espécie de arquivo/índice, mas não no seguimento, será um tópico em Meteorologia ou Eventos que reunirá informações de resumo do evento e links para as páginas onde o mesmo foi seguido, links para os tópicos de fotografia alusivos ao evento, ou link's para algo que tenha sucedido no evento (tornado por exemplo), etc. Este índice também constará de uma futura wiki que o MeteoPT.com terá.

Em relação à interacção entre membros de diferentes regiões, penso que isso é psicológico/hábito como acontece em qualquer mudança, ninguém está "preso" à sua região, interage e participa nos outros tópicos sem qualquer problema.

Para finalizar, a reorganização é uma experiência para fazer durante algum tempo para depois se avaliar os resultados. Não existem soluções perfeitas e muitas vezes o óptimo é inimigo do bom. Mais tarde analisamos se as vantagens funcionam ou não na prática, e se são superiores às desvantagens, se é preciso fazer afinações ou até se desiste e se regressa ao modelo antigo. E sem todos experimentarem na prática com hábito também seria difícil todos perceberem a filosofia e darem a sua opinião antecipadamente do que é melhor ou não, nem nós temos certezas absolutas. Daqui a uns meses todos estaremos em melhor posição para decidir o que é melhor.
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Novidades no fórum

Boas, como ja referi no topico de seguimento litoral centro sul (acho eu:unsure:), ja ando meio perdida nas regioes de portugal, fiquei surpreendida com esta alteração, infelizmente pela negativa, eu entendo ate que possa ser mais facil para a moderação, não sei se existe ou não uma outra solução, disso não entendo eu, mas como membro para mim ficará muito mais dificil seguir topicos e ainda mais não haverá especiais (outra decepção).
Se o meu tempo já é pouco, agora então tou a ver a minha participação a decrescer, espero que seja bom para o forum estas novidades, continuação de bom trabalho a todos.
Espero que ninguem leve a mal o meu desabafo;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Novidades no fórum

Boas, como ja referi no topico de seguimento litoral centro sul (acho eu:unsure:), ja ando meio perdida nas regioes de portugal, fiquei surpreendida com esta alteração, infelizmente pela negativa, eu entendo ate que possa ser mais facil para a moderação, não sei se existe ou não uma outra solução, disso não entendo eu, mas como membro para mim ficará muito mais dificil seguir topicos e ainda mais não haverá especiais (outra decepção).
Se o meu tempo já é pouco, agora então tou a ver a minha participação a decrescer, espero que seja bom para o forum estas novidades, continuação de bom trabalho a todos.
Espero que ninguem leve a mal o meu desabafo;)

Claro que ninguém levará a mal, todas as opiniões são válidas. :)
Mas deixa-me só expressar um ponto de vista.
Eu sou daquelas pessoas que por não ter net em casa estou ausente durante vários dias. Em alturas de elevada participação, e sobretudo se havia seguimentos especiais, eu por exemplo para acompanhar pelo menos uma parte importante do evento, tinha que andar a remexer em centenas e até já quese em milhares de posts, muitas vezes colocados de minuto a minuto num único tópico!

Sinceramente acho que em termos de seguimento regular e da própria arrumação das coisas, isto facilita a vida até ás pessoas que estão há algum tempo sem vir ao fórum e permitem seleccionar informação de forma mais leve e menos caótica. Por outro lado e como já referido toda a informação relevante de eventos especiais é colectável em tópico apropriado! Mas este é apenas o meu ponto de vista :)
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Novidades no fórum

Após o primeiro contacto e algumas horas de reflexão com esta nova arrumação da casa meteopt, devo dizer que mudei de opinião, não é assim tão difícil estar atento a todos os pontos deste nosso Portugal e sem dúvida que fica tudo bem mais organizado.
:thumbsup:
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Re: Seguimento Sul - Março 2009

Boa noite a todos,

Não quero deixar de expressar a minha opinião, apesar de offtopic (mas não sei onde a colocar):

Acho despropositada esta divisão do seguimento do estado do tempo.

Somo um País muito pequeno para tantas divisões. O ideal seria continuar tal e qual como estavamos, mas ok, a gestão do forum é que sabe.

No máximo poderiamos ter:

- Norte (até ao douro)
- Centro (douro até tejo)
- Sul (para baixo do tejo e Lisboa)
- Acores
- Madeira

Cumprimentos,
Jorge Paulino
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Novidades no fórum

Vou levar isto na desportiva, o Meteopt está já a pensar na divisão de Portugal em regiões admistrativas:p

Os admistradores e os moderadores têm razão de uma coisa é tremendo confuso moderar, e não são pagos para tal.

