Seca em Portugal

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Não faz o mínimo sentido o quê?
Teres dito que outubro podia terminar a zeros só porque as estações de Guarda e Beja atingiram o normal dos meses de setembro e outubro juntos. Chuva esta que caiu em 3/4 dias, enquanto que agora temos mais de 30ºC durante 1 semana e chuva nem vê-la.
O que caiu em setembro não compensa aquilo que poderá não cair em outubro, muito menos num ano em que o défice de precipitação é enorme.
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Teres dito que outubro podia terminar a zeros só porque as estações de Guarda e Beja atingiram o normal dos meses de setembro e outubro juntos. Chuva esta que caiu em 3/4 dias, enquanto que agora temos mais de 30ºC durante 1 semana e chuva nem vê-la.
O que caiu em setembro não compensa aquilo que poderá não cair em outubro, muito menos num ano em que o défice de precipitação é enorme.
Não. O que eu disse é que Beja e Guarda podia ter terminar o mês de Outubro a zeros que a normal climatologica de Setembro e Outubro juntos estão feitos.
Não falei que a seca terminara, ou que as barragens já não precisam água, ou algo género.
Constatei um facto estatístico, apenas isso.
Todos sabemos que chuvas na 1a metade de Setembro nas quantidades mencionada não será o mesmo, ou produzirá o mesmos efeitos que no final de Outubro.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
A vegetação em trás dos montes está toda seca/morta da falta de água.
Nunca tinha visto árvores morrerem de sede apenas com folhas amareladas nunca castanhas e secas mesmo.

Ver anexo 2396
No Algarve onde não choveu está parecido! Há zonas onde parece que ardeu! Os zambujeiros (oliveira brava) então estão a deixar cair as folhas e são árvores que estão sempre verdes. A diferença se calhar é que são árvores muito resilientes e recuperam rápido.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Ainda não percebi essa da lavagem de ruas e dos caixotes do lixo... A minha rua e os respectivos caixotes devem ser lavados todos os dias:D
Deve ser uma medida que poupa milhares/milhões de m3 que eu não estou bem a ver :lmao:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Uma ideia de como as coisas estão aqui no Barlavento, zona do Sitio das Fontes.

Gráfico_AnoHidrológico21_22.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)

Seca em Portugal: “Temos uma nova invasão que é o abacate regado”​



A política da água no Algarve é fechar as piscinas municipais 2 meses, não regar os espaços verdes, não lavar os contentores do lixo e ruas, mas depois aprovam hectares e hectares para plantação de abacates que não gastam água nenhuma e depois é o turismo que gasta. :lol:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Seca em Portugal: “Temos uma nova invasão que é o abacate regado”​



A política da água no Algarve é fechar as piscinas municipais 2 meses, não regar os espaços verdes, não lavar os contentores do lixo e ruas, mas depois aprovam hectares e hectares para plantação de abacates que não gastam água nenhuma e depois é o turismo que gasta. :lol:
Estive a ler um pouco sobre os abacates, não é fruta que aprecie, e vi uma série de mitos.

Do agroportal, informação completa aqui.

"E tanto assim é, que foi uma agência do próprio Ministério da Agricultura que veio já em 2019 a produzir um documento[6], onde claramente se refere que “têm surgido notícias não fundamentadas, referindo que o abacateiro é muito exigente em água, cujo consumo supera em muito o de outras culturas regadas nomeadamente citrinos, amendoeiras, figueiras, oliveiras, alfarrobeiras e outras[7].”

Este estudo, depois de analisar largamente uma série de factores, aponta para gastos médios de 5.600 a 6.600 m3 por hectare/ano. E o leitor julga que mesmo assim é muito? Eu diria imediatamente que sim! Porém, vejamos a comparação com as outras culturas no Algarve: Amendoeiras (7.500 – 7.900 m3), Citrinos (6.400 – 7.600 m3), Diospireiros (6.800 – 7.200 m3), Figueiras (5.500 – 5.800 m3), Nogueiras (8.600 – 9.000 m3), Romãzeiras (6.300 – 6.500 m3), vinho de mesa (5.600 m3), sempre por hectare e por ano![8] E agora pergunta-se: alguém se manifestou contra alguma destas culturas?
"

