Roménia

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Uma agradável surpresa. Ao contrário do que a maioria dos portugueses julga, a Roménia é um país, que salvo algumas excepções, não difere muito do Portugal de hoje.
A influência de vários anos de ditadura comunista é visível, principalmente nos arredores de localidades onde existem fábricas a cair aos bocados, mercê de uma política de pleno emprego (quem estivesse desempregado era preso) que dotou o país de um excesso de indústria que obviamente, após a transição para a democracia, foram quase todas à falência, por não serem necessárias.
Nos últimos 20 anos, em democracia, segundo a guia da viagem, instalou-se um poder corrupto, onde nem sequer há grande preocupação em se disfarçar. Os caminhos de ferro estão miseráveis (10 horas para fazer os menos de 500 km que separam Bucharest de Cluj) porque o seu presidente desviou 500 milhões de euros e fugiu com eles para os EUA, onde está a curti-los, devido à inexistência de acordo de extradição. Os fundos europeus são desaproveitados, pois também segundo a guia, são mais complicados de roubar. Mas mesmo assim, preferem os tempos de hoje aos de Ceausescu, mais vale ser roubado que esmagado.

Bucharest

Cidade tipicamente francesa, com edifícios estilo Paris (até um arco do triunfo de imitação) e muitos espaços verdes. A diferença para a capital francesa é a descontinuidade, ou seja, há ruas belíssimas a alternar com casas a cair de velhas.

Arco de Triunfo

hpim5971.jpg


Palácio do Parlamento, antigamente nos tempos de Ceausescu, Palácio do Povo, construído numa altura em que o povo vivia com comida racionada, e cada carro só poderia gastar 40 l de gasolina por mês. Tem 10 andares acima do solo, 6 abaixo e 3,3 hectares de área implantação. É o 2º maior edifício do mundo, só atrás do Pentágono.

hpim5995.jpg


hpim6054.jpg


A avenida onde morava todo o comité central, 4 m mais larga que os Champs Elysées.

hpim6002.jpg


Outras imagens da capital:

hpim6041.jpg


hpim6038.jpg


Infraestruturas um pouco desorganizadas, como estes fios de electricidade demonstram.

img125s.jpg


Sighisoara

A cidade onde nasceu Vlad, o Empalador, mais conhecido como Conde Drácula, vale por muito mais que isso.

hpim5651.jpg


hpim5653.jpg


A casa amarela, onde nasceu o Empalador.

hpim5636.jpg


Depois ponho mais fotos, que este post já vai grande.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Castelo de Bran, cheio de turistas, por ser associado ao Drácula:

hpim5693.jpg


hpim5727.jpg


Castelo de Peles, mais bonito e sossegado (só fotos exteriores, lá dentro era necessário pagar uuma taxa de cerca de 10€ e eu não gosto de ser roubado):

hpim5856.jpg


hpim5880.jpg


Brasov:

hpim5816f.jpg


Com a rua mais estreita da Roménia:

hpim5798.jpg


Museu do Povo de Bucharest, um estilo de Portugal dos pequeninos, mas em tamanho real, com casas típicas de todas as regiões romenas:

hpim5932.jpg


Mosteiros com pinturas exteriores, neste caso Sucevita:

img009mq.jpg


Paisagens:

hpim5525s.jpg


hpim5553c.jpg


hpim5545.jpg


hpim5578.jpg


Fotos de Meteo:

Inversão térmica:

hpim5668.jpg


Neve, enquanto não derreteu, quando lá cheguei ao pé já estava tudo derretido (cume de 2500 m, acumulação a 2000)

hpim5691.jpg


Nuvens:

img051jb.jpg


img052i.jpg


img044mf.jpg


img026tw.jpg


img050sy.jpg


Sighisoara após uma chuvada:

img053q.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Belo documentário, David!

É um país que gostava de conhecer. Um dia, se tiver a oportunidade de fazer um interrail pelo leste, não me escapará.

;)

Vale a pena. Mas para o fazer de comboio tens que te encher de paciência, porque são muito lentos. Mas creio que servem todas as cidades, não é como um país que eu conheço em que há capitais de distrito sem ligação ferroviária.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Bem que os romenos dizer que o país deles é diferente e mais bonito que o resto da zona Leste. Parece-me mesmo muito bem. Belas fotos! Parabens pela Viagem!!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Vale a pena. Mas para o fazer de comboio tens que te encher de paciência, porque são muito lentos. Mas creio que servem todas as cidades, não é como um país que eu conheço em que há capitais de distrito sem ligação ferroviária.

