Saídas de modelos incomuns ou de sonho

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Quando um canadiano faz sonhar, um olhanense fica de olho. :D

22230662_ZQsUb.jpeg
 


leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Será que os modelos de que dispomos são assim tão maus?
Tanto o GFS, como o ECMWF, como o ICON, etc... ora põem chuva, ora tiram chuva. Nem sequer tem vindo a ser possível criar uma previsão concreta, porque entre saídas diferentes tudo desaparece. E pior, a médio prazo. Antes, os modelos acertavam mais do que acertam agora, pelo menos é o que acho.

Vi numa página de meteorologia no Facebook que o trimestre Março-Abril-Maio poderá trazer a tão desejada chuva, em abundância, a todo o território. Sinceramente, a minha esperança não é muita.

Quando nos largará este malfadado anticiclone??
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Será que os modelos de que dispomos são assim tão maus?
Tanto o GFS, como o ECMWF, como o ICON, etc... ora põem chuva, ora tiram chuva. Nem sequer tem vindo a ser possível criar uma previsão concreta, porque entre saídas diferentes tudo desaparece. E pior, a médio prazo. Antes, os modelos acertavam mais do que acertam agora, pelo menos é o que acho.

Vi numa página de meteorologia no Facebook que o trimestre Março-Abril-Maio poderá trazer a tão desejada chuva, em abundância, a todo o território. Sinceramente, a minha esperança não é muita.

Quando nos largará este malfadado anticiclone??
Sinceramente há semanas que os modelos quase nem chuva prevêem, por isso não sei onde viu tal informação.
Quanto a maioria dos sites de meteorologia, muitos mexem a paixão acima da ciência, o sensacionalismo acima da verdade, e da ficção ao invés da realidade..
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
GFS e os seus delírios:
6k1HZO3.gif

PzDEDSH.gif

vjiHJS1.gif


Não fico admirado de que quando for para ser, vai ser tudo de uma vez.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
O ECMWF passou se
wx3mdky.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
Outro delírio :p:
sCeJDAd.gif

AiH5OrL.gif

GxtTBoT.gif


Estas brutidades dispensam-se, mas oxalá que venha alguma mudança ao longo de março como os modelos têm vindo a mostrar.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Atenção que a situação está a mudar radicalmente. Vamos ter um Março chuvoso e com surpresas.
A começar no próximo fim-de-semana.
Bem, vamos ter um período chuvoso de alguns dias, o resto do mês ainda é algo incerto embora os modelos prevejam chuva
O ECMWF passou se
wx3mdky.png
Agora é que olhei com mais atenção para a data, isto não é para este tópico, é algo bem realista a curto prazo
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Já viram a saída mais recente do GFS? (02/03/2022 18Z). Que dilúvio no norte do país, quase a atingir os 500 mm no Gerês!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,436
Local
Arronches / Lisboa
Isto até é assustador, não queremos ir de seca severa para cheias severas em 2 semanas:

UyjUmpm.png
Duvido que se venha a concretizar, mas não me admirava nada, tal como eu disse num dos posts deste tópico que quando viesse era a sério. Já nunca existe um meio termo.
É sempre uma incógnita saber ao certo quando a seca vai acabar, mas quando aparece um padrão que favoreça o fim da mesma já nunca é distribuído pelos meses, mas sim uma situação mais concentrada. Veja-se o que aconteceu em Março de 2018 e até mesmo em dezembro de 2019 durante 1 semana apenas.