Segundo o Polígrafo, um campo de golfe consume 10.000m3/ha por ano, ou seja quase o dobro.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Outra vez arroz..
Sempre a mesma cassete. Querem lá ver que agora todas as culturas, plantações e afins é com água da barragem. Digam me de todas as plantações que se faz do que quer que seja são regadas com água de barragens?
Outra questão nesse artigo ou eu sou muito distraído mas nunca vi ninguém regar alfarrobeiras, amendoeiras, romaneiras e afins...
No que toca a abacates e pá o consumo de água é tanto que as barragens consomem basicamente o mesmo todos os Verões...
Qud influencia tem esses benditos abacates... Já sei contribui em 0,00000001% do consumo de água.
Acho que o melhor é fazer em vez de plantações de abacates mais uns campos de golfe e até pode ser em cima de dunas como fizeram em Lagos.
Afinal o dinheiro comanda a vida, não é, os audis, BMW e afins que vejo todos os dias certamente não vêm dos salários que se pagam em Portugal..
É fico me por aqui..
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Outra vez arroz..
Sempre a mesma cassete. Querem lá ver que agora todas as culturas, plantações e afins é com água da barragem. Digam me de todas as plantações que se faz do que quer que seja são regadas com água de barragens?
Outra questão nesse artigo ou eu sou muito distraído mas nunca vi ninguém regar alfarrobeiras, amendoeiras, romaneiras e afins...
No que toca a abacates e pá o consumo de água é tanto que as barragens consomem basicamente o mesmo todos os Verões...
Qud influencia tem esses benditos abacates... Já sei contribui em 0,00000001% do consumo de água.
Acho que o melhor é fazer em vez de plantações de abacates mais uns campos de golfe e até pode ser em cima de dunas como fizeram em Lagos.
Afinal o dinheiro comanda a vida, não é, os audis, BMW e afins que vejo todos os dias certamente não vêm dos salários que se pagam em Portugal..
É fico me por aqui..
As grandes plantações vão concorrer com o abastecimento público quando as barragens quebrarem. Aí as medidas vão ser reabilitar os furos camarários e fazer novos e de certeza que não vão ter os débitos de outrora. O aquífero Querença-Silves é disso exemplo pois é onde se extraí o maior volume de água para regadio e será o primeiro a ser chamado a intervir.
Mas em relação às barragens tens muitas plantações do Sotavento alimentadas a partir de Odeleite e Beliche que de certo gastam uma fatia importante no entanto a maioria das plantações que se situam no Algarve central e Barlavento fazem uso da denominada "água privada" . Essa quando acabar acabou e depois desenrasquem-se ! Só é pior se levarem por arrasto um pequeno agricultor que por azar mora ao lado.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Uma ideia de como as coisas estão aqui no Barlavento, zona do Sitio das Fontes.

Ver anexo 2400
Impressionante... estamos já a falar duma média típica do Levante peninsular no que toca à precipitação! Já era hora de o Algarve ter algumas centrais de dessalinização, e esta é uma das provas disso!!! :surprise:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Outra vez arroz..
Sempre a mesma cassete. Querem lá ver que agora todas as culturas, plantações e afins é com água da barragem. Digam me de todas as plantações que se faz do que quer que seja são regadas com água de barragens?
Outra questão nesse artigo ou eu sou muito distraído mas nunca vi ninguém regar alfarrobeiras, amendoeiras, romaneiras e afins...
No que toca a abacates e pá o consumo de água é tanto que as barragens consomem basicamente o mesmo todos os Verões...
Qud influencia tem esses benditos abacates... Já sei contribui em 0,00000001% do consumo de água.
Acho que o melhor é fazer em vez de plantações de abacates mais uns campos de golfe e até pode ser em cima de dunas como fizeram em Lagos.
Afinal o dinheiro comanda a vida, não é, os audis, BMW e afins que vejo todos os dias certamente não vêm dos salários que se pagam em Portugal..
É fico me por aqui..

Grande parte dessas culturas agrícolas não é abastecida, de facto, pelas barragens. Ou as que eram já deixaram de ser. São neste momento, na sua maioria, alimentadas por inúmeras captações. Aliás, tal como vários campos de golfe. O problema é que, tanto as barragens com os aquíferos, estão em baixo. Nos aquíferos, a pouca água que há, tem já níveis elevados de condutividade, indicado já uma grande intrusão salina.
O Querença-Silves está com níveis muito baixos já há alguns anos... sinal disso é que já há vários anos (pelos menos 5 ou 6), que no Sítio das Fontes, as nascentes estão secas. E este local é um excelente indicador da quantidade de água presente no aquífero.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Grande parte dessas culturas agrícolas não é abastecida, de facto, pelas barragens. Ou as que eram já deixaram de ser. São neste momento, na sua maioria, alimentadas por inúmeras captações. Aliás, tal como vários campos de golfe. O problema é que, tanto as barragens com os aquíferos, estão em baixo. Nos aquíferos, a pouca água que há, tem já níveis elevados de condutividade, indicado já uma grande intrusão salina.
O Querença-Silves está com níveis muito baixos já há alguns anos... sinal disso é que já há vários anos (pelos menos 5 ou 6), que no Sítio das Fontes, as nascentes estão secas. E este local é um excelente indicador da quantidade de água presente no aquífero.
Mas é aí mesmo que eu queria chegar e a mim me surpreende e que os furos ainda tenham água pois lembro me de nos anos 90 termos e falo do sector particular tido vários problemas com a falta de água dos furos.
Em termos de abastecimento das barragens com destino a rega não me parece que pelo menos aqui no Algarve as coisas se tenham alterado muito nos últimos 20 anos, ou seja que a exploração das barragens para fins agrícolas tivesse aumentado.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Mas é aí mesmo que eu queria chegar e a mim me surpreende e que os furos ainda tenham água pois lembro me de nos anos 90 termos e falo do sector particular tido vários problemas com a falta de água dos furos.
Em termos de abastecimento das barragens com destino a rega não me parece que pelo menos aqui no Algarve as coisas se tenham alterado muito nos últimos 20 anos, ou seja que a exploração das barragens para fins agrícolas tivesse aumentado.
A minha explicação é simples! As entidades estão a abafar o caso! Ninguém quer expor a verdade nua e crua até porque há grande procura pelo Algarve no momento com muitos projectos em cima da mesa.
Quer dizer em 2005 com 2 anos secos e com a agricultura nas ruas da amargura havia grande perigo de intrusão salina e falava-se disso nos jornais. Atualmente não existe problema ou simplesmente não se fala no assunto.
Estamos à beira do desastre e este ano o dirá!