Saídas de modelos incomuns ou de sonho



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Siberiana:

gens-0-1-372_hio2.png


gens-0-0-372_qen3.png
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
:calor: Acudam...lol!! Mas o que é isto???Vamos lá ver se não é apenas um devaneio ou se os modelos mantêm a tendência...Gostava de ver isto...:D:surprise:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Uma possível entrada Siberiana está a desenhar-se nos modelos a longa distancia, acredito que venha a ocorrer mas não me parece que seja com ISOS tão baixas como as que estão previstas actualmente , mas vamos continuar a acompanhar os modelos:w00t:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Que loucura que isso seria:surprise::eek:

Isso seria histórico em Portugal e no resto da Europa, mas não acredito muito deve ser mais um devaneio:cold::cold:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Apesar da run das 12z estar a médio prazo bastante diferente da anterior, acaba da mesma forma, em entrada fria:

Seria o reverso da medalha, David, as condições actuais são tão calmas e anticiclónicas, que se calhar iremos passar precisamente pelo inverso:unsure:.

Há bastantes anos, em Celas, perto de Bragança, lembro-me de por esta altura do ano andar a tratar das macieiras, de manga curta e a bufar com o calor, passados 15 dias, uma forte nevada cobriu a região:).
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Todos os modelos têm apontado já a entrada siberiana com ISOS muito baixas à bastante tempo, já em Janeiro previam isso para 10 de Fevereiro.

Agora temos evidentemente um bloqueio AA na Europa, mas com temperaturas elevadas.

O anticiclone terá que se estabelecer mais a norte para trazer esse ar polar.

- - - - -

Uma coisa os modelos acertaram: as depressões muito cavadas a passar na Islândia (que eu tenho experienciado). No entanto, os modelos apontavam o AA mais a norte no UK, e neste momento, está mais a sul.

Ainda acho que esse cenário frio irá acontecer para o final do mês.
A questão é saber o quão frio e histórico será.