Reportagem da Lusa sobre meteorologia amadora

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Paixão pelo tempo leva muitos portugueses a terem estações meteorológicas em casa
A paixão por previsões atmosféricas, tempestades e furações junta alguns milhares de portugueses num hobby em comum: são meteorologistas amadores, muitos com estações meteorológicas em casa e sites próprios, nos quais dizem como está o tempo na zona onde residem.

O antigo piloto da Força Aérea Francisco Leitão é um dos muitos meteorologistas amadores que existem em Portugal e o mais velho do site ‘MeteoPT.com’, em que já estão inscritos cerca de 4.400.

Com 79 anos, o antigo piloto contou à Lusa que está ligado à meteorologia há mais de 50: «Em 1955 fui instrutor em Sintra, recebi e dava aulas de meteorologia. Mantive sempre um certo interesse».

Há cinco anos, os filhos, «sabendo disso», ofereceram-lhe uma estação meteorológica amadora.

«Fizeram-me esta surpresa no Natal, depois de a minha mulher ter morrido. Só tenho pena de não ter uma casa para a montar sem obstáculos», disse, explicando que deveria ser montada num campo livre.

Da estação ao site ‘meteoeiras.com’ foi um pulo e agora disponibiliza, em tempo real, informação do estado do tempo em Oeiras, onde reside, bem como os níveis de humidade, o vento e a pressão.

No entanto, faz questão de sublinhar que «é uma coisa amadora sem qualquer pretensão», mas à qual impõe «o maior rigor possível para ser uma informação fidedigna».

«Não é um serviço concorrente, é complementar e pretende cooperar com serviços de meteorologia», acrescentou Francisco Leitão.

As informações que fornece no seu site, são também remetidas para o site ‘MeteoPt.com’, para um semelhante espanhol (‘Awekas’) e para um internacional (‘Underground’).

A página portuguesa é o ponto de encontro dos meteorologistas amadores e nasceu em 2005 como fórum de discussão de temas ligados à meteorologia e climatologia.

Entretanto evoluiu e hoje disponibiliza vários tipos de informação e previsão meteorológica.

Entre os 4.400 inscritos, há «todo o tipo de gente com diferentes interesses e de todas as idades» e de «diversificados estratos sociais e profissionais», disse Vince, nome de código de um dos administradores do site.

«Nos últimos anos temos também notado um cada vez maior interesse de pessoas da área de riscos naturais e outros, que se têm inscrito e participado, desde bombeiros a técnicos de protecção civil», afirmou.

Vice explicou ainda que, além do site ‘Meteoeiras.com’, existem muitos outros, como o ‘meteomoita’, ‘meteocovilhã’, ‘meteomelgaço’ ou ‘meteoabrantes’.

Quanto às relações com as autoridades oficiais de meteorologia, Vince admitiu que «há uns anos eram olhados com alguma desconfiança», mas actualmente já são encarados de outra forma.

«O próprio Instituto de Meteorologia [IM] várias vezes se reuniu connosco por iniciativa deles, em que se debateram formas da entidade pública tirar partido da distribuição de tantos entusiastas atentos pelo país todo», disse.

«Há dois anos o IM criou mesmo uma plataforma de colaboração da sociedade civil para submissão de eventos meteorológicos chamada MeteoGlobal (http://meteoglobal.meteo.pt). O projecto ainda funciona a meio gás, há alguma falta de hábito e rotina, mas certamente melhorará ao longo do tempo», acrescentou.

O ‘MeteoPT.com está a apostar também nas redes sociais como o Twitter e o Facebook, nas quais tem mais de 7.800 'amigos'.

«Tentamos criar uma ponte entre a nossa comunidade e as redes sociais, quer facultando informação, quer obtendo informações em tempo real. Tudo isto pode ser precioso em alturas de crises ou eventos meteorológicos significativos, a informação circula muito rápido e isso em certas situações pode ser importante», frisou Vince.

Um exemplo disso foi o recente furacão Gordon. Na noite em que passou pelos Açores, o site ‘MeteoPT’ obteve o número recorde de audiências.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=57632

Outras reportagens já feitas pelos media acerca da meteorologia amadora:




-> Reportagem SIC




-> Dia mundial da meteorologia Meteoglobal e Meteopt




Grupo Meteopt no facebook

:thumbsup:
 
Editado por um moderador:


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Parabéns ao Vince
Hoje fiquei a conhecer a conhecer um pouco mais sobre a pessoa, mesmo atendendo a algumas diferencias de opinião ele tem feito um excelente trabalho.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Sabem desde pequenino que sou fanático por vários estados do tempo, quando ocorriam trovoadas adorava os cenários produzidos por elas e ia para a janela, a minha mãe chamava-me de maluco :D quando previam neve por vezes punha o despertador para me acordar de madrugada para ver o inicio do invento.... hoje em dia continuo assim :) e adoro meteorologia.
A uns anos um amigo meu que também gosta de meteorologia, o Cova Beira, deu-me a conhecer este forum, e para mim foi uma grande alegria, adorei e fiquei surpreendido pela quantidade de pessoas que gostam de meteorologia, pelo menos fiquei a saber que não era o único "maluquinho" como a minha mãe me chamava :) e 1 ano depois registei-me e não passo 1 dia sem passar por cá, só se não tiver acesso a net.

Esta aqui um excelente site e cada vez melhor, os parabéns para quem o tem construído ao longo destes anos e continuem porque isto já é uma 2ª "casa" para muitos e uma família :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Uma "boa notícia" de facto.
Vince, parabéns!:thumbsup: Pela tua luta diária e pela visibilidade que o fórum começa a adquirir.

Este é apenas o espelho daquilo que vamos construindo aqui.
Também eu, como muitos de vós, "sofro" um pouco pela teimosia em gostar da meteorologia. Amigos, família...quantos me perguntam porque gosto tanto disto? Até poderei dar uma resposta, mas acho que será sempre incompleta.
E hoje ao ler o artigo, ainda posso acrescentar mais uns "pós de perlimpimpim" à minha resposta.
Gosto disto, mas gosto cada vez mais daquilo que se obtêm em conjunto convosco.
Não posso estar cá sempre, o tempo tem de ser dividido em múltiplos afazeres, mas o prazer é constante.

Parabéns mais uma vez:w00t:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Cada vez o MeteoPT ganha maior notoriedade. :D

Desde Outubro de 2007 que ando por aqui, descobri o forum por acaso quando procurava aceder ao site do IM, e desde aí tenho sido bastante regular, ao longo destes anos têm sido raros os dias que não venho aqui.

Ao inicio não percebia nada disto, só para terem uma ideia nem sabia sequer a diferença entre uma depressão e um anticiclone. :lmao::lmao:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Estamos todos de Parabéns! É a mesma paixão que nos une. Embora a minha participação neste momento não ser tão regular como noutros tempos vejo neste espaço uma grande fonte de informação onde todos vimos beber e ao mesmo tempo desanuviar um pouco do stress do dia a dia. Neste momento considero o meteopt um projecto sólido e consolidado no panorama da meteorologia Nacional e para isto não poderia de deixar uma palavra ao Vince que comanda este "barco" e que o tenta levar diariamente a bom porto, sei que existem outras pessoas envolvidas neste projecto uma palavra de apresso também para elas....

Acho que já é tempo de organizar outro encontro pois o pessoal já tem saudades :thumbsup::thumbsup:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Mais um passo na divulgação do meteopt.com. Parabéns Vince pela entrevista e parabéns a todos os têm trabalhado na melhoria do fórum, excelente trabalho.

Este fórum é já uma referência na àrea da meteorologia. Grande trabalho, continuem.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O Jornal da Madeira apresenta o mesmo texto da Lusa, usando uma imagem do nosso portal para ilustrar a reportagem.

QsutZ.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Mais uma bela notícia sobre este fórum. Cada vez mais reconhecidos, e com razões para tal.

Se Portugal tivesse um clima como o dos E.U.A., ou de países com eventos meteorológicos (mais) extremos, não sei onde isto iria. Talvez não houvesse tanto reconhecimento por parte da imprensa, pois em países com fenómenos agrestes seria normal existir uma plataforma destas.

Só um reparo, que logo no início aparece um erro: furações.

Abraço e continuação de um excelente trabalho por esta comunidade:)