Eis aqui os meus dados sobre novembro:
- Tmed_Máx: ~17°C (+1,2°C)
- Tmed_Méd: ~14°C (+0,8°C)
- Tmed_Mín: ~11°C (+0,5°C)
- Prec: ~145 mm (+44 mm)
Ou seja, o mês de novembro foi muito chuvoso e até relativamente quente, com vários dias com temperaturas máximas acima dos 20°C e temperaturas mínimas acima dos 10°C.
Dados do outono meteorológico:
- Tmax: 21,3°C (+2,6°C)
- Tmed: 18,15°C (+1,15°C)
- Tmin: 15°C (+1,17°C)
- Prec: 223 mm (+3 mm)
Ou seja, o outono foi normal em precipitação e quente em temperaturas.
Os resultados das máximas e das mínimas foram retirados a partir da bomba de calor que tenho aqui em casa. Esta tem um sensor que mede a temperatura externa da casa e mede também a máxima e a mínima do dia.
A quantidade de precipitação foi tirada através de um hidrómetro que tenho cá em casa, no telhado. Este, infelizmente, não faz acumulados mensais (só diários), por isso pus com ~, porque eu na verdade tenho andado a registar os acumulados diários desde 15 de setembro.
PS: Pois é, é verdade. Agora como é que eu mudo o nome do tópico?
Temperaturas:
Média da temperatura máxima: 17,6ºC (-0,4ºC)
Média da temperatura mínima: 10,3ºC (-1,0ºC)
Máxima absoluta: 20,8ºC (dia 15)
Máxima mais baixa: 14,7ºC(dia 27)
Mínima absoluta: 3,8ºC(dia 28)
Mínima mais alta: 15,4ºC(dia 10)
Precipitação:
Acumulado mensal: 108,9 mm (+8,9 mm)
Maior acumulado diário: 45,9 mm(dia 11)
Nº dias de chuva: 17 dias
Nº dias de trovoada: 1 dia
Nº dias de granizo: 0
Vento:
Predomínio: SW
Velocidade média registada: 6,4 Km/h
Velocidade máxima alcançada: 16,2 Km/h (dia 2)
Aspetos revelantes:
- Mês frio e chuvoso; - Ocorrência de chuva intensa e persistente no dia 11, que trouxe acumulados excessivos; - Tempo ameno e seco entre os dias 12 e 16 (Verão de São Martinho); - Cut-off durante a 3ª década do mês que trouxe aguaceiros durante vários dias e uma trovoada nos arredores; - Forte inversão térmica no dia 28.
Diverti-me fazer um formulário para a climatologia.
Se aquilo interes-los-ar, é um bom início para construir uma climatologia portuguesa, mas é necessário respeitar as diretivas e não alterar o PDF (os campos são importantes para um tratamento). Com um script de dados aquilo pode ser simpático, trabalharei atrasado sobre este script assim participantes e um meio de D/L para não sobrecarregar o fórum.
Sei, sou um emmerdeur mas insisto sobre o respeito das normas WMO, se não vai-se comparar maçãs e peras.
Os que não têm estação metereologia sobre Internet podem também preencher o formulário com os captores que tem. .
Aos proprietários de meteopt de difundir à boa lugar ou suprimir.
Para preencher o formulário é necessário ACROBAT READER: https://get.adobe.com/br/reader/
Com o manual Pluviômetro Hellmann 47.1003 (pluviômetro - apoio - proveta graduada) 58€, você tem para +/- 100€ medidas de t ° e chuva de alta qualidade (tão bem instalar .. )