Devagar se vai ao longe, dizem os antigos.
Passear durante o dia, viajar durante a noite. Parece ser uma boa opção.

Nunca tinha ouvido falar no Castelo de Peles.
Fiquei curioso. Tanto pela beleza como pela posição geográfica.
Situado num vale a quase 1000m de altitude, e rodeando por montanhas que chegam a ultrapassar os 2000m.

Deve ser de facto um local fantástico.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Bela reportagem de um País que não conheço:D

Obrigado por partilhares connosco David:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Devagar se vai ao longe, dizem os antigos.
Passear durante o dia, viajar durante a noite. Parece ser uma boa opção.

Nunca tinha ouvido falar no Castelo de Peles.
Fiquei curioso. Tanto pela beleza como pela posição geográfica.
Situado num vale a quase 1000m de altitude, e rodeando por montanhas que chegam a ultrapassar os 2000m.

Deve ser de facto um local fantástico.

O Castelo de Peles foi construído no final do século XIX para casa de Verão da família real romena. Por dentro é, exceptuando os habituais excessos pirosos das famílias mais nobres, bastante acolhedor, principalmente os aposentos do rei, escritório e biblioteca. Fica próximo da localidade de Sinaia, uma estância de esqui bastante apreciada pelas famílias mais ricas da Roménia. Tem um teleférico que sobe ao alto das montanhas. Tem ligação de comboio desde Bucharest, eu até filmei a chegada do comboio a Sinaia, quando tiver tempo ponho aqui o filme, se se vir alguma coisa, já que foi de noite. Em comparação com o Castelo de Bran (mais conhecido como o castelo do Drácula) é muito mais bonito por fora e por dentro, e tem muitos menos visitantes.

Na Roménia há ainda outra vantagem, os preços são muito mais baixos. Num hotel de 5 estrelas em Sighisoara, uma das cidades mais turísticas do país, um quarto duplo são 50 euros, à taxa de câmbio actual. No mesmo hotel, um jantar com prato principal, sobremesa, água e pão são 7 euros. Se tiveres fome, um croissant de chocolate custa 30 centimos. A única coisa que é cara, o que é mau para os viciados, é o café, quase sempre superior a 1 euro.
 

iura79

Cirrus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1
Local
portugal
boas a todos,sou novo em este forum,vi estes comentarios e me parece interesante,sou romeno,vivo a 9 anos em portugal,gosto,e pena que primeiro ministro esta a estragar todo!
agora,atraves de ROMENIA,que posso dizer?e pena estado que somos a esta hora!ainda falta muito a chegar o pe de PORTUGAL,e mesmo pena sendo um pais lindo,ate agora 20 anos atras ninguem sabia nada de ciganos,uma vergonha pelo guverno que esta agora a poder,ainda a muita corupcao,o dinheiro que venha de fora vai logo nas contas de ladroes,e nos que esamos fora no temos forcas para mudar nada!para quem quer vizitar so aconselho fazer,e um pais co 4 estacoes,mar,montanha,mais no interior pessoas muito primitores,a comida e boa,paisagem de nunca mais esquecer,ainda com muitas zonas virgem,algo que hoje em dia no se encontra,dou um grande abraco a todos ,que me fez sentir orgolioso de ser romeno!obrigado:palmas:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
boas a todos,sou novo em este forum,vi estes comentarios e me parece interesante,sou romeno,vivo a 9 anos em portugal,gosto,e pena que primeiro ministro esta a estragar todo!
agora,atraves de ROMENIA,que posso dizer?e pena estado que somos a esta hora!ainda falta muito a chegar o pe de PORTUGAL,e mesmo pena sendo um pais lindo,ate agora 20 anos atras ninguem sabia nada de ciganos,uma vergonha pelo guverno que esta agora a poder,ainda a muita corupcao,o dinheiro que venha de fora vai logo nas contas de ladroes,e nos que esamos fora no temos forcas para mudar nada!para quem quer vizitar so aconselho fazer,e um pais co 4 estacoes,mar,montanha,mais no interior pessoas muito primitores,a comida e boa,paisagem de nunca mais esquecer,ainda com muitas zonas virgem,algo que hoje em dia no se encontra,dou um grande abraco a todos ,que me fez sentir orgolioso de ser romeno!obrigado:palmas:

Bem-vindo ao fórum iura79.

Fotos e vídeos da tua terra são sempre bem recebidos. :)