Reserva Natural do Estuário do Douro

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Achei interessante a criação da Reserva Natural do Estuário do Douro.

Situada entre as margens das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, tem uma extensão de cerca de 20 hectares, englobando a Baía de São Paio (frente do estuário) e a zona arenosa do Cabedelo (parte final do estuário).

Dada a sua localização, é um dos melhores locais existentes nesta região para a observação de aves, incluindo as espécies migratórias.

As aves mais abundantes todo o ano são claro as gaivotas e também o maçarico-das-rochas.

Das espécies migratórias, de salientar a garça e o corvo-marinho, entre outras:).


















O Cabedelo proporciona ainda belas imagens, sobretudo com ondulação forte;).




















Uploaded with ImageShack.us
 


João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Bonita foto-reportagem de um lugar bonito do meu cantinho de Canidelo! :D
Foi sem dúvida uma grande iniciativa em terem criado uma reserva ornitológica no Cabedelo, onde se pode mirar muitas espécies de aves migratórias e não só.

PS: Ainda na 5ªf estive no Bico de Cabedelo, adoro ir para aí ver a força das ondas a rebentar nas pedras graníticas destas praias. :w00t:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Era um miúdo e recordo que de passagem na Ponte da Arrábida em várias excursões ao norte em que fui, reparar para a foz do Douro como uma imagem fantástica de acesso ao mar alto; ora vivia em Coimbra e era algo que obviamente não via todos os dias e por isso o fascínio redobrava cada vez que ali passava. ;)
Era (de certa forma ainda sou) obcecado por tudo o que envolvesse linhas de costa e acção do mar e sempre achei interessante aquela abertura para o Atlântico em forma triangular das duas margens junto à foz e à entrada do mar aquela língua de areia aparentemente tão frágil às vagas, sobretudo de Inverno, mas que no Verão estava repleta de banhistas! Actualmente não sei se ainda é! :unsure:

Bom parece que decidiram requalificar esse pequeno espaço atribuindo-lhe a importância que pelos vistos estava esquecida, antes tarde do que nunca porque sempre me deu a entender que era uma área inculta e até abandonada às portas do grande Porto e até ia de encontro à realidade de que tanto o Porto como Gaia pareciam de costas voltadas para a artéria que lhes deu os primeiros passos no desenvolvimento, o rio!

Obrigado pelas imagens. :thumbsup: