Seca em Portugal

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa

Governo suspende uso dos recursos hídricos de 15 albufeiras a partir de outubro​

O Governo determinou, a partir de 1 de outubro, uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, "até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".

Numa resolução do Conselho de Ministros, o executivo criou "uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroelétricos" identificados no diploma.

Além disso, determinou "a suspensão temporária do uso dos recursos hídricos das albufeiras identificadas" da resolução "a partir de 01 de outubro de 2022, até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".

Em causa estão as albufeiras de Alto Lindoso, Alto Rabagão, Alqueva, Castelo do Bode, Caniçada, Cabril, Paradela, Lagoa Comprida, Salamonde, Santa Luzia, Vilar-Tabuaço, Vilarinho das Furnas, Vendas Novas, Baixo Sabor (montante) e Gouvães.

JN

Vamos lá ver se é verdade. Em fevereiro também diziam que tinham suspendido a produção de eletricidade no Lindoso, Cabril, entre outras e acho que em algumas isso nunca chegou a acontecer.
No entanto, não deixa de ser uma boa medida e quem em algumas barragens já devia ter sido implementada há mais tempo.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)

Governo suspende uso dos recursos hídricos de 15 albufeiras a partir de outubro​

O Governo determinou, a partir de 1 de outubro, uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, "até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".

Numa resolução do Conselho de Ministros, o executivo criou "uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroelétricos" identificados no diploma.

Além disso, determinou "a suspensão temporária do uso dos recursos hídricos das albufeiras identificadas" da resolução "a partir de 01 de outubro de 2022, até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".

Em causa estão as albufeiras de Alto Lindoso, Alto Rabagão, Alqueva, Castelo do Bode, Caniçada, Cabril, Paradela, Lagoa Comprida, Salamonde, Santa Luzia, Vilar-Tabuaço, Vilarinho das Furnas, Vendas Novas, Baixo Sabor (montante) e Gouvães.

JN

Vamos lá ver se é verdade. Em fevereiro também diziam que tinham suspendido a produção de eletricidade no Lindoso, Cabril, entre outras e acho que em algumas isso nunca chegou a acontecer.
No entanto, não deixa de ser uma boa medida e quem em algumas barragens já devia ter sido implementada há mais tempo.
O governo só suspende por uma só razão, falta de gás no Inverno nada mais e as barragens ficam de recurso caso falhe o gás para produzir electricidade e não por causa da seca embora esteja relacionado, mas o problema é outro.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Governo suspende uso dos recursos hídricos de 15 albufeiras a partir de outubro​

O Governo determinou, a partir de 1 de outubro, uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, "até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".

Numa resolução do Conselho de Ministros, o executivo criou "uma reserva estratégica de água nas albufeiras associadas aos aproveitamentos hidroelétricos" identificados no diploma.

Além disso, determinou "a suspensão temporária do uso dos recursos hídricos das albufeiras identificadas" da resolução "a partir de 01 de outubro de 2022, até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas".

Em causa estão as albufeiras de Alto Lindoso, Alto Rabagão, Alqueva, Castelo do Bode, Caniçada, Cabril, Paradela, Lagoa Comprida, Salamonde, Santa Luzia, Vilar-Tabuaço, Vilarinho das Furnas, Vendas Novas, Baixo Sabor (montante) e Gouvães.

JN

Vamos lá ver se é verdade. Em fevereiro também diziam que tinham suspendido a produção de eletricidade no Lindoso, Cabril, entre outras e acho que em algumas isso nunca chegou a acontecer.
No entanto, não deixa de ser uma boa medida e quem em algumas barragens já devia ter sido implementada há mais tempo.

Quaisquer usos? Inclusive para fins agrícolas de pequenas explorações? Quem meter a mangueira da bomba na albufeira é multado?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao

Piscinas Municipais de Faro reabrem no dia 3​



A seca acabou finalmente... :uau:
Eu quero acreditar que isso tenha sido uma manobra mais para dar o exemplo...
Poupou-se aí uns 0.0001% .
Certo é que as barragens desceram/ estão a descer de acordo com anos transatos. Pontualmente até desceram mais pois foi um ano de retoma do turismo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Eu quero acreditar que isso tenha sido uma manobra mais para dar o exemplo...
Poupou-se aí uns 0.0001% .
Certo é que as barragens desceram/ estão a descer de acordo com anos transatos. Pontualmente até desceram mais pois foi um ano de retoma do turismo.
Que medidas fizeram para que o próximo Verão não exista falta de água no Algarve, até agora, só são medidas para inglês ver e nada mais. Caso não chova, o próximo Verão será dramático no Algarve, portanto agora é altura de arranjarem soluções definitivas e não andar ao sabor das ondas, agora o tuga deixa sempre tudo para a última moda e neste caso, fala-se muito mas age-se muito pouco. Se faltar água para o turismo no próximo Verão pode ser péssimo para a região, mas esperemos que chova e que sobretudo consiga minimizar esse problema.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A vegetação em trás dos montes está toda seca/morta da falta de água.
Nunca tinha visto árvores morrerem de sede apenas com folhas amareladas nunca castanhas e secas mesmo.

1664742332182.png
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A vegetação em trás dos montes está toda seca/morta da falta de água.
Nunca tinha visto árvores morrerem de sede apenas com folhas amareladas nunca castanhas e secas mesmo.

Ver anexo 2396
Também reparei quando fui a Miranda há duas semanas. Muitos sobreiros e outras espécies com as folhas completamente amarelas ou então já sem folhas. Surreal... muitos devem estar completamente mortos :( Resta esperar que, pelo menos, alguns consigam arranjar forças para produzir folha na primavera... mas não estavam com muito ar disso...

No regresso, por acaso, passei por Maçores, onde nunca tinha estado. Lembrei-me logo de ti quando vi a placa :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa

Piscinas Municipais de Faro reabrem no dia 3​



A seca acabou finalmente... :uau:
Ontem ouvi essa notícia na rádio e até disse para quem estava ao pé de mim que a seca já tinha terminado e nós nem sabíamos, até porque nesse momento estávamos a falar sobre o assunto devido ao facto de continuar tudo sequíssimo.
Uma vez que continua tudo na mesma, a única justificação que deverá ter levado a esta decisão é o facto de os parques aquáticos encerrarem.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Desde 1960 que o Nordeste não vivia um ano tão seco.​

Hoje às 07:43.

Chuvas de setembro levam ano hidrológico 2021/2022 a fechar como o terceiro mais seco. Previsões de um outono quente preocupam.

A precipitação ocorrida no passado mês - nos primeiros 14 dias, era o quarto setembro mais chuvoso deste século - fez com que o ano hidrológico 2021/2022, que agora terminou, fosse o terceiro mais seco desde que há registos (1931), ultrapassado por 2004/05 e 1994/95, anos das maiores secas de que há memória no país.

image.jpg


Foto: NUNO VEIGA/LUSA

Com particularidades territoriais, tendo este ano hidrológico sido o mais seco na região Nordeste do território desde 1960. Enquanto em várias estações meteorológicas no Alentejo e Algarve tem chovido sempre abaixo do normal.

Em termos nacionais, nos últimos seis anos a precipitação foi igual ou inferior à média.

A análise é feita ao JN pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), numa altura em que a Península Ibérica entra num novo ano hidrológico - decorre de 1 de outubro a 30 de setembro - em grave défice de recursos hídricos e com previsões de um início de outono seco e quente. Antecipando os peritos que a guerra pela água irá intensificar-se, sabendo-se agora que Espanha não cumpriu com os caudais do Tejo e Douro acordados na Convenção de Albufeira.


(notícia paga)
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,821
Local
Faro
@joralentejano
Posso saber qual a piada, ou apresentar dados concretos com base na precipitação acumulada vs normais climatologicas agora é motivo de chacota?
Se os teus dados são mais fidedignos e favor apresenta los, o fórum agradece!
Sei que a malta esforça se imenso para que pareca que estamos constantemente em seca severa e extrema mas tenham lá calma, pois a realidade não é bem essa!
EstacoesSetembro OutubroTotaisDiferenca
Viana do Castelo (Chafe)97,5097,5-162,30
Braga131,20131,2-114,60
Porto (Pedras Rubras)86,7086,7
Braganca20,3020,3-109,50
Vila Real57,2057,2-108,70
Aveiro68,2068,2-98,20
Leiria39,4039,4
Coimbra33,7033,7-120,60
Viseu131,30131,3-58,90
Guarda179,60179,628,90
Castelo Branco73,8073,8-68,20
Santarem22,5022,5
Lisboa Geofisico79,3079,3-29,00
Portalegre77,6077,6-62,00
Setubal54,5054,5-51,40
Evora57,7057,7-41,90
Beja93,6093,65,60
Faro7,807,8-68,00
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
@joralentejano
Posso saber qual a piada, ou apresentar dados concretos com base na precipitação acumulada vs normais climatologicas agora é motivo de chacota?
Se os teus dados são mais fidedignos e favor apresenta los, o fórum agradece!
Sei que a malta esforça se imenso para que pareca que estamos constantemente em seca severa e extrema mas tenham lá calma, pois a realidade não é bem essa!
EstacoesSetembroOutubroTotaisDiferenca
Viana do Castelo (Chafe)97,5097,5-162,30
Braga131,20131,2-114,60
Porto (Pedras Rubras)86,7086,7
Braganca20,3020,3-109,50
Vila Real57,2057,2-108,70
Aveiro68,2068,2-98,20
Leiria39,4039,4
Coimbra33,7033,7-120,60
Viseu131,30131,3-58,90
Guarda179,60179,628,90
Castelo Branco73,8073,8-68,20
Santarem22,5022,5
Lisboa Geofisico79,3079,3-29,00
Portalegre77,6077,6-62,00
Setubal54,5054,5-51,40
Evora57,7057,7-41,90
Beja93,6093,65,60
Faro7,807,8-68,00
O motivo da minha reação deveu-se ao facto de teres dito que outubro podia terminar a 0's porque choveu o total normal de setembro e outubro juntos nessas estações, o que não faz o mínimo de sentido. Esta semana de temperaturas acima dos 30ºC anula completamente os efeitos das chuvas de setembro.
Pensas que a situação de seca foi amenizada de forma significativa devido a isso mesmo, mas enganas-te. Mais uma vez, volto a referir a opinião que tenho e mantenho sempre: são necessárias chuvas continuadas para que haja melhorias significativas em relação à situação de seca e não são chuvas torrenciais que atingem a média mensal rapidamente que vão fazer alguma diferença.
Não é preciso apresentar dados concretos para demonstrar que estamos em seca severa e extrema há meses, basta viver a realidade de uma zona onde isso é bastante evidente e o quão complicado tem sido viver com isso, principalmente quando se depende da agricultura. Falar com base em números e mapas é sempre fácil, o problema está na prática. Provavelmente o índice de seca meteorológica vai diminuir no boletim de setembro do IPMA, mas isso para mim não significa nada.
Se outubro ficar a zeros será gravíssimo e a seca vai-se agravar significativamente.
 
Última edição: