Rio de Janeiro-Condições atuais e registros!

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Ola a todos,..
vejam o cptec ja sinaliza temperaturas acima de 30 esta semana

Terça - 20/05
Temp. Máxima: 31ºC Sol Nascente: 06:21:11
Temp. Mínima: 17ºC Sol Poente: 17:17:26

Quarta - 21/05
Temp. Máxima: 32ºC Sol Nascente: 06:21:38
Temp. Mínima: 17ºC Sol Poente: 17:17:07

Quinta - 22/05
Temp. Máxima: 32ºC Sol Nascente: 06:22:05
Temp. Mínima: 17ºC Sol Poente: 17:16:50
 


abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
A previsão para os próximos dias indica redução da temperatura

Domingo
Temp. Máxima: 34ºC Sol Nascente: 06:23:25
Temp. Mínima: 17ºC Sol Poente: 17:16:05

Segunda - 26/05
Temp. Máxima: 29ºC Sol Nascente: 06:23:51
Temp. Mínima: 16ºC Sol Poente: 17:15:52

Terça - 27/05
Temp. Máxima: 27ºC Sol Nascente: 06:24:18
Temp. Mínima: 14ºC Sol Poente: 17:15:40
 

Giba Prado

Cirrus
Registo
25 Dez 2007
Mensagens
12
Local
Brasil
A última rodada do modelo global indica um frio violento pra região Sul a partir do dia 29,com mínimas incrivelmente baixas neste dia,mas parece não indicar uma queda muito grande pro Sudeste.
 

Giba Prado

Cirrus
Registo
25 Dez 2007
Mensagens
12
Local
Brasil
A experiência me ensinou a ver essas previsões de frio muito extremo com certa incredulidade.Antigamente sempre que se falava em possibilidade de neve eu ficava todo entusiasmado,mas chegava na hora e vinha um friozinho bem mixuruca e eu me decepcionava.Agora sou como São Tomé,tenho que ver pra crer(rsrsrsrs)
 

Giba Prado

Cirrus
Registo
25 Dez 2007
Mensagens
12
Local
Brasil
Hoje aqui em SC já estamos tendo a entrada de uma massa de ar frio não muito intensa,aqui na serra amanhã de manhã a mínima deve ser próxima a 0C com geada moderada,e no litoral em torno de 10C.

*Cada vez mais me convenço que o climatempo é um dos piores sites de previsão do tempo que pode existir,para hoje previa máxima de 23C aqui na minha cidade,quando na verdade a máxima não passou de 16.Pra amanhã prevê mínima de 8 e máxima de 25C(!!!),totalmente fora da realidade.:shocking:
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Hoje aqui em SC já estamos tendo a entrada de uma massa de ar frio não muito intensa,aqui na serra amanhã de manhã a mínima deve ser próxima a 0C com geada moderada,e no litoral em torno de 10C.

*Cada vez mais me convenço que o climatempo é um dos piores sites de previsão do tempo que pode existir,para hoje previa máxima de 23C aqui na minha cidade,quando na verdade a máxima não passou de 16.Pra amanhã prevê mínima de 8 e máxima de 25C(!!!),totalmente fora da realidade.:shocking:

Na minha opinião o melhor que existe noBrasil é o cptec.
 

Giba Prado

Cirrus
Registo
25 Dez 2007
Mensagens
12
Local
Brasil
Essa onda de frio reamente me surpreendeu,hoje às 7:15 meu termômetro marcava -5C,deve ter sido uma das temp. mais baixas já registradas em maio por aqui.A geada foi fenomenal,durou até perto das 11:00 nos lugares onde não pegava sol.:cold:
Espero que outras ondas polares tão ou mais intensas que essa estejam a caminho,e que tragam a tão sonhada neve...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Essa onda de frio reamente me surpreendeu,hoje às 7:15 meu termômetro marcava -5C,deve ter sido uma das temp. mais baixas já registradas em maio por aqui.A geada foi fenomenal,durou até perto das 11:00 nos lugares onde não pegava sol.:cold:
Espero que outras ondas polares tão ou mais intensas que essa estejam a caminho,e que tragam a tão sonhada neve...

Temperaturas muito baixas no Brasil:surprise::surprise:
 

Giba Prado

Cirrus
Registo
25 Dez 2007
Mensagens
12
Local
Brasil
Temperaturas muito baixas no Brasil:surprise::surprise:

Moro no Sul do Brasil,na Serra Catarinense,a altitude aqui é de 900mts,em termos de frio só perde para a região de São joaquim(áreas acima de 1200 mts)Sexta e sábado fez muio frio.Sexta-feira apesar do sol a máxima foi de apenas 8,8C,e no amanhecer de sábado chegou a -5.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Moro no Sul do Brasil,na Serra Catarinense,a altitude aqui é de 900mts,em termos de frio só perde para a região de São joaquim(áreas acima de 1200 mts)Sexta e sábado fez muio frio.Sexta-feira apesar do sol a máxima foi de apenas 8,8C,e no amanhecer de sábado chegou a -5.

Neste momento vivo na cidade de Bragança no norte de Portugal, fica a 700m de altitude. E é uma das cidades mais frias do país, durante o Outono/Inverno ocorrem aqui temperaturas mais baixas do que -5ºC, mas mesmo aqui o valor de -5ºC já é um valor consideravelmente baixo.
 

Giba Prado

Cirrus
Registo
25 Dez 2007
Mensagens
12
Local
Brasil
Neste momento vivo na cidade de Bragança no norte de Portugal, fica a 700m de altitude. E é uma das cidades mais frias do país, durante o Outono/Inverno ocorrem aqui temperaturas mais baixas do que -5ºC, mas mesmo aqui o valor de -5ºC já é um valor consideravelmente baixo.


Essa onda polar foi extremamente forte para o mês de maio,não me lembro de ter visto uma geada tão severa assim neste mês,pelo menos nos últimos 8 anos.
Levando em conta a nossa latitude( que aqui é de 27º)e a altitude relativamente modesta de 900m, até que nosso inverno é bem interessante.A nossa região está para o Brasil assim como o Pólo Sul está para o mundo:DComo o Brasil é um país predominantemente tropical e equatorial,o clima aqui das regiões serranas do Sul é muito especial,uma espécie de oásis de frio que chama muito a atenção do resto do país.Por isso no inverno a região está constantemente nos noticiários,cada vez que ocorre uma geada ou neve.Acho que nasci no lugar certo,pois abomino o calor,se tivesse que morar num lugar sem inverno me sentiria meio deprimido:(
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Essa onda polar foi extremamente forte para o mês de maio,não me lembro de ter visto uma geada tão severa assim neste mês,pelo menos nos últimos 8 anos.
Levando em conta a nossa latitude( que aqui é de 27º)e a altitude relativamente modesta de 900m, até que nosso inverno é bem interessante.A nossa região está para o Brasil assim como o Pólo Sul está para o mundo:DComo o Brasil é um país predominantemente tropical e equatorial,o clima aqui das regiões serranas do Sul é muito especial,uma espécie de oásis de frio que chama muito a atenção do resto do país.Por isso no inverno a região está constantemente nos noticiários,cada vez que ocorre uma geada ou neve.Acho que nasci no lugar certo,pois abomino o calor,se tivesse que morar num lugar sem inverno me sentiria meio deprimido:(

A latitude de Bragança é de 42ºN:D.Aqui as geadas são muito frequentes durante vários meses e caí neve em todos os Invernos:D. Em Portugal é no Norte que se registam os valores de temperatura mais baixos. No sul do país a neve é muito rara e as geadas ocorrem durante menos tempo e são menos intensas do que no Norte.
O Brasil tem uma variedade de climas impressionante, mas Portugal apesar de ter um territorio muito mais pequeno, tem também diferenças significativas ao nivel de temperaturas e precipitações.
 

Giba Prado

Cirrus
Registo
25 Dez 2007
Mensagens
12
Local
Brasil
A latitude de Bragança é de 42ºN:D.Aqui as geadas são muito frequentes durante vários meses e caí neve em todos os Invernos:D. Em Portugal é no Norte que se registam os valores de temperatura mais baixos. No sul do país a neve é muito rara e as geadas ocorrem durante menos tempo e são menos intensas do que no Norte.
O Brasil tem uma variedade de climas impressionante, mas Portugal apesar de ter um territorio muito mais pequeno, tem também diferenças significativas ao nivel de temperaturas e precipitações.

Se tivessemos uma latitude dessas(42º)teríamos um inverno gélido,pois ao contrario de Portugal que sofre a influência da corrente quente do golfo,o nosso clima não é muito afetado por correntes marítimas.
Aqui nas áreas acima de 1300m de altitude,neva todos os anos pelo menos por 3 ou 4 vezes,e ocorre uma média de 70 geadas.
Antes de eu ter um conhecimento mais profundo sobre o clima mundial,pensava que a neve era uma coisa banal em toda a Europa,porém depois descobri que neva com muito mais freqüência aqui que em muitas partes desse continente,como é o caso de Lisboa e todo o sul de Portugal.Vi pela tv que em Lisboa houve queda de neve em 2006 e 2007,(uma quantidade tão pequena que nem chegou a acumular)depois de décadas sem cair um floco sequer.Nas serras do Sul do Brasil houve grandes nevadas em todas as décadas do século passado,as mais importantes foram em 1955,1957,1965,1975,1979 e 1984.Em 1965,a nevou por 3 dias quase initerruptamente(minha vó conta que as pessoas tinham que subir nos telhados para retirar o gelo),em 20/07/1957 a cidade de São Joaquim foi castigada(ou abençoada:D)por uma verdadeira nevasca,que em alguns pontos chegou ao acúmulo de quase 1 metro:shocking:.Em julho de 1975 nevou em "Apiaí"que fica quase dento da área tropical no estado de São Paulo e em todas as áres acima de 400m dos estados do Sul.
A última vez que nevou aqui na minha cidade foi em setembro de 2002,mas o acúmulo foi muito pequeno.Este ano estou com muita esperança,prometi que quando nevasse aqui de novo eu sairia correndo pelado na neve:D:D:D:D