Seca em Portugal

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Na parte que me toca e olhando para o gráfico dos Anos Hidrológicos, da precipitação registada na estação do Sítio das Fontes, pode-se perceber claramente que o problema não é só deste ano... há vários anos consecutivos que a precipitação está bem abaixo da Normal e principalmente desde 2018. E a acrescer a isto, deveremos considerar também o decréscimo significativo dos aquíferos aqui da zona. O consumo cada vez maior das culturas intensivas aqui no Algarve (grande destaque para os abacates, mas não só), tem contribuído muito para essa diminuição. Por alguma razão já não corre água nas nascentes do Sítio das Fontes (a qual é proveniente do aquífero Querença-Silves), já há pelo menos 4 ou 5 anos. Está sequinho...

Portanto, parece-me que é uma questão que tem sido gerida pelos responsáveis (aqui incluo todos.. Governos, Ministros, outras entidades, etc...), da forma "Humm... deixa lá que há-de chover bem e isto passa...". Fala-se em soluções.. pensa-se.. faz-se estudos, criam-se comissões... mas depois chega-se sempre a esta situação e não está nada feito.

AnualMeteofontes.jpg
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Na generalidade, em algumas zonas, a situação está pior do que em 2005 e noutras, está idêntica.
HYknCtw.png
2z4cXq2.png


Concordes ou discordes, a situação é bastante preocupante. As barragens monitorizadas pelo snirh não são tudo.
No caso do Lima, Cávado e algumas hídricas do Douro, estamos a falar de barragens hidroelétricas. Ainda que tivesse sido um ano extremamente chuvoso, ao preço a que se encontra a energia elétrica, o mais provável seria estarem na mesma situação.
Basta pensar que a proibição de turbinação da barragem de Alto Lindoso não avançou. Toda a água ("pouca") que entrou foi turbinada apesar da "proibição".

No Mira e Barlavento, aí sim, a situação é preocupante. Como indicou o @ecobcg , já são muitos os anos de baixa pluviosidade no sudoeste português.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
No caso do Mira não me parece que a situação seja preocupante porque as perdas mesmo no Verão não ultrapassa os 2% ao mês geralmente.
No caso do Barlavento a barragem da Bravura mesmo sem possibilidade de uso agrícola está a perder acima de 1% ao mês numa barragem que já tem pouca água.
As barragens do Arade, tem a barragem do Arade que quando esvazia recebe água do Funcho que está acima dos 60% estas de uso agrícola e depois temos Odelouca que está com perdas acima dos 2% ao mês mas ainda está acima dos 40% de capacidade.
No Alentejo como já referi sado e Guadiana tinham no final de Maio situação cerca de 20% a mais do que em Maio de 2005.
No Norte apesar apesar do aspecto desolador do mapa, trata se de uma falácia, pois as barragens maiores são de uso quase exclusivo para produção de electricidade.
As outras estão bem compostas, ou seja, as de uso agrícola e para consumo humano.
Algumas excepções podem ser encontrados em trás os montes.

Resumindo me parece claro que a situação está bem melhor do que 2005, ate porque actualmente algumas barragens do Sado pelo menos recebem reforço do Alqueva, e que apenas em Setembro poderemos estar ao nível de Maio de 2005!


Maio05Maio22
Guadiana
Enxoe61.199.5
Alqueva70.474.2
Caia54.953.7
Lucefit31.872.2
Odeleite39.954.5
Beliche32.946.7
Abrilongo51.1
Monte Novo57.946.9
Vigia37.450

Maio05Maio22
Bacia do Sado
Monte Gato62.4071.50
Monte Migueis56.0064.50
Campilhas22.304.30
Alvito86.1095.50
Vale do Gaio16.7056.30
Fonte Serne38.5038.10
Pego do Altar40.1056.60
Monte da Rocha41.2013.40
Odivelas47.5054.40
Roxo20.2046.40
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Na generalidade, em algumas zonas, a situação está pior do que em 2005 e noutras, está idêntica.
HYknCtw.png
2z4cXq2.png


Concordes ou discordes, a situação é bastante preocupante. As barragens monitorizadas pelo snirh não são tudo.
No Algarve, só da Bravura tem comparação e está nas lonas, o resto não tem comparação porque em 2005 não existia Odelouca. Não fosse Odelouca e as barragens a sotavento estariam nos 30%.
No Alentejo, não tem comparação porque em 2005 não tinham ligação ao Alqueva.

Portanto, não se pode dizer que está melhor quando existem outras equações em jogo que não existiam em 2005.

A seca é grave e basta ver as quebras de produção agrícola para ter essa noção.

Antigamente, nas décadas de 80 e 90 existiam secas mas depois vinham anos com 700 a 1000 mm no Algarve, agora é anos seguidos com deficit de 200 mm ou mais mm em relação à média e desde 2009/10, que nao existe um ano com excedente superior a 200 mm, porque até para chegar à média já é um milagre.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
No Algarve, só da Bravura tem comparação e está nas lonas, o resto não tem comparação porque em 2005 não existia Odelouca. Não fosse Odelouca e as barragens a sotavento estariam nos 30%.
No Alentejo, não tem comparação porque em 2005 não tinham ligação ao Alqueva.

Portanto, não se pode dizer que está melhor quando existem outras equações em jogo que não existiam em 2005.

A seca é grave e basta ver as quebras de produção agrícola para ter essa noção.

