Resumo do Mês - Junho 2016



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Análise Mensal | Junho 2016

Local de Seguimento - WU Cacém (Vento), WU Amadora (Temperatura) e WU Porto Salvo (Precipitaçã
o)

Um mês seco e quente, mas nada de preocupante.


Normais Climatológicos Lisboa (Geofísico) 1981-2010 | Junho (Fonte IPMA)

Média Temperatura Máxima: 25.7ºC
Média Temperatura Média: 21.2ºC
Média Temperatura Mínima: 16.6ºC
Média Precipitação: 15.6 mm
Vento Médio: 20.4 km/h (Fonte)

Registos nos meus locais de seguimento:

Média Temperatura Máxima: 27.5ºC (+1,8ºC)
Média Temperatura Média: 22.2ºC (+1,0ºC)
Média Temperatura Mínima: 16.8ºC (+0.2ºC)
Precipitação Total: 6.5 mm (-10.1 mm)
Vento Médio: 20,9 km/h (+0.5 km/h)
Rajada Máxima: 59 km/h

5 dias de chuva

Neste mês apenas se salienta a temperatura máxima, que subiu exponencialmente relativamente a Maio. Quebra-se aqui os 5 meses sem anomalia positiva na temperatura. A temperatura mínima "comportou-se" muito bem. De notar, também, a forte nortada sentida o mês todo com rajadas moderadas todos os dias (acima de 40 km/h). Daí, é normal que o vento médio suba. A precipitação foi abaixo da média, mas num mês meteorologicamente seco, é habitual. As oscilações de precipitação neste mês fazem-se sentir mais devido à baixa média de precipitação, por isso existem sempre anos que ultrapassam para o dobro do normal, normalmente intervalados.

Tendo em conta o decorrer do mês de Julho, acredito que tenhamos um Verão com temperaturas máximas acima do normal.

Concluo com o acumulado anual que já vai em 546.6 mm, ultrapassando o acumulado do ano passado em apenas 6 meses.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves e TiagoLC

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
guisilva5000, uma vez que moras em Belas, talvez seja melhor comparares os teus valores às normais da estação da Base aérea da Granja - Sintra, e não ao Geofísico de Lisboa.

2yMtpKh.png


;)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
guisilva5000, uma vez que moras em Belas, talvez seja melhor comparares os teus valores às normais da estação da Base aérea da Granja - Sintra, e não ao Geofísico de Lisboa.

2yMtpKh.png


;)
Wow nem sabia que tal existia. Mas vale pelos 30 anos?

O problema é que não acompanho propriamente o local onde moro, as temperaturas são de uma estação da Amadora, que se encontra mais perto do Geofísico. Já na precipitação acompanho a de Porto Salvo.

Nota-se que os valores de precipitação são mais elevados que no geofísico e a temperatura bastante mais baixa. Zona interessante. Aliás, todo o distrito de Lisboa tem um clima muito diferente, principalmente comparando o eixo oeste com o este.

Tenho mesmo de arranjar uma estação minha, o problema é que não tenho os meios para tal :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Wow nem sabia que tal existia. Mas vale pelos 30 anos?

O problema é que não acompanho propriamente o local onde moro, as temperaturas são de uma estação da Amadora, que se encontra mais perto do Geofísico. Já na precipitação acompanho a de Porto Salvo.

Nota-se que os valores de precipitação são mais elevados que no geofísico e a temperatura bastante mais baixa. Zona interessante. Aliás, todo o distrito de Lisboa tem um clima muito diferente, principalmente comparando o eixo oeste com o este.

Tenho mesmo de arranjar uma estação minha, o problema é que não tenho os meios para tal :(
Esqueci-me de referir que esses dados são da normal 71-00, ou seja, uma série de 30 anos.

;)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000