Resumo do Mês - Junho 2016

Análise Mensal | Junho 2016

Local de Seguimento - WU Cacém (Vento), WU Amadora (Temperatura) e WU Porto Salvo (Precipitaçã
o)

Um mês seco e quente, mas nada de preocupante.

Normais Climatológicos Lisboa (Geofísico) 1981-2010 | Junho (Fonte IPMA)

Média Temperatura Máxima: 25.7ºC
Média Temperatura Média: 21.2ºC
Média Temperatura Mínima: 16.6ºC
Média Precipitação: 15.6 mm
Vento Médio: 20.4 km/h (Fonte)

Registos nos meus locais de seguimento:

Média Temperatura Máxima: 27.5ºC (+1,8ºC)
Média Temperatura Média: 22.2ºC (+1,0ºC)
Média Temperatura Mínima: 16.8ºC (+0.2ºC)
Precipitação Total: 6.5 mm (-10.1 mm)
Vento Médio: 20,9 km/h (+0.5 km/h)
Rajada Máxima: 59 km/h

5 dias de chuva

Neste mês apenas se salienta a temperatura máxima, que subiu exponencialmente relativamente a Maio. Quebra-se aqui os 5 meses sem anomalia positiva na temperatura. A temperatura mínima "comportou-se" muito bem. De notar, também, a forte nortada sentida o mês todo com rajadas moderadas todos os dias (acima de 40 km/h). Daí, é normal que o vento médio suba. A precipitação foi abaixo da média, mas num mês meteorologicamente seco, é habitual. As oscilações de precipitação neste mês fazem-se sentir mais devido à baixa média de precipitação, por isso existem sempre anos que ultrapassam para o dobro do normal, normalmente intervalados.

Tendo em conta o decorrer do mês de Julho, acredito que tenhamos um Verão com temperaturas máximas acima do normal.

Concluo com o acumulado anual que já vai em 546.6 mm, ultrapassando o acumulado do ano passado em apenas 6 meses.

• Gosto
Reactions: Mr. Neves e TiagoLC
guisilva5000, uma vez que moras em Belas, talvez seja melhor comparares os teus valores às normais da estação da Base aérea da Granja - Sintra, e não ao Geofísico de Lisboa.

2yMtpKh.png

;)

• Gosto
Reactions: guisilva5000
guisilva5000, uma vez que moras em Belas, talvez seja melhor comparares os teus valores às normais da estação da Base aérea da Granja - Sintra, e não ao Geofísico de Lisboa.

2yMtpKh.png

;)
Wow nem sabia que tal existia. Mas vale pelos 30 anos?

O problema é que não acompanho propriamente o local onde moro, as temperaturas são de uma estação da Amadora, que se encontra mais perto do Geofísico. Já na precipitação acompanho a de Porto Salvo.

Nota-se que os valores de precipitação são mais elevados que no geofísico e a temperatura bastante mais baixa. Zona interessante. Aliás, todo o distrito de Lisboa tem um clima muito diferente, principalmente comparando o eixo oeste com o este.

Tenho mesmo de arranjar uma estação minha, o problema é que não tenho os meios para tal :(

Wow nem sabia que tal existia. Mas vale pelos 30 anos?

O problema é que não acompanho propriamente o local onde moro, as temperaturas são de uma estação da Amadora, que se encontra mais perto do Geofísico. Já na precipitação acompanho a de Porto Salvo.

Nota-se que os valores de precipitação são mais elevados que no geofísico e a temperatura bastante mais baixa. Zona interessante. Aliás, todo o distrito de Lisboa tem um clima muito diferente, principalmente comparando o eixo oeste com o este.

Tenho mesmo de arranjar uma estação minha, o problema é que não tenho os meios para tal :(
Esqueci-me de referir que esses dados são da normal 71-00, ou seja, uma série de 30 anos.

;)

• Gosto
Reactions: guisilva5000