Antigamente, nas décadas de 80 e 90 existiam secas mas depois vinham anos com 700 a 1000 mm no Algarve, agora é anos seguidos com deficit de 200 mm ou mais mm em relação à média e desde 2009/10, que nao existe um ano com excedente superior a 200 mm, porque até para chegar à média já é um milagre.
Mais uma razão para não haver comparação com 2005. Já passaram 13 anos desde aí e se a situação das barragens não está muito melhor é porque ao longo destes anos todos pouco se aprendeu com as secas.
A situação é muito grave e não digo isto só porque me apetece. O facto de viver no meio rural e a minha família ser ligada à agricultura faz com que tenha noção da dimensão da seca que estamos a atravessar e que não é brincadeira nenhuma, pois ainda agora começou o verão e o estado das coisas mais parece que estamos no final do mesmo. Ribeiras secas, campos resumidos a pó e pequenas barragens para fins agrícolas na reserva...
Digo e repito, a seca não se resume só às barragens. No entanto, a meu ver, a situação mesmo a esse nível é preocupante porque não sabemos como irá ser depois do verão. Vai ser necessário chover muito para que as barragens retomem a níveis mais confortáveis.
No caso do Lima, Cávado e algumas hídricas do Douro, estamos a falar de barragens hidroelétricas. Ainda que tivesse sido um ano extremamente chuvoso, ao preço a que se encontra a energia elétrica, o mais provável seria estarem na mesma situação.
Basta pensar que a proibição de turbinação da barragem de Alto Lindoso não avançou. Toda a água ("pouca") que entrou foi turbinada apesar da "proibição".

No Mira e Barlavento, aí sim, a situação é preocupante. Como indicou o @ecobcg , já são muitos os anos de baixa pluviosidade no sudoeste português.
Continua a ser preocupante ter uma barragem a 15 ou 20%, seja qual for o fim da mesma. Mais uma vez, é sinal de que até os rios do norte estão com caudais baixos e isso tem impacto em tudo.
Se as barragens forem necessárias para uma situação de emergência, estão na lástima.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Na generalidade, em algumas zonas, a situação está pior do que em 2005 e noutras, está idêntica.
HYknCtw.png
2z4cXq2.png


Concordes ou discordes, a situação é bastante preocupante. As barragens monitorizadas pelo snirh não são tudo.
E não se está a falar muito dos aquíferos...no caso do Algarve só vi uma referência à algum tempo que estariam no percentil 20%.

A semana passada estive nas fontes de Alte e está em níveis de 2005 que é um fio de água mínimo. Agora não sei se em relação a Agosto/Setembro ou Junho...
A fonte de Paderne está seca! O ano passado ainda correu e secou logo em Maio ou Junho.
Não sei como estão as fontes de Estômbar?...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
A seca de 2004-06 só acabou a sério em março de 2006, embora tenha havido uma enorme atenuação no outono de 2005
O ano hidrológico de 2005/2006 foi normal! Choveu praticamente sempre com frentes a chegarem ao sul. Ainda ninguém percebeu que a frente polar deixou de chegar ao sul. Isso por si só já é motivo para estado de emergência! As cut-off's aparecem quando lhes apetecem e nem sempre rendem!
Andamos constantemente a discutir pó, desculpem a expressão :D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
E não se está a falar muito dos aquíferos...no caso do Algarve só vi uma referência à algum tempo que estariam no percentil 20%.

A semana passada estive nas fontes de Alte e está em níveis de 2005 que é um fio de água mínimo. Agora não sei se em relação a Agosto/Setembro ou Junho...
A fonte de Paderne está seca! O ano passado ainda correu e secou logo em Maio ou Junho.
Não sei como estão as fontes de Estômbar?...

No Querença-Silves, a maior parte está já bem abaixo do Percentil 20

stat_massadeagua.jpg
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
O ano hidrológico de 2005/2006 foi normal! Choveu praticamente sempre com frentes a chegarem ao sul. Ainda ninguém percebeu que a frente polar deixou de chegar ao sul. Isso por si só já é motivo para estado de emergência! As cut-off's aparecem quando lhes apetecem e nem sempre rendem!
Andamos constantemente a discutir pó, desculpem a expressão :D
2005/06 foi normal a Sul, mas foi seco no Norte e no Centro
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Não sei há quantos anos essa barragem não está assim.
Se 90% das barragens está em níveis acima dos 40% não sei qual o stress.
Epa se a Primavera ainda tivesse sido seca, mas não, muito pelo contrário. Aí sim entendia este alarido que por acaso todos os anos por esta altura é sempre a mesma.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Não sei há quantos anos essa barragem não está assim.
Se 90% das barragens está em níveis acima dos 40% não sei qual o stress.
Epa se a Primavera ainda tivesse sido seca, mas não, muito pelo contrário. Aí sim entendia este alarido que por acaso todos os anos por esta altura é sempre a mesma.
A primavera não foi seca? Abril e Maio são o quê? Meses de verão?
Se não gostas do "alarido" que se faz aqui, a solução é simples: não entrar no tópico sobre a seca em Portugal.
Já se percebeu que tens de ter razão e que a situação não é preocupante. Acho que a gravidade da seca é bastante evidente e penso que estas reportagens sobre a mesma demonstram bem isso, mas cada um tira a suas conclusões.
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Primavera climática = Março a Maio
Évora choveu o triplo em Março, Abril normal e Maio muito seco
Portalegre choveu o dobro em Março, Abril normal e Maio muito seco.

Normal dos 3 meses em Évora.
Março 41.9 mm
Abril 58.1 mm
Maio. 49.9 mm

Total 149.9 mm

Choveu
Março 132.4 mm
Abril 58.6 mm
Maio 1.6 mm

TTotal 192.6 mm
 
  • Gosto
Reactions: StormRic