Saídas de modelos incomuns ou de sonho

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Eles tanto que prevêem que acabarão por acertar :D

IlxRwlB.png


Com um prognóstico tão extremo, recordei-me logo do temporal de 1997...
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eles tanto que prevêem que acabarão por acertar :D

IlxRwlB.png


Com um prognóstico tão extremo, recordei-me logo do temporal de 1997...
Talvez parecido com fevereiro de 2008. Talvez... ;) :uau:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Para a Batalha estão previstos em 10 dias 126mm... nunca me lembro! Claro que pode mudar tudo...
Ah, certamente que já viste mais vezes esse valor nos meteogramas. Em Março de 2018 lembro-me de chegar a ver 250mm na minha zona.
Na run da 12z estão previstos quase 130mm e 150mm para C. Maior, dos quais mais de 100mm cairiam num só dia, algo histórico para a Região em questão certamente. Como é óbvio vão haver muitas mudanças...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Ah, certamente que já viste mais vezes esse valor nos meteogramas. Em Março de 2018 lembro-me de chegar a ver 250mm na minha zona.
Na run da 12z estão previstos quase 130mm e 150mm para C. Maior, dos quais mais de 100mm cairiam num só dia, algo histórico para a Região em questão certamente. Como é óbvio vão haver muitas mudanças...
Pá não me lembro mas é possível que sim. 126mm seria excelente!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Os >500 mms seriam incomuns ou de sonho se estivessem sendo previstos para o sul continental.

Para que isso ocorra no litoral norte basta um ligeiro enfraquecimento do anticiclone. E não são necessárias frentes com intensidade por aí além, bastando apenas dias consecutivos de chuva tendencialmente estratiforme. Os tais 'rios atmosféricos'.

QLLePDl.png
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Os >500 mms seriam incomuns ou de sonho se estivessem sendo previstos para o sul continental.

Para que isso ocorra no litoral norte basta um ligeiro enfraquecimento do anticiclone. E não são necessárias frentes com intensidade por aí além, bastando apenas dias consecutivos de chuva tendencialmente estratiforme. Os tais 'rios atmosféricos'.

QLLePDl.png

Acho que não é muito comum estarem previstos 500mm em 10 dias para nenhum sítio de Portugal Continental :intrigante:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
7XywYfV.png


ECM1-168_gsy6.GIF


Quase metade do acumulado dos 10 dias ocorre em 24h. Claro que isso é possível num contexto de um 'rio atmosférico' mais ou menos prolongado, bastando apenas um ou outro sistema frontal mais intenso.

Acrescento que num contexto de aquecimento global, é expectável que ocorram 'rios atmosféricos' no litoral norte que gerem enormes acumulados. Do género que foi anteriormente publicado.
 
Última edição: