Achei interessante a criação da Reserva Natural do Estuário do Douro. Situada entre as margens das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, tem uma extensão de cerca de 20 hectares, englobando a Baía de São Paio (frente do estuário) e a zona arenosa do Cabedelo (parte final do estuário). Dada a sua localização, é um dos melhores locais existentes nesta região para a observação de aves, incluindo as espécies migratórias. As aves mais abundantes todo o ano são claro as gaivotas e também o maçarico-das-rochas. Das espécies migratórias, de salientar a garça e o corvo-marinho, entre outras. O Cabedelo proporciona ainda belas imagens, sobretudo com ondulação forte. Uploaded with ImageShack.us
Bonita foto-reportagem de um lugar bonito do meu cantinho de Canidelo! Foi sem dúvida uma grande iniciativa em terem criado uma reserva ornitológica no Cabedelo, onde se pode mirar muitas espécies de aves migratórias e não só. PS: Ainda na 5ªf estive no Bico de Cabedelo, adoro ir para aí ver a força das ondas a rebentar nas pedras graníticas destas praias.
Era um miúdo e recordo que de passagem na Ponte da Arrábida em várias excursões ao norte em que fui, reparar para a foz do Douro como uma imagem fantástica de acesso ao mar alto; ora vivia em Coimbra e era algo que obviamente não via todos os dias e por isso o fascínio redobrava cada vez que ali passava. Era (de certa forma ainda sou) obcecado por tudo o que envolvesse linhas de costa e acção do mar e sempre achei interessante aquela abertura para o Atlântico em forma triangular das duas margens junto à foz e à entrada do mar aquela língua de areia aparentemente tão frágil às vagas, sobretudo de Inverno, mas que no Verão estava repleta de banhistas! Actualmente não sei se ainda é! Bom parece que decidiram requalificar esse pequeno espaço atribuindo-lhe a importância que pelos vistos estava esquecida, antes tarde do que nunca porque sempre me deu a entender que era uma área inculta e até abandonada às portas do grande Porto e até ia de encontro à realidade de que tanto o Porto como Gaia pareciam de costas voltadas para a artéria que lhes deu os primeiros passos no desenvolvimento, o rio! Obrigado pelas imagens.