Saídas de modelos incomuns ou de sonho

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Se até no sul dos EUA neva, quem diz que em Lix não vai:D.
Por mim um dia de intensa queda de neve com 3 cm ou 5 de neve e no outro céu limpo mas um dia muito friiio:sad:.

Estou com esperança para este ano:rolleyes:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,242
Local
Oeiras / VN Poiares
Apesar de não parecer, isto é uma saída de sonho. Se a modelação fosse 48 horas mais longe...

ECM1-240_tti8.GIF
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Sim David essa era mesmo de sonho, os dois AA a unir mesmo na posição perfeita, para injectar ar quase da Sibéria, e a bloquear completamente ar Atlântico, e a cut-off aí..
Como dizes, se fosse continuada mais 48h, estava provavelmente o cenário de neve em todo o lado, até nas Berlengas!
:p

Mas além de ser no prazo do imaginário.. Mesmo que perto de real, cheirava-me a acabar em nevão em Espanha ou Itália..
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
O GEFS tem ali umas perturbações engraçadas, nesse caso destaco esta aqui:











Era tão bom que isto fosse verdade:calor:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Realmente esta RUN6z do GFS está perfeita não mexia mais até dia 30 :lmao::lmao:
Estive a verificar o modelo GFS do Meteopt e indica uma temperatura "gelada" de -2.0 aqui para o Cartaxo no dia 23:eek: isso era inédito para mim, já que o mínimo que registei aqui foi -1.1ºC:cold:
Vamos rezar para que tudo corra bem e que se concretize:calor:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não sei se é o melhor tópico para postar a minha opinião:

Analisando um qualquer modelo, a partir de que horas poderemos considerar reino da fantasia ou de sonho?

De forma empirica mas no campo da estatística, atribuo um erro de 2% a cada dia que passa, de forma que analisando os modelos a partir do dia 0 (hoje) temos que:
Dia 0: erro = 2%
Dia 1: erro = 2x2%=4%
Dia 2: erro = 2^3%=8%
Dia 3: erro = 2^4%=16%
Dia 4: erro = 2^5%=32%
Dia 5: erro = 2^6%=64%

ou seja, a partir do dia +5 entramos no reino do apenas provável.

Mas agora analisando de outra forma mais analitica dos dados que os modelos nos mostram e em especial das cartas com isobaras, considero dia X (aquele em que se entra no tal reino) quando apareça algo de completamente disparatado e incomum, e o exemplo que me surge logo é o seguinte:
1. situação de pântano isobarico pela maioria da europa.
2. uma quebra de ligação entre uma carta e a seguinte, que pode traduzir-se em algo que apareça com pujança mas do nada (tendo em conta a carta anterior)

Este é o ponto, o dia X, a partir do qual tudo o que vem à frente só pode ser desvario. É como se uma tendência se esgotasse e depois fazem copy/paste numa outra tendência a partir daí!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A Run de controle do GFS na sua saída das 12h de hoje:

gens01162.png


gens00162.png


gens02162.png


Vinha direitinha a nós e depois, como por encomenda, deslocava-se para Norte mesmo encima do nosso território continental! :D

TEríamos uma -4 a cobrir todo o teritório nacional. E até uma iso -6 estaria bem por cima de todo o interior, desde a Beira Baixa, passando pelo Alentejo, Algarve, chegando quase às portas de Lisboa! A -8 estaria mesmo ali ao lado do baixo Alentejo e Algarve!

gens00138.png


O ECM contínua a insistir em muito frio a 850hPa:

ecm0168.gif


ecm0192.gif


Tudo isto já se passa no primeiro painel e a 162h. ;)