Quanto a este novo fromato para mim acho que é aborrecido dividir o nosso pequeno pais.
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Novidades no fórum

Os meus parabéns aos administradores pelas alterações realizadas no fórum...acho que alteração deve ser vista como uma nova atracção para uma actividade mais continua! Parabéns e continuem :thumbsup:;)
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Novidades no fórum

Claro que ninguém levará a mal, todas as opiniões são válidas. :)
Mas deixa-me só expressar um ponto de vista.
Eu sou daquelas pessoas que por não ter net em casa estou ausente durante vários dias. Em alturas de elevada participação, e sobretudo se havia seguimentos especiais, eu por exemplo para acompanhar pelo menos uma parte importante do evento, tinha que andar a remexer em centenas e até já quese em milhares de posts, muitas vezes colocados de minuto a minuto num único tópico!

Sinceramente acho que em termos de seguimento regular e da própria arrumação das coisas, isto facilita a vida até ás pessoas que estão há algum tempo sem vir ao fórum e permitem seleccionar informação de forma mais leve e menos caótica. Por outro lado e como já referido toda a informação relevante de eventos especiais é colectável em tópico apropriado! Mas este é apenas o meu ponto de vista :)

Bem eu tive ausente umas horas e não vou ter tempo de ler os varios seguimentos como era de esperar, so isso;)
Por isso não ficarei a saber o que se passou no resto do País, e tambem eu sou do barreiro e no mesmo seguimento tou a ler posts de Leiria (Barreio/Leira ainda é uma boa distancia), ideal seria talvez norte, centro sul e ilhas.
Pra mim ideal era tar como tava, mas não se pode agradar a gregos e troianos:thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Novidades no fórum

Bem , eu ao princípio também fiquei um pouco renitente relativamente á mudança da parte do seguimento, mas depois de dar uma volta pelas várias regiões fiquei convencido.

Temos um fórum muito mais organizado o que permite uma rápida consulta de um seguimento numa determinada zona.

PS: Já agora, pergunto aos Administradores quando pretendem disponibilizar definitivamente o modelo Meteopt.com/GFS.

Abraço
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Re: Novidades no fórum

Bom, fazendo uma visita assim por alto, que o tempo não é muito fiquei surpreendido com a alteração do seguimento, mas gostei da alteração, mais rápido consultar dados e assim seguir o seguimento melhor.:thumbsup::thumbsup:.
Já agora quero deixar uma sugestão aos administradores e moderadores deste fórum, já que fizeram esta alteração no seguimento, quando surgir seguimento especiais também aplicam às várias regiões:unsure:, vou dar três exemplos: 1º exemplo seguimento especial Depressão Esmeraldina de Setembro passado poderiasse chamar seguimento especial depressão esmeraldina "Sul ou Algarve" foi onde ocorreu, o caso de 18 de Fevereiro de 2008 Seguimento Especial: Grande Lisboa e Setúbal, e o caso dos seguimentos especiais feitos este inverno, que seria um seguimento especial Norte e Centro, visto que parte do Sul e mais a região do Algarve pouco ou nada foi afectada, e assim os seguimentos especiais só iriam verificar-se nas regiões que fossem mais afectadas.
Na minha opinião acho que ficava melhor criarem um seguimento para a Grande Lisboa e Setúbal, visto que é uma região com muitos membros e assim ficava tudo melhor organizado, não concordo é que Setúbal pertença ao litoral centro, devia pertencer ao Sul, assim como Lisboa, ou então criarem um tópico para a Grande Lisboa e Setúbal aí concordo, assim não faz qualquer sentido.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Novidades no fórum

Bom, fazendo uma visita assim por alto, que o tempo não é muito fiquei surpreendido com a alteração do seguimento, mas gostei da alteração, mais rápido consultar dados e assim seguir o seguimento melhor.:thumbsup::thumbsup:.
Já agora quero deixar uma sugestão aos administradores e moderadores deste fórum, já que fizeram esta alteração no seguimento, quando surgir seguimento especiais também aplicam às várias regiões:unsure:, vou dar três exemplos: 1º exemplo seguimento especial Depressão Esmeraldina de Setembro passado poderiasse chamar seguimento especial depressão esmeraldina "Sul ou Algarve" foi onde ocorreu, o caso de 18 de Fevereiro de 2008 Seguimento Especial: Grande Lisboa e Setúbal, e o caso dos seguimentos especiais feitos este inverno, que seria um seguimento especial Norte e Centro, visto que parte do Sul e mais a região do Algarve pouco ou nada foi afectada, e assim os seguimentos especiais só iriam verificar-se nas regiões que fossem mais afectadas. :thumbsup::thumbsup:

Sim essa hipótese está equacionada, os seguimentos especiais passam a ser feitos dentro dos seguimentos regionais. A título de exemplo, durante o dia de ontem, foi realizado um seguimento especial na região da Madeira devido ao frio e a queda de neve. Nestes casos, apenas o título é alterado, não se perdendo conteúdo.

PS: Já agora, pergunto aos Administradores quando pretendem disponibilizar definitivamente o modelo Meteopt.com/GFS.

Não está esquecido:), apenas estamos ainda em fase de testes e a fazer alguns ajustes que achamos necessários antes de poder disponibilizar de forma pública. Mas quando menos esperarem eles estarão aí para todos poderem consultarem. ;)